Os quatro últimos… livros

Mini-resenhas dos livros: A Zona de Interesse e Antologia Pessoal | Blog Não Me Mande Flores

1. A Zona de Interesse, por Martin Amis – tradução de Donaldson M. Garschagen
título original: The Zone of Interest • Companhia das Letras

A Zona de Interesse era o local onde os judeus recém-chegados em Auschwitz passavam pela triagem, que definia se iriam para os trabalhos forçados ou para as câmaras de gás. Pesadíssimo, né? É nesse clima carregado que se desenrola a história do livro, narrada por três personagens-chave: Golo, um oficial nazista que se apaixona pela mulher do comandante, Paul, o tal comandante, que detém o poder (quase) absoluto no local e Szmul, um judeu que lidera a equipe de prisioneiros que ajudam os nazistas a manter uma certa ordem e a sustentar toda a farsa por trás do genocídio. Essas aliás, são as partes mais incômodas e difíceis de digerir do livro: perceber as motivações que levaram alguns judeus a contribuir com a máquina de morte nazista. Não é nem um tapa, é um soco na cara mesmo. Pra quem gosta de temas mais duros. 

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

2. Antologia Pessoal, por Jorge Luis Borges
tradução de Davi Arrigucci Jr., Josely Vianna Baptista e Heloisa Jahn
título original: Antología personal • Companhia das Letras

Depois de ler certos autores, a gente percebe que esse negócio de escrever não é para qualquer um e que algumas pessoas nascem (ou adquirem de alguma forma) uma habilidade fora do comum com as palavras. Com o Borges é assim. É uma mistura de espanto com encantamento com incredulidade ~ como pode escrever tão bem gente? A prosa, especialmente, sempre tão cheia de poesia. O livro é uma seleção de textos feita pelo próprio autor ~ e eu humildemente destaco meus favoritos: o sul, funes, o memorioso, as ruínas circulares e o aleph

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

Mini-resenhas dos livros: Dance Dance Dance e O Primeiro Homem Mau | Blog Não Me Mande Flores

 3. Dance Dance Dance, por Haruki Murakami – tradução de Lica Hashimoto
título original: Dansu dansu dansuAlfaguara

Um escritor freelance decide procurar por uma antiga namorada, desaparecida, no último lugar que foram juntos: o Hotel do Golfinho. Mas o local não é mais o mesmo desde a sua última visita. O livro é Murakami puro, cheio de situações deliciosamente surreais (tratadas com a maior naturalidade do mundo, raramente acompanhadas de explicações ou justificativas) e personagens reflexivos e misteriosos. É uma espécie de continuação do livro Caçando Carneiros, embora os dois sejam independentes e possam ser lidos separadamente. Eu me identifiquei loucamente com o personagem principal e invejei sua vida simples e sua maneira prática de encarar a vida. Mas isso não é novidade nenhuma, eu sempre me apaixono pelos personagens do Murakami, impressionante! 

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

4. O Primeiro Homem Mau, por Miranda July – tradução de Caroline Chang e Cristina Baum
título original: The First Bad Man • Companhia das Letras

O que falar sobre Cheryl? Uma mulher solitária e vulnerável (e um tiquinho surtada), obcecada por um colega de trabalho, que se vê presa à obrigação de hospedar Clee, a jovem filha egoísta dos patrões, no pequeno universo controlado que é seu apartamento. Quando você pensa que está começando a entender os personagens, a Miranda vai e vira o seu mundo de cabeça pra baixo. E a gente vai se apegando cada vez mais a Cheryl, suas obsessões sexuais, suas neuroses deliciosas, suas descobertas como mãe… Que personagem e que livro gente! 

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

E vocês, o que andam lendo?
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in livros. Bookmark the permalink.

75 Comentários

  1. Carol R. disse:

    Fiquei interessada no primeiro homem mau, minha cara
    bjs

  2. Betty Gaeta disse:

    Oi Camila,
    Estou louca, perdida e decididamente apaixonada pelo Murakami. Li Dance, Dance, Dance, li tb a trilogia 1Q84 e Minha Querida Sputinik. No momento estou lendo Homens Sem Mulheres.
    Bjs

  3. Lala Ismerim disse:

    Fiquei com interesse em ler A Zona de Interesse.
    Beijo

  4. Simone disse:

    Sempre bom conhecer mais autores, me interessei pelo Dance, dance, dance.

  5. Diise França disse:

    Fiquei mega interessada no primeiro, apesar de forte, faz parte da história do mundo,sempre bom saber um pouco mais.
    O último achei bem encantador. Adorei as dicas, Camila.
    Beijos

  6. Mani disse:

    Pronto, agora tenho mais 4 livros na wishlist! Quer dizer, mais 3, pq Murakami já estava por lá. Sou apaixonada pela escrita dele <3
    FIquei super interessada por Zona de Interesse (amo o tema) e O Primeiro Homem Mau, nunca li a Miranda

    =*
    Mani Piñeiro

  7. Brenda disse:

    Nem me lembro qual foi o ultimo livro que eu li, que vergonha haha. Fiquei curiosa sobre o primeiro homem mau :)
    Beijos

  8. Carol disse:

    Não conhecia nenhum dos 4, mas deu vontade de ler o Antologia Pessoal! E realmente, tem gente que a escrita flui, encanta *-*

  9. wanessa disse:

    não conhecia nenhum e gostei da história desse primeiro do post!
    Tô lendo A maldição do tigre :)
    bjoka http://diadebrilho.com

  10. Eu tô lendo os livros de Haruka Murakami também e estou amando! Zona de Interesse e Antropologia pessoal também me interessam, mas não seriam livros para agora. Gostei da sua lista <3

    bjs,
    Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

  11. Jeans Rasgado disse:

    Me interessei muito pelo segundo Camila. Parece ser encantador!

    rasgadojeans.blogspot.com

  12. Flávia disse:

    Ando lendo mais best sellers ultimamente, mas tenho que dizer que (apesar de estar com dezenas de livros na pilha dos não lidos) estou curiosa, agora, a respeito de todos os quatro livros citados aqui nesse post. :)

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

  13. Yuu disse:

    Nunca tinha ouvido falar do primeiro livo e pelo que você contou sobre ele, consigo imaginar, sim, o quão forte ele é. Qualquer coisa relacionada à Alemanha nazista e ao holocausto tem essa conotação pesada por si só. Jorge luís Borges é um autor que sempre tive curiosidade de ler, mas nunca tive a oportunidade. Já Murakami, li a trilogia 1Q84, amei, e quero ler os outros! Não só a escrita dele é muito boa, como as capas dos livros são lindas.

    Beijinhos. :*

  14. celle coelho disse:

    tenho lido bastante agora que comprei um kindle e anoto loucamente qualquer sugestão maravilhosa que apareça hahah obrigada pelas dicas, Camila!

    beijo

  15. Clara disse:

    Acho que já comentei isso da outra vez que você fez esse post, mas eu super me interesso por livros que falem sobre a segunda guerra mundial. É um tipo livro que eu gosto. Então eu adorei o primeiro livro.

  16. Fiquei enlouquecida com esse primeiro! Amo coisas com temática de guerra, especialmente a segunda, apesar serem sempre pesadas. Vou procurar o e-book pra comprar. Obrigada pelas indicações. <3

  17. Bianca disse:

    Ainda não conhecia nenhum dos livros, mas me interessei pelo último.
    Beijos

  18. VANESSA BRUNT disse:

    FALECI COM TANTAS INDICAÇÕES INCRÍVEIS! Quero todos. Como faz? Adorei!

    http://WWW.SEMQUASES.COM

  19. Camila Tuan disse:

    Das tuas resenhas, fiquei com vontade de ler Dance, dance, dance.
    Parece ser uma história bem interessante.

    beijos

  20. Thay disse:

    Minha nossa, não li nenhum dos quatro! Fiquei particularmente curiosa por “A Zona de Interesse” – apesar de pesado, gosto dessas histórias. Do Haruki Murakami eu já li alguma coisa, mas a sua sugestão ainda é inédita, vou procurar. Beijo!

  21. Natz Sodré disse:

    Fiquei com vontade de ler o segundo livro, adoro livros assim! Beijokas Ca :)

  22. Itala disse:

    Adorei o post, vou visitar a tag para ver outros títulos.

    Bjs

  23. Antologia Pessoal parece ser uma boa leitura, hein! Além de nos inspirar… já que também nos utilizamos da prosa em nossos blogs. :)
    Agora, A Zona de Interesse… Caramba, Camila! Que coisa pesada. Não sei se ia conseguir digerir… Provavelmente iria ficar bem revoltada com as situações e com o judeu que apoiava. :(

    Beijos,

    http://www.mudeimodei.com.br

    • Camila Faria disse:

      Oi Fernanda, um dos temas abordados no livro são os motivos pelos quais esses judeus colaboravam com o nazismo. É bem interessante (e triste). Beijos :*

  24. Oi, Camila!

    Adorei as dicas! Eu acabo de ler Quem Sabe Um Dia, da Lauren Graham, aquela atriz da série Gilmore Girls (que eu adoro!). Um livro leve, ideal pra ler nas férias…
    Sempre gosto das suas dicas, mas minha lista de “livros desejo” só aumenta! Hehehe

    Abraços, Cris

  25. Fran Oliveira disse:

    Eu ainda não conhecia nenhum desses livros, mas achei todos eles muito interessantes. Mas o que ganhou o meu coração foi “O primeiro homem mau”, esse livro parece ser demais!!
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

  26. Caraca, sem dúvida quero ler a Zona de Interesse. É mega hiper pesado, mas eu gosto desse tipo de livro. Sem dúvida vou ir atrás!

    Beijos, Love is Colorful

  27. mary micucci disse:

    Não conhecia nenhum desses livro, mas todos parecem ser bem interessantes.

    http://marymicucci.com

  28. “O primeiro homem mau” parece legal, já sei que vou gostar!!! hahahahha. Entrou pra wishlist <3
    barbaradepianti.com.br

  29. Gostei das indicações e gostei mais ainda do tipo de post, com 4 pequenas “resenhas” de uma vez. É mais leve! Aquelas resenhas enooooormes de um livro só, que só falam, falam, mas não falam nada são meio cansativas! Gostei muito do post, mesmo! :)

    • Camila Faria disse:

      Que bom que você gostou Letícia! Eu também não sou super fã de resenhas extensas, que acabam revelando mais sobre a história do livro do que a gente gostaria. Prefiro essa versão mini também. :)

  30. Quanto livro bacana! Fiquei com vontade de ler O Primeiro Homem Mau e A Zona de Interesse (sinopse forte, mas muito massa!)
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

  31. ai, gnt! acho que super leria “o primeiro homem mau”, parece ser o tipo de leitura que faz o meu tipo. <3 aqui vai a minha dica pra ti:

    recentemente terminei de ler "toda a verdade", do David Baldacci. muita ação e drama. um romance policial muito bom.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

  32. Camila sempre trazendo coisas novas pra mim. Não conhecia nenhum dos livros e adorei a sinopse do O primeiro homem mau. Já gostei da história pelo titulo :D beeeijos!

  33. Devem ser todos ótimos, mas fiquei mais interessada no 1º.

  34. Julie disse:

    Não sou muito de ler, mas gostei da última opção! Fiquei curiosa pela história hihi

  35. Não li nenhum Cami… já foram para listinha. =)
    Beijos,

  36. Bel disse:

    Fiquei interessada no primeiro livro. Eu geralmente não gosto de nada relacionado as grandes guerras mas achei a sinopse dos três personagens interessantes. Já ouvi falar muito desse livro da Miranda July. Quero ler.

    https://oladobeldavida.wordpress.com/

  37. Gabrih disse:

    Fiquei super curiosa pra ler o ‘A zona de interesse’ e o ‘O primeiro homem mau’. Devem ser ótimos!

    https://marinadobairro.wordpress.com/

  38. Livia disse:

    ja li alguns e AMO murakimi! dance dance dance está na minha lista!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  39. Só leituras super interessantes, Ca, adorei as sugestões!!! Beijos

  40. Amei todas as sinopses, mas o terceiro foi o que mais me chamou atenção.
    beijos

  41. Thayse Stein disse:

    Sempre quis ler algo do Borges, eu fui numa exposição tão incrível dele na Argentina, me marcou pra sempre.

    Seus livros são sempre surpreendentes, amo saber das suas leituras e suas impressões.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  42. Gih disse:

    Por mais que você tenha falado que o Martin Amis escreva incrivelmente bem, o estilo do livro não faz muito meu gosto para leitura.
    Essa coisa de contos ou várias historias não me agradam muito.
    Kisses

  43. Patty Lye disse:

    Cada livro diferente, adorei as dicas, muito bacanas!
    bjs!
    Patty Lye
    http://www.PattyLye.com.br

  44. Cris disse:

    Confesso que não conheço nenhum desses livros, mas fiquei interessada no primeiro e nos dois últimos. Vou tentar ler :)
    Beijos! =**

  45. Fiquei curiosa para ler o ultimo, parece muito bom!
    beijinhos, Re
    http://blogsonhosdeverao.com.br

  46. Carolina Xavier disse:

    fiquei curiosa para ler o primeiro homem mau beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

  47. Gábi disse:

    Já vou guardar para a lista dos que vou ler esse ano! Ainda estou no primeiro de 2016! rs..

    beijos!!!

  48. marcella disse:

    Amei as dicas e já quero ler A Zona de Interesse.. vou comprar!

    bj Má
    http://www.2betrend.com.br

  49. Flavia disse:

    Fiquei super interessada no A zona de interesse, vou tentar ler esse!
    Ótima semana Camila!

  50. Ótimos dicas, Camila!
    Não conhecia nenhum desses
    BJs

    http://www.digoporai.com

  51. Duds disse:

    Muito legais os livros, fiquei feliz que não são “comunzões” e não conhecia nenhum hehehe Também fiquei bem curiosa por Homem Mau.

  52. Bruna disse:

    Fiquei curiosa para ler A Zona de Interesse. Mas sou uma merda com esse tipo de livro, sempre fico fodasticamente arrasada. Do tipo de chora. Muito.

  53. Bruna disse:

    Eu acho que já falei isso antes, mas essa é a minha categoria favorita (quando vc escreve sobre livros e filmes <3)

  54. fabio r disse:

    aquele livro: como água para chocolate, é bem feminino.

  55. Sara disse:

    Parecem otimos, quero le-los. Gostei das historias
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

  56. Oi Oi ^^

    Parecem otimos , todos anotados na minha listinha . pq gostei mt das historias .

    Bjs
    http://www.MirellysEspinelli.com

  57. que bacana os livros! fiquei interessada em o primeiro homem mau, parece ser bom :D
    beijo, lê.

  58. o primeiro homem mau é MUITO bom! os outros ainda não li,

    Beijinhos
    n.

  59. Dani disse:

    Encontrei esse blog numa pesquisa rápido sobre planners para 2016 no google. Que belo presente para 2016! Sua escrita é ótima, suas dicas são muito boas. Parabéns pelo blog, vou seguir já!!!!

  60. Gabriela Lira disse:

    Esse mês de janeiro eu ainda não li nenhum livro, em compensação em janeiro li 6.

    Sou fascinada pelo Borges, gosto de ler ele em espanhol, mas as traduções que fazem são maravilhosas e conseguem captar toda poesia e genialidade de sua escrita! Fiquei interessada nesse primeiro também, gosto muito de histórias que se passam durante a Segunda Guerra.

    E sobre o Murakami, eu não consigo gostar da literatura dele, mas tentar dar mais algumas chances.

    Beijos!

  61. Doida para ler esse livro O Primeiro Homem Mau… sinto que vou me divertir e me identificar com a personagem também… rs

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *