Menu para a Semana

Menu para a Semana | resenha Não Me Mande Flores

Quem hoje em dia tem tempo de sobra para planejar e preparar as próprias refeições, todos os dias? Acredito que algumas poucas pessoas organizadas e iluminadas. A proposta do livro Menu para a Semana é voltada para o restante esmagador da população, que quer muito comer bem, mas tem pouco tempo para cozinhar durante a semana. Dá uma olhada nesse cenário e veja se você se identifica:

Você está voltando pra casa depois de um dia de trabalho e, de repente, se dá conta de que nem pensou no jantar. Tem só alface murcha e restos de frango na geladeira, e está tarde pra passar no mercado. Pra piorar, você ainda tem que ajudar as crianças com a lição de casa e lavar a roupa. O desânimo vem. Você se encontra nessa situação mais vezes do que gostaria“. 

Quem nunca, não é mesmo gente? :/

  • Menu para a Semana | resenha Não Me Mande Flores

O livro foi escrito por Amanda Hesser e Merrill Stubbs, editoras do incrível Food52, uma comunidade virtual para cozinheiros de todos os níveis, com mais de 30 mil receitas e uma loja virtual com produtos para casa e cozinha que é um sonho. Mesmo trabalhando com um conteúdo tão gastronômico, as duas perceberam que sobrava pouco tempo para cozinhar as refeições do dia-a-dia ~ e que acabavam pedindo pizza com mais frequência do que gostariam. Foi assim que surgiu a ideia e a vontade de criar cardápios semanais variados e sazonais, que pudessem ser feitos no final de semana.

Funciona assim: cada menu foi pensado para render 5 jantares (e alguns almoços). Você vai precisar fazer uma compra grande, de modo a estar preparado para entrar na cozinha de uma vez só. As autoras disponibilizaram uma lista de compras bem organizadinha, no início de cada menu, para facilitar a nossa vida. Idealmente, os cardápios foram criados para serem feitos de uma só tacada, mas é claro, ficamos livres para dividir o trabalho em mais de um dia, da maneira que funcionar melhor para cada um.

  • Menu para a Semana | resenha Não Me Mande Flores

A ideia é realmente ótima: entrar na cozinha uma vez por final de semana (por aproximadamente 3 horas no total, ou menos caso alguém esteja te ajudando) e resolver o cardápio da semana inteira. Maravilhoso! As receitas são todas lindas e muito apetitosas, o que aumenta ainda mais a vontade de cozinhar – as fotos do James Ransom ajudam muito! Os menus foram pensados para alimentar uma família de quatro pessoas, mas as receitas podem facilmente ser adaptadas para mais ou para menos (que é o meu caso), para atender as suas necessidades. Dá até para cortar um ou dois pratos, caso você ache a quantidade de comida um pouco exagerada (ou caso você vá comer fora durante um ou dois dias daquela semana).

Um pequeno problema que eu identifiquei enquanto folheava e planejava o meu primeiro menu-teste do livro: alguns cardápios são MUITO estruturados num ingrediente (ou prato) específico, então, caso você tenha dificuldade de encontrar esse produto na sua cidade/supermercado local, isso vai acabar atrapalhando o seu planejamento. Um exemplo: o primeiro menu tem 4 pratos cujo ingrediente central é o merguez, uma salsicha feita com cordeiro e harissa. Complicado para quem não tem acesso fácil a esses dois ingredientes e para quem não está acostumado a fazer substituições intuitivas na cozinha. Por esse motivo eu considero esse livro mais avançado, definitivamente não ideal para um cozinheiro iniciante. 

De maneira geral eu fiquei bem impressionada e satisfeita com o livro, que além de lindo (a capa é dura!), tem receitas belíssimas ~ não deixem de experimentar o Salmão Assado com Maionese de Ervas e o Cookie Crocante de Aveia. É realmente um ótimo guia para quem deseja economizar tempo na cozinha, mas também te permite explorar as receitas individualmente, se você preferir assim. Perfeito!

Menu para a Semana, por Amanda Hesser & Merrill Stubbs
288 páginas • Companhia de Mesa

Compre esse livro!

Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in gourmet, livros. Bookmark the permalink.

61 Comentários

  1. Adriana R. disse:

    Esse livro parece maravilhoso! Ia-me ajudar muito. :D

  2. Que interessante a proposta deste livro.
    Já quero ele para ontem rs.

  3. Kaila Garcia disse:

    Eu amo quem faz essa organização, acho que a gente faz compras no supermercado sem desperdícios e excessos, porque já sabemos o que vai ser usado e as refeições ficam tranquilas e sempre diferentes. Já quero esse livro!

  4. Quando li o título do post achei que você tinha montado um menu semanal para seus leitores, kkkk. Achei incrível a proposta do livro, mas conforme fui lendo pensei justamente na questão de não encontrar alguns ingredientes e como adaptar ao nosso cardápio…
    Achei também o livro uma ótima dica de presente para minhas amigas experientes na cozinha, sei que algumas vão amar!

    Beijo enorme 💕

    • Camila Faria disse:

      Hahaha! Ainda não foi dessa vez que eu montei um menu semanal Karina. ;) As autoras fazem indicações de substituição no livro, mas realmente algumas não são tão simples de encontrar por aqui. Beijo 💕

  5. Tirando esse problema do acesso a alguns ingredientes, parece-me um livro perfeito e que eu adoraria ter! :)

  6. Oi Camila, bn!
    Estou precisando muito desse livro como presente. Vou deixar bilhetinhos pela casa kkkkk. Amei!
    Bjsssss

  7. Um livro super prático, portanto! Sinto que dará imenso jeito :) fiquei bastante curiosa com as receitas, em especial, com o salmão!

    r: Mal li que era o seu favorito, fiquei logo com as expectativas elevadas. E não me desiludiu :D

  8. Esse livro é bem prático e ajuda bastante na preparação dos pratos da semana. Aqui em casa, a gente sempre deixa a salada preparada pra semana toda. Acho que vou tentar fazer o mesmo com as refeições principais.
    Adorei a dica do livro.
    Bjus!

  9. É uma pena isso de ter um ingrediente muito específico, mas adorei a ideia do livro.

  10. Dá logo um acordada básica, querida :D

    sou mega fã de livros de culinária! já quero :o

  11. Oi Camila
    Essa é uma ideia genial, cozinhar uma vez só por semana.
    e, para a semana toda isso é o sonho de qualquer mulher.
    Isto para aquelas que não gostam de cozinhar, olha eu teria dificuldade em encontrar essa salsicha.
    xoxo

  12. Eu sou uma cozinheira iniciante, mas mesmo assim, esse livro parece uma mão na roda, Camila! Bem fiquei curiosa com ele!

    Beijo!

  13. Paula Lopes disse:

    Eu acho que a cozinha é um dos lugares onde mais precisamos de planejamento e organização, então não tem como não gostar da ideia desse livro. Tenha um ótimo dia, beijos!

  14. Claudia Hi disse:

    A proposta é bem diferente dos livros de receita que estamos acostumados a ver por aí. Gostei bastante da ideia de fazer tudo de uma vez. Na verdade eu já faço isso em casa! rs

  15. Nossa eu gostei muito, a proposta do livro é muito boa e para mim que só cozinho para minha família achei interessante. Na correria do dia a dia já ter tudo prontinho é ótimo

  16. Isy disse:

    Por acaso tenho o hábito de preparar todas as semanas o menu da próxima! Adoro!

    Bjxxx

  17. Jenifer disse:

    Eu morando sozinha já sigo mais ou menos este raciocínio: cozinhar uma vez mas em uma quantidade boa para mais refeições. Ninguém merece ter cozinho todo santo dia para um só!
    Vou visitar a comunidade online! O livro achei bem avançado!
    Beijos!

  18. Lulu disse:

    Fiquei curiosa em conhecer esse livro.
    Big Beijos

  19. Não conhecia o livro mas fiquei curiosa

  20. Olá, Camila.
    Achei a ideia interessante mas no meu caso não ia funcionar. Eu sou dessas que amo uma rotina e tiro as coisas para descongelar de noite. E também planejo meu cardápio na noite antes e já me programo hehe.

  21. Tany disse:

    Amei! Eu que sou marmiteira ou só gosto de cozinhar preciso planejar tudo com antecedência e às vezes é um saco, hahaha, mas é melhor do que comer na rua tdos os dias. Não são pratos ideias pro dia a dia, mas considerando que um prato maior pode ser pra aquele almoço legal de domingo, o resto pode virar marmita né? Vou procurar mais do livro <3 Amei demais

    • Camila Faria disse:

      Com certeza Tany! Vários pratos do livro acabam se transformando em outros pratos ou lanchinhos ao longo da semana, é bacana demais! Livro ideal para marmiteiros. Hahaha! <3

  22. Jéssica disse:

    Já quero esse livro principalmente para a minha mãe que é uma cozinheira nata!
    Eu também sou, modesta a parte hihihi
    Adoro livros de capa dura!
    Um beijo :*

  23. Betty Gaeta disse:

    Oi Camila,
    Bem que eu gostaria de um menu adaptado para uma vegetariana. Como estou fazendo a dieta low carb, tenho repetido muito os pratos que como.
    Beijos

  24. Felipe Lange disse:

    Gostaria muito de seguir um menu já fixo, mas como me conheço bem… sei que não conseguiria seguir depois que vir o primeiro chocolate haha

  25. Váh disse:

    Que bacana!!
    Pra quem gosta e precisa cozinhar é uma mão na roda haha.

  26. Joana disse:

    Adorei a ideia!
    É tão bom saírem livros bonitos para nos inspirarmos!
    Um beijinho

  27. Que ideia incrível, fiquei curiosa para conhecer mais o menu.
    Você sempre compartilhando coisas novas por aqui <3
    boa semana Camila.
    bj

  28. Adorei Ca, um livro de receitas perfeito para a minha pessoa, já que sou muito prática na cozinha e não consigo muito tempo para preparar as refeições. Gostei muito! Um beijo

  29. Pamela disse:

    Nossa quantas dicas em um só post.
    Adorei conhecer a plataforma food52 não tinha ideia que ótimas receitas tem lá, não sabia desse livro ajudaria muito por aqui porque não temos ideia de o que fazer todo dia.
    Beijos!

  30. Adoro esse tipo de livro, vivo comprando novos e me ajudam bastante no dia a dia, agora quero esse.

    beijos.

  31. Yasnaya disse:

    Eu não tô passando bem com esse monte de comida na minha cara! E eu nem tava pensando em comida ainda, valeu hein Camila!!! haha
    Eu gostaria tanto de ter vontade de cozinhar qualquer coisas na minha vida além de brigadeiro… Mas não tenho. Acho que se eu tivesse uma cozinha acolhedora eu pensaria a respeito, talvez. Vou pensar sobre isso!
    Mas sem dúvidas o livro é bem lindão e convidativo!
    E como você falou sobre ingredientes específicos, é meio complicado, era melhor que tivessem dado opções para substituir.
    Eu sou louca pelo de sobremesas da Daniele Noce e ainda não comprei por preguiça. Que vergonha!!!!! Mas tem mamãe né, pra dar de comer, por isso é assim afff

  32. O sonho de minha vida. Adorei a proposta do livro! Uma mão na roda!!
    Beijos e uma excelente semana!

  33. Oi, Camila!

    Gostei da proposta do livro! Um dilema bem atual… Hehehe

    Abraços, Cris

  34. Simone disse:

    Fotos suculentas, acredita que acho as fotos de comida mais atraente do que elas em si hahaha eu sou uma dessas pessoas iluminadas cozinho no domingo diversas variedades e congelo pra semana toda, pois não tenho tempo e isso agiliza muito. Boa proposta do livro será de grande ajuda para muitos .

  35. Liduh disse:

    Eu quero, parece ser muito bom… gostei da proposta;)
    Bjs!

  36. Oi Mila! Gostei muito da proposta e me interessei. Acho uma pena essa questão dos produtos, por morar em cidade da região metropolitana e não ter muitas opções de produtos aqui. A rede de mercados é muito restrita.

    O bom é realmente ter essa intuição na cozinha para realizar substituições.

    :*

  37. Lari disse:

    Nossa, que projeto incrível, Mila! Nossa, essa situação de ter pouca coisa na geladeira e ser tarde pra passar no mercado já me aconteceu tantas vezes, hahaha. :( E realmente, eu acabo que nem as duas: pedindo pizza. Olhando as fotas dos pratos já bateu vontade de ter esse livrin. :) socorro, salmão com maionese <333 Eu AMO cozinhar, pqp. Se pudesse, passaria o dia todo só fazendo isso, e os pratos simples de fazer são um xodó mesmo. Já cansei de ver receita que tinha uns ingredientes diferentões e difíceis de achar, e que não combina com rotina corrida, né? :( Hahahaha.
    Ai, mana, que DELÍCIA de post :) Eu tô apaixonada pela lojinha dessas duas mulheres incríveis.
    Socorro, eu quero o cookie de aveia crocante o.o
    ***
    Ahh, Mila, e obrigada pelo elogio, sério. Eu tinha um grande complexo, mas grazadeus a gente supera algumas coisas, né? :) E eu não sabia que era o Luis Garrel. Fiquei com vontade de assistir mais aos filmes franceses. Eu confesso que nessa linha eu só assisti 2. Mas os filmes europeus tem tanta sensibilidade, e eu acho tão mais vida real do que os de Hollywood, né?
    Beijo, mana <3

  38. Gostei da proposta do livro! Realmente hoje em dia é uma correria só, muitas vezes comemos o que tem disponível no momento ou algo bem rápido (um lanche, fastfood…) o que pode refletir em nossa saúde depois. Ótima recomendação!

  39. Andrea disse:

    Ah, Camila, adorei a dica!!! Estava pensando sobre isso hoje mesmo, como é chato você chegar morta de cansada e ainda ter que preparar algo pra comer. Mas pelo o que eu entendi, eles focam em um ingrediente pra você utilizar a semana inteira? Será que não enjoa?

    • Camila Faria disse:

      Oi Andrea, não é exatamente isso. O menu é sempre bem variado, mas em alguns casos um ingrediente acaba aparecendo em várias receitas daquela mesma semana. Mas, de maneira geral, os menus são bem diversos, com proteínas, vegetais, cereais e frutas diversificados.

  40. Emerson disse:

    Adorei a proposta do livro. A maioria das pessoas realmente não tem tempo para cozinhar.
    Boa semana!

    Até mais, Emerson Garcia

  41. Thalita disse:

    Achei demais *u*

    Beijos

  42. Tamara Mansur disse:

    Olaa Camila! Tudo bem?
    Nossa, amei demaaaais a ideia desse livro! Preciso muito!! Só realmente fiquei com medo desses ingredientes mais diferentes, mas acho que tenho um pouco de noção de substituir (espero! Hehe)
    Beeijo

  43. Ana Poli disse:

    A proposta é ótima, sonho em ser organizada assim! Por trabalhar em uma cozinha eu quase nunca faço algo em casa, e sempre quando estou de folga fico atrapalhada com o que fazer (dá pra acreditar?) e gostaria de fazer algo assim como no livro para me guiar!

  44. Este livro seria PERFEITO pra mim! Que apesar da formação, morro de preguiça de chegar do trabalho e fazer qualquer coisa saudável mais elaborada ):

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *