Os quatro últimos… filmes

Mini-resenhas dos filmes: O Exército de Sombras e A Grande Aposta | blog Não Me Mande Flores

O Exército das Sombras (L’armée des ombres, dir. Jean-Pierre Melville, 1969)

O filme mostra a rotina (as dificuldades, os medos, a solidão) de um grupo de resistência na França ocupada pelos nazistas. O interessante desse filme são as suas várias camadas; não é aquela coisa mocinho-versus-bandido que a gente está acostumado a ver em filmes sobre a Segunda Guerra. O tema, claro, é bem mais complexo do que essa dicotomia simplista. A gente torce pela Resistência Francesa (ninguém em sã consciência vai torcer para os nazistas, certo?), mas ao mesmo tempo se pega questionando algumas de suas medidas duras e inclementes. Maravilhoso! E tem o Jean-Pierre Cassel (pai do Vincent gente!). Veja o trailer

A Grande Aposta (The Big Short, dir. Adam McKay, 2015)

Três histórias paralelas de investidores que prevêem o colapso da economia americana e decidem, pasmem, apostar contra o sistema financeiro (a.k.a. os bancos).  O filme cumpre a difícil missão de tornar interessantes essas pessoas que “trabalham” (notaram as aspas?) no mercado financeiro ~ até porque, quem passa a perna nos bancos tem a minha total e incondicional admiração. A edição é bem moderninha também (e o elenco cheio de astros), o que ajuda a levar a história para um público mais amplo. Mas, se você não se assusta com alguns (OK, muitos) termos econômicos, recomendo demais o documentário Inside Job, que conta a mesma história, com depoimentos reais. Veja o trailer

Mini-resenhas dos filmes: O Quarto de Jack e Alex of Venice | blog Não Me Mande Flores

O Quarto de Jack (Room, dir. Lenny Abrahamson2015)

Uma jovem, confinada num cativeiro (eufemisticamente chamado de “quarto”) há sete anos, luta para criar um universo lúdico e um ambiente minimamente familiar e amoroso para o filho Jack, de cinco anos. A curiosidade de Jack a respeiro da vida e o desespero da mãe levam a um ponto de ruptura e a um plano de fuga. Mas poderá o mundo lá fora ser ainda mais assustador e opressor? Sem dúvida um belo filme (mas que não me emocionou tanto quanto eu esperava, acho que fui assistir com muita expectativa). As atuações, tanto da Brie Larson quanto do Jacob Tremblay são bem OK, mas não achei esse Oscar todo não. Acho que a gente tá tão acostumado a ver essas crianças americanas overacting, que quando uma faz o trabalho direitinho, todo mundo pira. Veja o trailer (ou não, porque esse trailer mostra praticamente o filme todo gente, um horror). 

Alex of Venice (dir. Chris Messina, 2014)

A advogada workaholic Alex é forçada a reiventar a sua vida quando o marido, responsável pelas tarefas domésticas, sai de casa repentinamente. Confrontada com as pequenas questões do dia a dia, Alex precisa lidar com a própria vulnerabilidade e descobrir uma força interior que nem sabia que existia. Simpático esse filme indie, desses que mostram que a vida pode dar um 180 na gente sem aviso prévio. A história me fez pensar que, se fosse o contrário, se fosse a mãe que abandonasse o lar (e deixasse o pai cuidando de um filho pequeno), ela certamente seria taxada de louca e irresponsável. Mas o homem pode tentar encontrar um novo sentido para a vida, e que se dane o resto, né? Bonito isso. #sqn Veja o trailer.

E vocês, o que têm assistido?
Deixem suas dicas nos comentários. :)

This entry was posted in cinema. Bookmark the permalink.

74 Comentários

  1. Julie disse:

    Quero MUITO assistir O Quarto de Jack! Só estou precisando de um tempinho livre, rs.

  2. Gabrih disse:

    Tem tanto tempo que eu não vejo filme que nem lembro qual foi o último que vi hahahaha, mas to doida pra ver ‘O quarto de Jack’!

    Bjo
    https://marinadobairro.wordpress.com/

  3. Gih disse:

    Eu não assisti nenhum desses, ando acompanhando tantas series que não estou tentando tempo para os filmes que eu também amo.
    Kisses

  4. Flavia disse:

    Fiquei super interessada em ver: O quarto de Jack!

    Beijao e ótimo FDS

  5. Amanda disse:

    To louca pra assistir O Quarto de Jack, acho que esse vai ser o escolhido pro dia. Fiquei curiosa com a sinopse do Alex of Venice, vou colocar na listinha do quero ver. O lado ruim é que infelizmente não tem nenhum deles no netflix. :(
    beijos.
    http://amandatelo.com/

  6. Olá,
    Gostei bastante do filme O Quarto. Só não me emocionei muito porque já tinha lido o livro. Achei a atuação de Brie e Jacob excelentes.
    Já coloquei na minha lista Alex of Venice. Adoro filme indie.
    Beijos!

  7. Chic' Ana disse:

    Já ouvi imensa gente falar bem do Room! =) Ainda não vi nenhum!
    Beijinhos

  8. Eu já vi esses 4 e são memso muito bons, aliás até escrevi sobre o Room no blog(http://www.ofabulosodestinodemariaamelia.pt/o-quarto-room/).
    Gosto da “velocidade” do BigShort!
    Beijinhos
    Bom fim-de-semana!

  9. Kaka Farias disse:

    Olá! Qt tempo que não vinha visitar teu espaço querido. Sabe que nas férias, cheguei a passar por aqui pra pegar tua receitinha de batatas rústicas, e deram bem certo e delícia! Então, O Quarto de Jack tbm ficou me devendo toda a emoção que eu esperava, sabe. Agora, o que eu posso recomendar? Dos indicados ao Oscar, Ponte dos Espiões e Brooklyn. Ah, e assisti um meio antigo, mas muito bom (provável que já tenha visto, mas se não, anota a dica), Dia de Treinamento. Beijo Cami!

  10. Liduh disse:

    Não assisti nenhum desses filmes, Camila, já anotei aqui:) Tenho assistido séries e mais séries, adoro (The Blacklist, Rectify….). Nesse final de semana irei assistir o famoso Spotlight;)
    Bjs e bom fim de semana!

  11. Certamente irei gostar do filme Alex of Venice. Realmente tem essa diferença entre homens e mulheres.
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

  12. Bianca disse:

    Estou querendo assistir a O quarto de Jack já tem um tempinho, espero que não me decepcione com ele.
    Beijos

  13. Luly disse:

    Tenho muita vontade de assistir A Grande Aposta, mas O Quarto do Jack é o que tô mais curiosa… A vantagem é que tô aprendendo a deixar minhas expectativas neutras, então pode ser que não me decepcione tanto, apesar de só ouvir maravilhas sobre!!!

  14. Da lista eu só vi A Grande Aposta e O Quarto de Jack e amei os dois. O Quarto de Jack foi devastador pra mim, nem sei se tenho coragem de ver de novo, entrou na minha lista de “filmes pra vida”. Achei muito interessante o primeiro, vou procurar pra assistir. :) Obrigada pelas dicas, Camila!

  15. Lala Ismerim disse:

    Fiquei com muuuita vontade de assistir O Exército das Sombras.
    Assisti A Grande Aposta e não gostei. Acho que tava de bode no dia. kkkkk… Vou ver o documentário que você indicou.
    Beijo

  16. Cris disse:

    Desses filmes eu vi A grande aposta, que gostei muito mas fiquei confusa rs e O quarto de Jack que eu não cheguei a ficar emocionada, mas pensativa sobre a situação dos dois, ela teve a vida toda destruída e mesmo assim teve um filho do raptor e amou ele de verdade, e ele cresceu sem saber nada do mundo. Sei lá, fiquei muito pensativa sobre o filme. Já esses dois outros filmes eu ainda não vi, mas fiquei com muita vontade! Na verdade, esse post seu de filmes e de livros são uma perdição pra mim, quero ver e ler todos hahahaha
    Beijos! =**

  17. Gábi disse:

    Oi !

    O Quarto de Jack eu vou ter que assistir esse final de semana! Mas tbm estou com muita expectativa, melhor diminuir um pouco! rs..

    beijos!

  18. Betty Gaeta disse:

    Oi Camila,
    Quero muito assistir O Quarto de Jack. Eu não gostei da Grande Aposta. Os títulos de valores americanos são diferentes dos nossos e para mim ficou bem confuso!
    Bjs

  19. Marcella disse:

    Adorei a lista quero muito ver o exército das sombras!

    bjs Má
    http://www.2betrend.com.br

  20. Camila, ainda n assisti nenhum dos filmes q estavam indicados ao Oscar, acredita? To tao sem tempo…
    :(

    Adorei as dicas!
    Bjs

    http://www.digoporai.com

  21. Ana Claudia disse:

    Fiquei com muita vontade Alex of Venice! Eu adoro Mary Elizabeth Winstead!
    E, estou relutante em ver O Quarto de Jack, por motivos de sei que vai ser triste…
    :)

  22. Lu Cruz disse:

    Já vi todos! Nosso (bom) gosto anda batendo muuuuito! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

  23. Quero muito assistir Alex of Venice!!! Muito do tipo, pra onteeeeem!!!
    Beijos!!
    Blog Amanda Hillerman

  24. Lulu disse:

    Só ouvi elogios desse O Quarto de Jack. Dos filmes do Oscar, só vi Joy
    Obrigada por lembrar do meu aniversário.
    Big Beijos
    http://www.luluonthesky.com

  25. Quatro filmes e todos muito bons UHDKUAHDKUDKHADKA São minutos que valem muito a pena <3 A Grande Aposto ficou marcado em minha cabeça, eu amo filmes desse tipo!!!!

    bjs,
    Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

  26. Patty Lye disse:

    Filmes bem interessantes, fiquei curiosa para assistir o primeiro!
    sendo em francês e falando de nazismo achei bem interessante!
    bjs!
    Patty Lye
    http://www.PattyLye.com.br

  27. Nick disse:

    Me interessei muito pelos dois últimos filmes.
    Principalmente pelo terceiro. Vou dar uma pesquisada.
    Assisti uns bacanas também, planejo compartilhar no blog daqui uns dias.
    Beijos:*

  28. Desses eu só vi “A Grande Aposta” e gostei muito, tô louca pra assistir “O quarto de Jack”
    Beijos

  29. VANESSA BRUNT disse:

    Ainda não assisti o primeiro e o último e nem sabia da existência deles! Vou correr para conferir! Adorei saber sobre através das suas firmes opiniões.

    http://WWW.SEMQUASES.COM

  30. Natz Sodré disse:

    Eu ainda não assisti o quarto de jack mas quero muuuuuito, e fiquei com vontade de assistir Alex of Venice *—* beijokas!

  31. Já ouvi várias pessoas comentando sobre o Quarto de Jack e tô doidinha pra assistir. Acho que vou ver amanhã.

    Bjs, <3
    http://www.juntasearrumadas.wordpress.com

  32. Olá!!
    Aaaa nunca tinha ouvido falar desses filmes, agora fiquei com vontade!!
    Quero assistir todos!!
    Beijos :**

  33. Thayse Stein disse:

    Nossa, bem interessante esse último e a questão que tu levantou. Isso me lembrou uma aula de pilates, que tinham algumas pessoas idosas na turma e lembro deles falando da história de um cara que era pai solteiro porque a mulher morreu e que ele tinha que arrumar logo uma esposa, porque homem não sabe/pode cuidar de crianças!! Tipo eu fiquei muito chocada com isso, porque o contrário é sempre mal visto tipo “mal enterrou o falecido, jã botou outro ~macho~ dentro de casa”. Eu nem consegui argumentar, sabe, quando tu ouve essas coisas e só fica perplexa? Pois é. Enfim, achei interessante o que tu comentou sobre o Room tbm, ainda não vi, mas tô querendo e vou tentar ir sem muitas expectativas kkk


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  34. Jeans Rasgado disse:

    Os filmes parecem ser bem interessante Camila. O último que assisti foi Spotlight, muito bom, Oscar merecidíssimo!

    rasgadojeans.blogspot.com

  35. Thay disse:

    Não sei o que acontece comigo que fico com vontade de assistir aos filmes mas também sinto preguiça! Queria ter assistido Room antes do Oscar, mas quem disse que fiz isso. Dos outros, fiquei bem curiosa a respeito de Alex of Venice, a história “ao avesso” parece bem interessante. Um beijo!

  36. Au Sonsin disse:

    Aaai eu achei que a Brie tava super merecendo o Oscar sim!! Torci muito por ela, achei esse filme incrível e ela de uma sensibilidade imensa na atuação! <3 E né? O Jacob merecia um premio também, só acho! kkkk

    Beijão, bom final de semana!
    http://www.vitaminatrendy.com

  37. Luciana disse:

    Aiii, to doida pra ver Room <3

  38. Maria Ladeira disse:

    Sugestões aceites pois não conheço nenhum…bj

  39. Gabriela Lira disse:

    Eu fiquei interessado pelo primeiro filme.Gosto de ver filmes da Segunda Guerra sem aquele peso maniqueísta do bem versus o mal.

    A Grande Aposto parece ser legal também.Li em outras sinopses que eles tentam dar uma descomplicada nos vários termos econômicos existentes.

  40. Fran Oliveira disse:

    Quantos filmes interessantes. Eu fiquei muito emocionada com a história do Quarto de Jack, estou querendo muito assistir, é uma história tão linda e emocionante!

  41. Yuu disse:

    Sou uma pessoa mais de séries do que de filmes e vergonhosamente esse ano só assisti Cada Um Na Sua Casa. Muita gente se empolgou para fazer maratona no Oscar, mas infelizmente não consegui me contagiar. Esses títulos que você selecionou, no entanto, tem uma sinopse legal! Vou ver se assisto qualquer dia desses.

    Beijinhos!

  42. Assisti “A Grande aposta” e “O Quarto de Jack” – gostei de ambos… mas achei o primeiro um pouco mais cansativo – gostei bem mais do segundo.
    Bjs,

  43. Oi, Camila!

    Filmes bem interessantes… Ando assistindo umas comédias meio bobinhas, nada que recomendaria… Hehehe

    Abraços e uma ótima semana, Cris

  44. Emerson disse:

    Eu gostei de “O quarto de Jack” e da atuação de Brie, mas em algumas cenas, acabei me perdendo na história. É um bom filme, sim, mas não digno de melhor filme do Oscar. Quanto “A grande aposta”, achei o filme extremamente chato.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

  45. Camila, eu sigo fugindo o quanto eu posso com os ultimos trailers. Sério, o que eles pensam que estão fazendo? Um resuminho dos filmes? :( Mas amei Room! <3

  46. Adorei, fiquei bem a fim de assistir esse último, não conhecia..
    Beijos da Vaca ♡

    http://vacasmagras.com/

  47. Milena Maciel disse:

    Tô morrendo de vontade de ver O quarto de Jack, e tô com muitas expectativas, bom saber que não devo ir com tanta pra não me decepcionar igual a você. Alex of Venice não conhecia, mas fiquei bem interessada, adoro filmes com pegada mais indie.

  48. Sempre filmes bons por aqui!
    Estou querendo assistir A Grande Aposta e o Quarto de Jack. O Oscar estava cheio de filmes e assisti poucos deles, pretendo assistir em breve!
    bjs
    blogtrashrock.com

  49. Taís disse:

    Eu gostei muito de Room, eu fui ver sem muitas expectativas, não vi trailer nem nada.. e achei muito bom, é doido pensar que uma historia como essa já aconteceu/acontece por aí no mundo, é triste demais!
    Eu quase assisti The big short este fds (mas fui de Danish Girl e Spotlight haha)
    Fiquei com vontade de assistir o Exercito das Sombras!

    Beijos, Cá, boa semana :*

  50. Su disse:

    Ouvi tanto falar de O Quarto de Jack que agora vc meio que me frustrou :( hehehe Mas já anotei as dicas!

  51. Vixe, só vi o segundo, mas tô tentando ver Room há um século e nunca consigo (sala lotada, arquivo ruim, etc). Eu sinto que vou amar, mas também acho que tem tanta criança atuando mal demais que qualquer coisa é “ohhhh!”
    Fiquei com vontade de ver Alex of Venice. <3

  52. Não vi nenhum ainda e não me interessei por nenhum :(
    Ando sem paciencia sabe? hehe
    beijinhos, Rê
    https://blogsonhosdeverao.com.br/

  53. Camis, você já assistiu Joy? I miss you already? Sufragistas? foram acho que os últimos que assisti e amei ♥ Joy assisti na semana da estréia e tá incrível!!! :)

  54. Stefhanie disse:

    O Quarto de Jack é o único que não assisti, mas estou tão ansiosa.. Já vou levar uns lencinhos pra limpar o choro rs.

    Beijo!

  55. Bela disse:

    Minha amiga fez eu assistir o filme The Room por que eu não tinha assistido nada do oscar HAHAHA aí eu falei que veria o trailer e ela disse ‘nãaaao’. Ainda bem, por que aí a história me comoveu bem mais.

  56. Anne disse:

    Eu assisti A grande aposta e O quarto de Jack e achei sensacionais. Agora quero ler os livros que inspiraram os dois filmes, todo mundo tá falando super bem!
    Beijo

  57. Dai Castro disse:

    Quarto será a minha próxima leitura, sei o básico da história, mas não quero saber muito sobre a obra, para não estragar… ainda bem que não vi o trailer hahaha! Depois de ler vou querer assistir com certeza! Beijos!

  58. Gabriela disse:

    Ainda não vi nenhum desses filmes, mais fiquei super interessada pelo “O Exército das Sombras”. Adoro este tipo de filme, que podem retratar uma época muito difícil na história!!

    Adorei!!
    Beijos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *