Le Pain Quotidien – O Livro de Receitas

Le Pain Quotidien - O Livro de Receitas | resenha | blog Não Me Mande Flores Le Pain Quotidien - O Livro de Receitas | resenha | blog Não Me Mande Flores

A minha história com o Le Pain Quotidien é curiosa: na primeira vez que viajei para a Bruxelas, na Bélgica, estava fazendo aquele circuito clássico nos principais locais turísticos da cidade e passeava pela Place du Grand Sablon. Trata-se da praça principal do Sablon, bairro boêmio de Bruxelas, cheio de lojinhas e restaurantes bacanas (o local também é conhecido pelas feiras e lojas de antiguidade). 

Foi amor à primeira vista. Entrei no café para um lanchinho da tarde e saí apaixonada pelo lugar e pelo seu conceito de comida simples, completa e substanciosa, compartilhada com amigos e família na mesa da cozinha (eles possuem mesas comunitárias que recriam essa sensação). Anos depois quando voltei a Bruxelas, visitei uma outra filial (dessa vez na Avenue Louise) e comprei as xícaras que se tornaram as xícaras oficiais das minhas manhãs (vocês já devem ter visto em alguma foto minha no Instagram). Em Paris, eu também visitei a loja do Marais, mas, acredite se quiser, ainda não conheço nenhuma das quatro lojas aqui no Brasil, todas em São Paulo.

Le Pain Quotidien - Café da Manhã | Avenue Louise | blog Não Me Mande Flores

Saudade desse meu último café da manhã no Le Pain Quotidien!

É claro que eu fiquei SUPER empolgada quando soube que o Alain Coumont, fundador do Le Pain Quotidien, iria lançar um livro de receitas, revelando os segredos de alguns dos clássicos da casa. O carro-chefe é o pão artesanal, mas o livro também tem receitas das suas famosas tartines, sopas, saladas e sobremesas.

Com a palavra, o próprio Alain, falando sobre o livro:


Lembrando que, para seguir a proposta do Alain, é importante usar alimentos com certificação orgânica e provenientes de produtores locais, sempre que possível. Como dá para perceber no vídeo, apesar das receitas serem simples, alguns ingredientes não são tão fáceis de serem encontrados por aqui ~ nada que não possa ser substituído ou adaptado. Aliás, é essa mesmo a ideia: aproveitar o que os ingredientes regionais têm de melhor, não importa onde você esteja!

  • Le Pain Quotidien - O Livro de Receitas | blog Não Me Mande Flores

A primeira parte do livro é dedicada aos pães, mais especificamente ao pão sourdough, que é um pão feito de forma totalmente artesanal, sem a adição de conservantes ou melhoradores. Ele é feito com levain, um fermento natural (obtido através da mistura de farinha com água), que deixa os pães com um sabor bem característico, mais ácido e muito mais aromático. O processo é demorado, mas vale muito a pena (somos adeptos do levain aqui em casa). 

Além dos pães, muitas receitas de tartines (que podem ser feitas com um pão italiano bacanudo, não precisa fazer o pão em casa se você tem pouco tempo e/ou pouca disposição para  o processo longo do levain) e opções deliciosas para o café da manhã. Tem uma Frittata de Aspargo com Queijo de Cabra que será testada em breve por aqui. \o/

  • Le Pain Quotidien - O Livro de Receitas | blog Não Me Mande Flores

As delícias continuam: muitas sopas, saladinhas e outros pratos leves, com algumas variações interessantes (a Paella é feita com cevadinha, por exemplo). Muitas das receitas são vegetarianas, seguindo uma das sugestões da casa, que é introduzir mais alimentos sem carne na sua dieta (aplausos!). As sobremesas são todas maravilhosas, mal posso esperar para provar cada uma delas. Já fiz a Torta de Chocolate, que era a mais basicona e noooossa, um absurdo de gostosa (casquinha crocante por cima e consistência de mousse por dentro, demais!).

O Le Pain Quotidien tem mais de 200 padarias nos cinco continentes. Isso quer dizer que a probabilidade de você esbarrar com uma filial em alguma viagem é bem grande (yay!). Quem mora ou está de passagem por São Paulo tem cinco opções de local: Vila Madalena, Itaim, Vila Nova Conceição, Shopping Vila Olimpia e Shopping Cidade Jardim. Confira os endereços no site.  

Le Pain Quotidien – O Livro de Receitas, por Alain Coumont e Jean-Pierre Gabriel
tradução de Maria Elisa Bifano
título original: Le Pain Quotidien Cookbook • Marco Zero

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in gourmet, livros, lugares. Bookmark the permalink.

64 Comentários

  1. A Le Pain Quotidien tem em SP também <3
    A minha coisa favorita é o cookie gigantesco de chocolate, mas o croissant… Eita.

  2. Débora disse:

    O Le Pain Quotidien deve ser mesmo um restaurante maravilhoso! Ainda não conheço mas pretendo, um dia. Achei muito legal a proposta do livro de usar alimentos locais e sem muita carne. Gostei muito disso! Deve ser um livro de receitas encantador. ^^

  3. Natz Sodré disse:

    Ai que deliiiicia de livro, eu AMO livros de culinária e esse me chamou a atenção Cá, também nunca visitei aqui em SP mas vou seguir a dica viu, já ouvi falar e muito bem, mas nunca tive tempo de conferir com os meus próprios olhos (e boca, principalmente kkk) beijokas!

  4. Eu conheço o Le Pain e moro pertinho de uma das unidades em São Paulo. Lá é tudo muito gostoso e quem gosta de comer saudável {amo} também encontra opções. Isso é demais!! Um beijo e bom final de semana!!!

  5. Lala Ismerim disse:

    Da próxima vez que for em SP vou ter que conhecer uma das filiais.
    Morri de amores por esse livro. Além de lindo as receitas parecem deliciosas.
    Beijo

  6. Clara disse:

    Eu já comentei no seu insta! Mas tive que vir aqui dar uma lida no post do blog, eu estou doida para comprar um livro de receitas para o meu namorado, pois ele cozinha maravilhosamente bem e gosto de incentivar ele a cozinhar! Esse é uma das ótimas opções, quem sabe não dou em abril pra ele, esse e um que vi de receitas veggies! <3

  7. Que fome, mulher! Livros assim me conquistam não só pelas receitas, mas pelo design e fotos. <3 Parece lindo!

  8. Eu adoro livro de culinária, não porque faça muitas receitas que encontre por lá (ahahahh) mas pelas fotografias e o foodstyling…e esse deve ser lindo! Tenho que o procurar por cá.
    Beijinhos <3
    Bom fim-de-semana**

  9. Patty Lye disse:

    Adorei a dica!!
    esse livro está lindo mesmo, ah dá até vontade de fazer!
    Bjs!
    Patty Lye

  10. Chell disse:

    Tenho um sonho de comprar um livro de receitas e fazer todas elas. Quem sabe um dia =D

  11. wanessa disse:

    que dica ótima Camila! Tô começando a gostar mais de receitas.
    bjoka e bom fds

  12. Desejo do dia… que livro lindo Cami!! =)
    Beijos e bom finde!!

  13. Taís disse:

    Que demais a proposta deles, fiquei super curiosa pra conhecer, fui pesquisar aqui.. e eles têm uma filial numa cidade vizinha, achei engraçado que não tem na capital Dublin haha já vou planejar uma ida pra lá, já que não é muito longe daqui. Ótima dica!

  14. ja fiquei doida de vontade de conhecer alguma das filiais em SP!! vou ver qual fica mais perto de casa :DD beeeijo

  15. Mia disse:

    Livros de receitas = ♥
    Nunca havia ouvido falar nele ou na culinária belga – isso me lembrou o detetive Poirot! -, porém, só pelas fotos, já fiquei babando. Quero muito!

    Essa coisa de usar ingredientes naturais e tal é tão legal e tão importante! Conheço uma mulher que tem dedicado seus últimos anos a isso – largou a profissão e agora só faz matérias acerca de restaurantes com comida natural – ou seja, que conhecem os locais de onde vêm os alimentos, de fato, não apenas coisas industrializadas etc. – e pesquisa a respeito da alimentação em geral. É bem importante isso e quase ninguém se dá conta.

    ;*

  16. Adorei! Já sou fã do lugar, agora tô louca por esse livro!

  17. Esse livro deve ser maravilhoso :)
    Beijokas da Camila e Carol
    já tem novidade no blog

  18. Emerson disse:

    Me deu água na boca. Parece ter coisas deliciosas para o café da manhã.
    Bom final de semana!

  19. geovana disse:

    esse livro traz coisas deliciosas eim? adorei ><

  20. Bianca disse:

    O livro parece ser ótimo, fiquei com vontade de conhecer o local também, vou ver se faço isso na minha próxima viagem.
    Beijos

  21. Fran Oliveira disse:

    Aqui em casa o que tem é livros de culinária, bom, é a minha mãe que comprar todos, e no final não faz nenhuma dessas receitas. Vou mostrar esse livro pra ela, como adora comprar livros desse tema, ela vai amar esse. As fotografias são muito lindas, e tudo parece ser delicioso!

  22. Jeans Rasgado disse:

    Adorei conhecer Camila! Principalmente pelo conceito de produtos regionais. E que vontade de comer essa torta de chocolate!

  23. Thay disse:

    Adoro livros de culinária e só não compro vários por motivos de preço e espaço para guardar todos! Além de serem visualmente lindos, tem as receitas todas bem explicadinhas o que, para quem não manda muito bem na cozinha como eu, é essencial. E, como assim ainda não te sigo no instagram! Segui já! <3
    Um beijo!

  24. Flávia disse:

    Nunca fui muito fã de livros de culinária, mas esse me deixou com vontade de descobrir como são as receitas dele (e obviamente, com vontade de testá-las e prová-las)! Bem curiosas as propostas do fundador dessa rede, com certeza parece ser um livro que vale à pena se ter.

  25. Maria Ladeira disse:

    Não conhecia mas vou estar atenta…bj

  26. Poly disse:

    Que livro LINDO!
    Sou apaixonada por livros de gastronomia, não posso nem passar pelas prateleiras sem surtar de vontade de levar todos para casa e você chega mostrando isso.
    Que maldade!
    Hahaha
    Fiquei encantada por ele T__T
    Bjuxxxx

  27. Paula disse:

    Amiga! Tem uma aqui pertinho de casa, mas eu ainda nao fui! Que vergonha!
    Esse livro é cara de vocês, meus “padeirinhos” queridos! hehe

    Bjs!

  28. Cami, em dezembro eu e Wallace conhecemos esse lugar mágico e maravilhoso, lugar lindo, pessoas super educadas e uma iluminação incrível!! Aii não iria ligar se tivesse um aqui no Rio não hein ~~; rs

  29. Carol R. disse:

    Amoooo, adoro e sempre que posso vou. Muito legal saber que tem um livro de receitas
    bjs

  30. Julie disse:

    Nunca fui no Le Pain, mas ô vontade que me deu agora viu? Não sou de comprar livros de receitas, mas esse me pareceu bem interessante :)

  31. Marcella disse:

    Ai menina que demais. Adorei a sua História e tb o livro, já quero!

    bjs Má

  32. Gabriela Lira disse:

    Salivando aqui, Camila…Fiquei curiosa em relação ao pão, tem coisa mais gostosa do que pão caseiro? Eu simplesmente amo! <3

  33. Uau! Depois de você falar tão bem dos locais maravilhosos que foi, não tem como não querer testar algumas dessas receitas <3

    Doida pra isso!
    :*

  34. Mani disse:

    Nooossa.. já estou aqui babando! Imagino as receitas maravilhosas que tem no livro <3

    =*

  35. Cris disse:

    Não conheço esse café, mas agora eu quero conhecer e quero o livro de receitas rs
    Beijos! =**

  36. Flavia disse:

    Lindo e cheio de receitas deliciosas! Amooo pão caseiro. Minha mãe faz uns que são bons demaissss

    Beijos

  37. Kammy disse:

    Gente que delicia!
    E vc mto fina como sempre Caaa, visitou varias franquias rsrs
    Descobri que tem uma pertinho de mim (aqui no shopping vila olimpia) vou conhecer dps te conto!

    bjos
    kammy

  38. Oi, Camila!

    Parece o tipo do lugar que eu ia ADORAR conhecer… E que livro lindo!! Imagino que as receitas sejam incríveis…

    Abraços, Cris

  39. Gih disse:

    Ah que bacana o livro, ainda mais com receitinhas sucesso.
    Adoro de sopas!
    Kisses

  40. Luly disse:

    Que livro mais LINDO! Achei maravilhoso, que fotos são essas, dá vontade de comer a imagem!
    Deve ser muito delícia ter acesso às receitas de um local tão querido, reproduzi-las… Entendo seu amor!

  41. Au Sonsin disse:

    Que amor de post, deu pra ver sua dedicação em contar tudo nos mínimos detalhes <3
    Fiquei curiosa quanto ao livro!
    E ah! Nunca comi tartine! :P

    Beijooo

  42. Ai, desejei visitar essas padarias.
    bjs

  43. Livia disse:

    essa padaria é uma DELICIA!!! mt bacana conhecer o livro tbm!

  44. Aline disse:

    Poxa, é uma boa comprar esse livro. Só receitas boas. Obrigada pela dica. Beijos.

  45. Tô numa fase de aprender a cozinhar, ficar louca por tudo relacionado a cozinha, ler receitas. Então já curti esse livro! Tem um monte de receita incrível!! ótima sugestão!
    bjs

  46. Só as imagens já me deixaram com água na boca!!
    Beijos da Vaca ♡

  47. Juro que não conhecia, mas fiquei babando. Tudo que eu amo é um café com muita variedade de pão quentinho e molhos. E foi essa sensação que as fotos me deram.

    Beijos

  48. Só com a foto da capa já deu vontade de comprar o livro <3
    Quase não cozinho mais porque o namorado gosta de fazer isso (e faz muito bem), acho que vou dar de presente pra ele, hahaha.
    Beijos.

  49. Amanda disse:

    Amei esse livro! Sou apaixonada pelo Le Pain, tudo que eles oferecem é uma delícia. Em NYC, sempre tento tomar café da manhã por lá! :)

  50. Renata Soares disse:

    Nossa que tudo não sabia que tinha esse livro e muito menos um vídeo..Vou comer la sempre meu melhor amigo é o diretor dessa rede aqui na Espanha, tudo lá é maravilhoso..Adorei a dica.

    Bjuss

  51. A Le Pain Quotidien é sensacional, eu adoro aquele lugar! Pena que não consigo ir sempre porque os preços não são pra mim heheheh
    Eu adorei a proposta desde livro, quero ele na minha vida!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *