Gabbiano al mare

Gabbiano al mare

Uma combinação imperdível de gastronomia italiana com o visual maravilhoso do Rio de Janeiro. Só poderia descrever assim a minha experiência no restaurante Gabbiano al mare, que fica dentro do Hotel Sol Ipanema, em frente ao Posto 9. Mais carioca impossível, né?

Pra quem não sabe, o Gabbiano tem a sua filial na Barra da Tijuca e abriu as portas da sua nova casa em frente ao mar em outubro de 2013. A especialidade é, claro, culinária italiana, com pratos assinados pelo chef Romano Fontanive, cuja família é originalmente de Treviso na Itália. Romano passou mais de uma década trabalhando em restaurantes de várias partes da Europa, até retornar ao Brasil para se dedicar à criação de novos (e deliciosos) pratos, sempre com ingredientes orgânicos e da estação.

Gabbiano al mare Gabbiano al mare - luminária Gabbiano al mare Gabbiano al mare - cardápio

A vista é de tirar o fôlego gente! Todo mundo fica encantado. E tudo fica muito mais gostoso com um visual desses, né? Então é bom ficar esperto e reservar uma das mesas na janela. #ficaadica

O chef Romano Fontanive preparou um cardápio incrível para apresentar as especialidades da casa, então vamos conferir alguns dos clássicos do restaurante? \o/

Gabbiano al mare - Pizza Bianca al Parmiggiano Gabbiano al mare - azeite Antico Frantoio Muraglia Gabbiano al mare - azeite Antico Frantoio Muraglia

A clássica Pizza Bianca al Parmiggiano, ou Pizza Branca com Parmesão, fica uma delícia com o azeite mais do que especial, 100% italiano, Antico Frantoio Muraglia.  O sabor é frutado intenso e todo o processo, do cultivo das oliveiras ao engarrafamento, é feito na região de Andria. Sou apaixonada pelas garrafas coloridas e a boa notícia é que elas estão à venda no restaurante (R$150,00 a unidade).

Aliás, o Gabbiano recebeu em 2012 o certificado de qualidade Ospitalità Italiana, que é concedido por um órgão do governo italiano apenas à restaurantes que preenchem requisitos super rigorosos, tornando-os representantes legítimos da culinária italiana fora da Itália. Impressionante!

Gabbiano al mare - entrada Gabbiano al mare - primeiro prato Gabbiano al mare - segundo prato

A entrada foi definitivamente o meu prato preferido: Cesta de Grana Padano com Polenta, Trufas Negras e Ovo Poché, aromatizado com azeite de trufas brancas. Maravilhoso! Vontade de voltar só para pedir três dessas entradas e comer como prato principal. Sério.

O primeiro prato foi um Fettuccine alla Carbonara di Mare e eu já fiquei super animada porque AMO frutos do mar. Todas as massas da casa são frescas e feitas à base de azeite extra-virgem, o que é ótimo! Mas achei esse prato um pouco pesado, especialmente para quem vai partir para um segundo prato (que era o meu caso).

Um clássico absoluto para o segundo prato: Coração de Chateaubriand com molho de Fois Gras e redução de Vinho do Porto, com batatas calabresas assadas com alecrim. Ponto perfeito da carne, que não poderia estar mais macia. O molho de fois gras é saborosíssimo e super marcante.

Gabbiano al mare - sobremesa Gabbiano al mare - sobremesa Gabbiano al mare - vinho

Fechando os trabalhos com essa sobremesa super-delícia: Coulis de Doce de Leite, Morango e Sorvete de Canela. O sorvete de canela definitivamente rouba a cena e habita os meus sonhos desde então. Sensacional, uma ótima pedida para encerrar essa refeição divina!

Vale destacar também o vinho italiano maravilhoso que coroou nosso almoço: Montepulciano D’Abruzzo, super leve e saboroso.

Hotel Sol Ipanema - terraço Hotel Sol Ipanema - terraço Hotel Sol Ipanema - terraço

Uma dica imperdível para quando você visitar o Gabbiano al mare é, após a refeição, tomar um drink no terraço do Hotel Sol Ipanema, que tem essa vista de arrasar! Pra fechar o programa com chave de ouro!

Gostaria de agradecer o carinho e a atenção do chef Romano Fontanive e de toda a sua equipe nesse que foi um dos almoços mais deliciosos e divertidos dos últimos tempos!

∴ info ∴
Gabbiano website.
Gabbiano al mare: Av. Vieira Souto, 320 – Hotel Sol Ipanema, Rio de Janeiro
Reservas: (21) 2521-6464

This entry was posted in eventos, gourmet, lugares. Bookmark the permalink.

28 Comentários

  1. ai que delícia… eu definitivamente estou com lombrigas de ir para o Rio, Cá, vamos ver depois da copa se rola! adorei o lugar e vou salvar esse hotel na minha lista, bjs

  2. Lala Ismerim disse:

    Visita certa na próxima vez que for ao Rio! *-*
    Beijo

  3. Carol R. disse:

    Que restaurante lindo e com cara de comida boa..eu quero ir.
    bjs

  4. diadebrilho disse:

    Que restaurante lindo e o cardápio maravilhoso! Anotei a dica ;)

  5. margarida disse:

    OMG a vista!! e a comida, fiquei a salivar Camila!

  6. Sensacional esse almoço, com essa vista da cidade maravilhosa, então, ficou perfeito!!! Tenho que anotar todas essa dicas para quando for ao Rio conhecê-las. Beijos

  7. Gih disse:

    Ai que lindoooo o “lustre” de parede,
    Não sei se chama lustre mesmo
    achei super criativo
    Kisses

  8. Giuli Castro disse:

    Adorei a dica! ja passei varias vezes por esse hotel, mas nunca pensei em almoçar no restaurante. Ja vou anotar para a minha proxima visita ao Rio. :)
    Beijos

  9. Carol Daixum disse:

    Conheço de vista esse da Barra da Tijuca (acho que o nome do prédio comercial é O2, sempre confundo hahaha). Mas esse de Ipanema deve ser incrível. Quero conhecer!!!
    Como não amar comida italiana, né? <33
    Beijo,
    Carol
    http://www.pequenajornalista.com.br

  10. Juliana disse:

    Mas minha gente, imagina comer com uma vista desse (tanto de dentro, ambiente, como de fora, esse mar e essa vista do Rio de Janeiro magnífica!!). Que perfeição! Fotos lindas! Amei a indicação e com certeza vou querer conhecer quando voltar ao Rio :D

    Beijos!

  11. Diise França disse:

    Que vista é essa?
    Que coisa mais chique! Adorei as garrafinhas de azeite (é azeite mesmo?). O post ficou com fotos lindas!
    Beijos

  12. Que sonho de restaurante, amei.. além de ser chique tem a culinária que eu mais amo.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

  13. Anne disse:

    Que ambiente lindo, e essa sobremesa deve ser incrível!
    Beijo

  14. O ovo e o coulis! nham nham nham!
    Me diverti horrores tb, pena q não consegui tomar o drinkzinho contigo :(

  15. fabio r disse:

    ai q saudades dos drinks

  16. Dayane disse:

    Cara, que vista linda! Além das fotos serem bem tiradas, nota-se que o lugar tem esse ar fotografável. Mto agradável. Também me encantei com as garrafas fofas.

  17. Que lugar maravilhosooooooo *-*
    Ameiiii… Deu vontade de estar lá, hehehe
    Beijocas

  18. Que lugar incrível *-*
    Fiquei sonhando com o sorvete de canela!

    beijinhos,
    http://www.blogsonhosdemenina.com

  19. Que restaurante perfeito! Adorei a decoração… bem chique! A comida parece ser apetitosa. beijinhos

  20. Ingrid A. disse:

    genteee coisa mais fina!!! fiquei super feliz pelo teu jantar e nem preciso dizer q fiquei A Curiosa no sorvete de canela!! <3 hahhahaha

  21. Natalia disse:

    Morri de vontade com o post da Brigadeiros e agora morri tudo de novo com o seu. Ainda não conheço o restaurante, parece ótimo.

  22. Bah disse:

    Delícia de lugar, de comida e eu adorei o enfeite de prato na parede.

    K!

  23. babi disse:

    eu vou chegar aos 53 anos e ainda não aprenderei a ver post com foto de comida sem desejar tudo loucamente.

    (entrei na piscina no inhotim, camila!! nas duas, na do oiticica e naquela do post, que é obra dum argentino. minh’amiga só assistiu porque estava com tatuagem recém-feita (aproveitei por nós duas, porém, haha)).

  24. Vítor Firmino disse:

    Hehehe…tive o prazer de ficar com essa equipe maravilhosa na noite de réveillon de 2014. e Realmente pude constatar que o serviço é de primeiríssima qualidade!!!

    Valeu galera GABBIANO AL MARE!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *