Frank: A Voz | Sinatra: O Chefão

Frank Sinatra | A young Frank Sinatra on the set of It Happened in Brooklyn in 1947.

No finalzinho do ano passado eu embarquei numa missão (que eu não imaginava que seria tão divertida): ler as mais de 1700 páginas da biografia do Frank Sinatra, escrita pelo jornalista, roteirista e romancista James Kaplan e dividida em dois livros Frank – A Voz e Sinatra – O Chefão

Existe um bom número de biografias do cantor já publicadas e, se você é fã provavelmente já esbarrou com alguma delas. O interessante desse trabalho monumental de Kaplan (ele levou 10 anos para concluir os dois livros) é que ele se aproveitou da grande quantidade de material já publicado sobre Sinatra ~ e sobre pessoas determinantes ao seu redor ~ para construir uma intrincada rede de informação, que só contribuiu para esmiuçar ainda mais a vida do maior cantor do século XX. 

Frank Sinatra | livro Frank - A Voz

Frank: A Voz, por James Kaplan – tradução de Pedro Maia Soares
752 páginas • título original: Frank: The Voice • Companhia das Letras

Nesse primeiro livro o autor narra os primeiros quarenta anos de vida de Sinatra, divididos em cinco atos dramáticos, mostrando a ascensão, a queda e o renascimento do cantor. Passa pelo nascimento e infância em Hoboben, Nova Jersey e por sua transformação em ídolo teen nos anos 40, quando provocava histeria em multidões de adolescentes com sua voz e seus belos olhos azuis. 

Kaplan aborda o preconceito que existia na época contra os ítalo-americanos e mostra como o cantor precisou trabalhar duro para a sua arte. Ele aprendeu a usar o diafragma e estudava com profundidade cada letra antes de cantar, método que lhe acompanharia por toda a vida. Ultra perfeccionista, nenhum detalhe de uma gravação lhe escapava. 

Figura controversa, cheia de qualidades e MUITOS defeitos, Sinatra era chamado pelos amigos (pelas costas) de “Monstro”. Sua vida amorosa, de dar inveja ao próprio Don Juan, também é esmiuçada, com destaque para o seu primeiro casamento com Nancy Barbato (mãe de seus três filhos) e o seu grande amor, o furacão Ava Gardner. O livro termina com o que é considerado o seu primeiro renascimento: o Oscar de melhor ator coadjuvante por seu trabalho no filme A Um Passo da Eternidade,  em 1953. 

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

Frank Sinatra | livro Sinatra - O Chefão

Sinatra: O Chefão, por James Kaplan – tradução de Denise Bottmann
1216 páginas • título original: Sinatra: The Chairman • Companhia das Letras

Nesse segundo volume Sinatra está no auge do sucesso ~ na música, no cinema e nos negócios. O livro narra o encontro e o relacionamento do cantor com personalidades como John Kennedy, Elvis Presley e os Beatles, além, é claro, das suas relações amorosas com Marilyn Monroe (!), Mia Farrow e sua última esposa Barbara Marx. Sua ligação com grandes nomes do crime organizado e a vida boêmia que levavam nos casinos também são destaques.

Sua parceria (genial) com Antonio Carlos Jobim na década de 60 e o seu show no Maracanã em 1980 não poderiam ficar de fora. Kaplan encerra a “saga” com os últimos anos do cantor: o amadurecimento, a chegada da meia-idade e da velhice (com as suas respectivas crises), até os seus melancólicos dias finais.

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

Antes de começar a ler os dois livros eu estava apreensiva porque são dois livros ENORMES, sobre uma personalidade que eu admiro, mas não sou super fã. Já nos primeiros capítulos esse receio desapareceu devido a capacidade incrível do James Kaplan de narrar a história em forma de romance (usando técnicas de ficção, mas nunca ficcionando os fatos), tornando-a agradável e até viciante. A gente mal pode esperar para saber o que acontece em seguida.

Penetramos na mente e na alma de Sinatra, sofremos com ele e por causa dele (ô homenzinho complicado e cheio de paradoxos!). O autor também foi mestre em evocar a atmosfera de cada período e eu fiquei bem impressionada com a rede de informações que ele conseguiu reunir (de relatórios do FBI a depoimentos recolhidos de outras biografias, com espaço para novas entrevistas). Definitivamente uma introdução perfeita ao universo Sinatra.

Ficou interessado? Nessa entrevista para o Book View Now, o autor fala sobre alguns dos temas dos livros, vale a pena assistir:

∴ info ∴
A foto de abertura do post é da mptvimages, via Daily Mail.

This entry was posted in livros. Bookmark the permalink.

43 Comentários

  1. Carolina R disse:

    Eu dei esses livros para meu sogro
    Demais
    bjs

  2. Alba disse:

    Oi, tudo bem?
    Como está sendo o pós carnaval? Sempre adorei a história dele, já li um desses livros.. mas me aventuro mais pela internet. Sou fã.

    Beijos

  3. Wanessa disse:

    Não sabia desses livros não Camila!
    Parece ser bem legal, quem é fã vai curtir.
    bjoka

  4. Oi, Camila!

    Nossa… Gostaria muito de ler esses livros! Imagino que tenha saído com uma outra visão sobre ele…

    Abraços, Cris

  5. Danielle S. disse:

    Que interessante, Camila! Eu também ficaria apreensiva para ler dois livros desse tamanho, hehe. Mas pelo jeito o autor conseguiu escrever tudo de uma forma bem fluida, né?
    Tenho a impressão de que eu gostaria muito dessa leitura!

    Beijo!

  6. Boa noite, tudo bem?
    Passando aqui pra responder seu comentário.
    Muito interessante essa biografia, esse autor foi realmente esperto em aproveitar tudo que já foi publicado de Frank.
    Volte sempre!

  7. Jeans Rasgado disse:

    Achei bem interessante Camila, meu pai iria se interessar. Já imaginava que o Sinatra seria complicado e cheio de paradoxos rs.

  8. Oi
    Sou fã do Sinatra e gostei demais de saber desses livros. Vai para minha lista.
    Beijo grande!

  9. Gosto de biografias, é bom saber mais sobre as pessoas famosas e importantes para a cultura. Mas eu acho que ficaria bem assustada com o tamanho do livro.

    • Camila Faria disse:

      O tamanho dos livros é um pouco assustador mesmo Aline. Mas quando a gente inicia a leitura percebe que não vai ser um sofrimento, pelo contrário, é um prazer enorme. :)

  10. samanta disse:

    preciso começar ler bibliografias, amei a resenha <3
    amei o post

  11. Marta Moura disse:

    O My way será sempre uma das músicas da minha vida!

  12. Ahhh Mila! Agora eu quero ler!
    Que maldade!

    Mesmo sendo tão grande, ambas as obras, eu fiquei interessada. Como você, não sou grande fã do Sinatra, mas admiro demais o artista. Além disso, você foi bem convincente sobre a narrativa…eu adoro que o autor use de artifícios para nos prender na trama…a narração é a alma do negócio.

    Ótima dica!
    :**

  13. Claudia Hi disse:

    Gostei que o autor escreveu como um romance. Não curto muito a narrativa normalmente usada para as biografias. Conheço bem pouco do Sinatra, apenas algumas músicas (as mais conhecidas).

  14. A quantidade de páginas,já assusta!Embora goste muito dele,vale a pena.Nunca assisti filme com ele,mas suas musicas,sua voz são lindas!
    bjs,Camila!

  15. Não conhecia esses livros. Fiquei super curiosa para lê-lo, afinal, o cara é mestre!

    Beijo!

  16. Que interessante, Ca, não conhecia esses livros e adorei conferir os detalhes e a sua experiência de leitura no post. Um beijão

  17. Nequeren Reis disse:

    Resenha maravilhosa amei os livros. bom final de semana.

  18. Lulu disse:

    Adorei a dica de livros. Minha mãe adora Frank Sinatra.
    big beijos

  19. Liduh disse:

    Adoro livros biográficos, Camila. Depois do seu post fiquei querendo muito ler essas 1700 páginas também;) Ótima dica!
    Bjs!

  20. Simplesmente divinal, um cantor de mão cheia. Sinatra é mesmo das melhores vozes que tivemos o prazer de ouvir!

  21. Não sou uma grande fã de Sinastra também, mas confesso que fiquei interessada na sua biografia.
    Beijos da Thamy <3

  22. Dai Castro disse:

    É uma leitura bem densa, a quantidade de páginas assusta um pouquinho, mas se o livro é narrado de maneira mais dinâmica, mesmo se tratando de uma biografia, a leitura flui bem, né?
    Não conheço muita coisa do Sinatra… Mas deve ser interessante conhecer de perto a vida desse artista!
    Beijo!
    Colorindo Nuvens

  23. Eu não conhecia ainda, mas fiquei cheia de vontade de passar a conhecer e mergulhar de cabeça na história!

  24. Ana Borges disse:

    Fiquei bem curiosa a respeito, confesso que não tinha conhecimento sobre o assunto, mas adoro essas abordagens que nos mostram que nem tudo são flores, como você disse, pontua altos e baixos, acho interessante até mesmo pra servir de aprendizado pessoal.

  25. Carol Daixum disse:

    Não conhecia os livros, Cams. Adorei os títulos! ♥ Nossa, 10 anos? Muita coisa! Mas ele esmiuçou bem, né? Até relatório do FBI… Ótimo trabalho!

    Beijos, Carol

  26. Oi, Camila!

    Dá um efeito bonitinho, né?! hehehe!

    Nossa! Se o autor demorou 10 anos para concluir, os dois livros devem ser bem detalhados!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

  27. que legal. eu amo biografias! não conheço muito do Sinatra, pq não escuto música, mas acho que a história deve ser bem legal, né? gostei! vou anotar.

    Beijinhos
    n.

  28. Julie Chagas disse:

    Que legal, Camila!
    Eu não tenho o hábito de leitura, especialmente porque não tenho muito tempo para isso, mas adorei a dica :)

  29. Line Bernardo disse:

    Oi Camila,
    Adorei a dica dos livros, confesso que não sou fã, mas admiro o trabalho dele. Fiquei muito interessada na leitura e já incluí na minha lista.
    Obrigada pela visitinha, volte sempre!
    Bjs❤

  30. Gente, parabéns por ler essas mais de 1700 páginas! Caralho! UHAUHAU Nossa, arrasou mesmo!
    Nossa, confesso que sabia só o básico do Sinatra mesmo, e caralho, quanta coisa foda! E essa relação com a Marilyn? Ta chic ein?
    Gente, achei MUITO foda deste autor ter feito como um romance e ainda ter conseguido todas essas informações. Está de parabéns mesmo!

  31. Gabriela Lira disse:

    A relação dele com a Ava foi bem complexa também.Sem dúvidas foi a grande voz do século XX <3 embora não seja a maior fã do Sinatra, eu amo ouvir as músicas dele.E que voz, hein? O cara cantava demais!

  32. Que legal, Cami! Eu te confesso que não conheço um pouco sequer da história dela, mas depois do seu post fiquei curiosa!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *