Os quatro últimos… livros

Mini-resenhas dos livros: Um guarda-chuva para o dia de hoje + De que ser ser culto? | Não Me Mande Flores

1. Um guarda-chuva para o dia de hoje, por Wilhelm Genazino – tradução de Marcelo Backes
título original: Ein regenschirm für diesen tagApicuri

O livro narra em primeira pessoa as impressões de um homem de meia-idade que trabalha como testador de sapatos de luxo em Frankfurt, na Alemanha. Seu trabalho é perambular pelas ruas da cidade e enviar relatórios detalhados a respeito de cada novo modelo lançado. Através das suas observações sobre a vida, conhecemos a rotina melancólica desse flâneur na cidade grande ~ e, ao longo do livro, vamos nos dando conta de que ele é, na verdade, uma grande metáfora do homem contemporâneo. Genazino é um autor alemão importantíssimo, ganhador de vários prêmios, incluindo o Büchner, recebido pelo conjunto de sua obra. Torcendo para a chegada de mais títulos dele por aqui.

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

2. De que serve ser culto?, por Normand Baillargeon – tradução de Rosa Freire d’Aguiar
título original: Liliane est au lycée: est-il indispensable d’être cultivé? • Apicuri

Um pequeno (mas robusto) ensaio sobre a importância da “cultura geral” em meio ao oceano de informações que é a nossa vida atualmente. Falta de cultura é defeito? Quem afinal define o que deve ser lido, compreendido e assimilado por toda a sociedade? Esses e outros questionamentos, com muito bom humor, ironia e ótimas fontes (Chomsky, Deleuze e Montaigne, entre outros). Achei ótimo pensar além dos clichês e questionar certas “regras” culturais que não fazem mesmo muito sentido. As frases sobre o tema que o autor destaca no fim do livro são sensacionais também!

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

Mini-resenhas dos livros: Roube meu coração + Cem verões | Não Me Mande Flores

3. Roube meu coração, por Susan Mallery – tradução de Thalita Uba
título original: Thrill me • HarperCollins

Preciso começar dizendo que eu, definitivamente, não sou a pessoa ideal para avaliar um chick-lit (aliás, eu detesto essa classificação). Dito isso, vamos lá: Maya é uma jornalista que, por circunstâncias da vida, precisa voltar para a sua cidade natal após um afastamento de 10 anos. Lá, reencontra (e passa a trabalhar com) um antigo amor, de quem tinha fugido no passado, por medo de se comprometer. A gente já sabe o que vai acontecer? Claro. Mas o que me deixou mais perplexa é a falta de profundidade: todos os personagens secundários parecem existir apenas como “escada” para o desenrolar da trama. Não existem camadas na história e o conflito é praticamente inexistente. O motivo para os dois personagens estarem separados é tão fraco que não justifica as quase 300 páginas do livro. Não rolou pra mim. 

 ∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

4. Cem verões, por Beatriz Williams – tradução de Léa Viveiros de Castro
título original: A hundred summers: a novel • Fábrica231

Lily e Budgie, melhores amigas desde a infância, são duas jovens estudantes em 1931, com futuros (e amores) promissores pela frente. Mas algo terrível acontece, interrompendo bruscamente a amizade das duas. Sete anos depois, elas se reencontram numa temporada de verão, trazendo à tona toda a mágoa que estava adormecida. Me surpreendi positivamente com essa história que tem os anos 30 como pano de fundo. Além das questões centrais do livro ~ traição, tradições familiares, romance ~ a autora soube expor muito bem um panorama da alta sociedade da época (em especial, a situação das mulheres da elite norte-americana pré-Segunda Guerra). A narrativa vai alternando entre os fatos ocorridos em 1931 e 1938, deixando sempre um gostinho de quero-mais para o capítulo seguinte. 

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

E vocês, o que andam lendo?
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in livros. Bookmark the permalink.

53 Comentários

  1. Posts assim me lembram que eu ando sendo muito preguiçosa com as minhas leituras haha
    Os meus últimos livros lidos foram no mês passado e todos eram sobre Arquitetura e Urbanismo, então nada que agrade muita gente fora da área haha
    Esse mês voltei a preguiça :x

    Um beijo

  2. wanessa disse:

    Adorei esse De que serve ser culto? Ando buscando por leituras mais maduras, acredito q seja um ótimo livro.
    Suas dicas são ótimas Camila!
    bjoka

  3. “Um guarda-chuva para o dia de hoje” e “De que serve ser culto?”, apenas quero ler hahah amei sua resenha, e espero gostar deles tanto quanto você. E a frase que você postou no insta do livro, amei muito!!!

    Beijinhos

  4. Trauti disse:

    Adoro praticamente todos os livros que você lê! A maioria acaba parando na minha lista de leitura :)

  5. Alba disse:

    Adorei esses livros, estou passando pelos blogs, lendo as resenhas e só aumentando a lista pra comprar.. kkkkkkkkkkkkk Cartão vai estourar assim.. rs

    Beijos

  6. Fiquei curiosa para ler Cem Verões e Roube meu coração! Parecem bons!!
    bjs

  7. Lívia Alli disse:

    gostei mt dessas 4 indicações de livros, ainda nao conhecia nenhum desses

  8. hellz disse:

    fiquei bem curiosa pelo primeiro livro da lista. Primeiro achei bem inusitada a profissão do personagem, segundo… curto bastante esses lances psicológicos de solidão

    beijo

  9. Pâmela Teles disse:

    Fiquei bastante interessada pelo primeiro livro, parece ser muito bacana e esse último também… Anotei na minha lista quase infinita de livros para um dia ler hahaha ;D

  10. Clayci disse:

    Fiquei interessada em ler “Um guarda-chuva para o dia de hoje” gostei da proposta do livro e fiquei curiosa rs

  11. VANESSA BRUNT disse:

    Mila, APENAS fico louca para abraçar você com essas postagens! Não sei definir qual das obras me deixou mais curiosa, mas posso arriscar dizendo que ‘De que serve ser culto?’. Estou louca para ler todos os três bem indicados e o ‘Roube meu coração’ me deixaria curiosa pela sinopse, apesar dos já claros tons de certos clichês pesados, mas se falta profundidade, falta intensidade e se falta intensidade, falta tudo o que faça valer em uma história assim. ):

  12. Seu post me lembrou que faz tempo que não leio quase nada :/ triste aqui hahahah aproveitar e me inspirar.

    Dany Guimarães| Legalmeente Ruiva | Legenda da Trindade

  13. Ana Claudia disse:

    Eu fiquei curiosa para ler Cem Verões e Um Guarda Chuva Para o Dia de Hoje! E gostei das dicas também porque ando lendo muita ficção e fantasia ultimamente, ai tô precisando dar uma variada nas coisas aqui!
    :)

  14. Gabriela Lira disse:

    Esse Cem Verões e De Que Serve Ser Culto? Devem ser maravilhosos! Acho que vale a pena a leitura :D, vou procurar ler sim!

    Beijos

  15. Mary disse:

    Curti muito o 1,2 e 4 (o terceiro não é muito meu tipo rsrs), mas acho que de todos fiquei muito curiosa com o “De que serve ser culto?”. Eu sempre tive meio que um conflito com essa questão da cultura, que só se “agravou” depois da faculdade. Uma série de questões que eu gostaria muito de refletir mais a fundo e eu acho que esse livro virá em ótima hora!
    Obrigada pela dica!

  16. Lóri disse:

    Hum, me interessei nesse do Wilhelm Genazino. Gostei disso do personagem perambular pelas ruas da cidade, e o cenário todo compôr o cenário do homem contemporâneo. Wow, e parece bom esse questionamento do “De que serve ser culto?”. Essas são perguntas que eu sempre me deparo no dia a dia, quando leio as literaturas clássicas especificamente.
    Cem Verões parece legal também. Inclusive pelo contexto histórico da coisa, e eu gosto de protagonistas mulheres nos livros.Eu vou ver se acho esses dois primeiros, gostei de conhecer o Wilhelm Genazino, Ca. Valeu a dica <3

  17. Emerson disse:

    Belos lançamentos!
    Boa semana!

  18. Bruna Lima disse:

    O que mais despertou o interesse em mim foi Cem Verões, além do De que serve ser culto?, que deve trazer reflexões muito boas de forma leve.

    Beijos!

  19. Bianca disse:

    Gostei bastante de Cem Verões, a história parece ser ótima. De que serve ser culto? também chamou minha atenção, principalmente por ter Chomsky como fonte.
    Beijos

  20. Natz Sodré disse:

    Fiquei interessada no 2º livro, e principalmente no 4º livro Cá! Que pena que o 3º é muito ruim, quando você começou a descrever eu achei que seria interessante hahaha beijokas! :)

  21. Thayse disse:

    Eu tenho um gosto bem eclético para livro e não vou negar: adoro um chick-lit, new adult (whatever, tbm não curto essas classificações) mas juro que sempre fico na expectativa do livro ser mais interessante, porque sempre tem que ser óbvio e como personagens rasos e sem razão de ser? Me incomoda muito essa coisa do unilateral e do ~tudo dando certinho~. Alguém podia escrever um livro desses com mais emoção. Bora lá, Camila? hahah Eu topo, quem sabe um dia eu invento de me aventurar. E amei esses dois primeiros, fiquei muito curiosa pra ler!! se eu esbarrar com eles por ai, com certeza vou checar de perto.


    Beijos

  22. Ana Beatriz disse:

    Fiquei interessada pelo primeiro, e também gostei da sua resenha honesta sobre o terceiro livro. Eu leio muitos desse gênero, mas alguns simplesmente não convencem mesmo. Ás vezes demora para achar um que realmente me faça refletir. Eu adoro a Jojo Moyes, os livros dela são românticos e muito bem escritos!

  23. Lulu disse:

    Estou sem tempo pra ler, mas adorei as dicas.
    big beijos

  24. Oi, Camila. Adoro suas indicações.
    Achei interessante todos menos Roube meu coração hahah
    Você já leu A amiga genial? Caso não, acho que pode gostar.
    Bjs

  25. Fran Oliveira disse:

    Acho que toda vez que você faz post assim Cami, a minha listinha ficar ainda maior. Destes eu só conhecia o segundo, mas ainda não tinha lido nada relacionado, parece ser bem interessante. Fiquei interessada em todos até no “Roube meu coração”, mesmo parecendo uma história fraca. Enfim, gostei das indicações.

  26. Betty Gaeta disse:

    Oi Camila,
    Eu não sabia o que era chick-lit. Obrigada pelo link esclarecedor.
    Os dois primeiros me interessaram muito!
    Bjs

  27. Aline Amorim disse:

    Fiquei interessada por esse primeiro!

  28. Carolina R disse:

    Eu acabei de ler A resposta lindoooo
    Fiquei interessada nesse ultimo
    bjs

  29. Váh disse:

    Você lê uns livros muito legais!! Eu não sou muito de ler, ms quando venho aqui bate uma vontadezinha de pegar esses livros hehe :)
    Ah, eu vi uns vídeos do Spoon, mas puts, não curti muito :/

    • Camila Faria disse:

      Oi Váh, que bom que eu te deixo com essa vontadezinha, amei! :) E quanto ao Spoon, eu tinha certeza (pelo tipo de música que você posta no blog) que você não iria curtir muito. Como eu disse, temos gostos musicais bem diferentes. Beijo, beijo :*

  30. Oi, Camila!

    Adoro suas resenhas… Me interessei muito pelo livro 4, parece uma boa história! Já o 3… Hehehe

    Abraços e uma ótima semana, Cris

  31. Dai Castro disse:

    De que serve ser culto me pareceu aqueles livros que nos faz pensar fora da caixa… Leituras assim, são muito interessantes. Com relação ao livro numero três realmente, não faz muito o meu estilo, personagens surperficiais conseguem me irritar de maneira absurda haha beijos!

  32. Que lista super interessante de livros, Ca!!! Fiquei com vontade e curiosa para ler “Cem Verões”. Um beijo e boa semana

  33. Giuli Castro disse:

    Ca, fiquei com vontade de ler Cem Veroes. Confesso que assim que li os titulos, queria mesmo era ler Roube meu coração! Amo chick lits, mas tem que ter uma estoria… nao pode ser vazio assim nao… Depois da sua resenha, perdi a vontade.
    Beijos

  34. Fiquei muito interessada pelos dois primeiros.. Que trabalho interessante testar sapatos!!!
    Jamais havia pensado nisso!

    O segundo me atinge porque eu leio muito sobre educação e cultura (por causa dos trabalhos de dissertação que tenho corrigido e acompanhado) e me despertou muita curiosidade.

    Obrigada por compartilhar, Camila!
    :**

  35. Patty Lye disse:

    Que bacana suas resenhas, o que eu mais fiquei curiosa pra ler foi justamente o que vc não gostou! hahah mas é legal saber a opinião né!
    bjs
    Patty.

  36. Lu Cruz disse:

    Não conhecia nenhum e me interessei por todos! Está difícil essa vida de ver a lista de livros para ler crescendo e o tempo disponível diminuindo hahah Beijos!

  37. Mani disse:

    Adorei o “De que serve ser culto”
    Já está na TBR!

    =*

  38. Eu estou com Roube Meu Coração na lista de leitura porque ele foi bem premiado e fiquei curiosa, mas pelo jeito não é bom né :( Até desanimei de tentar ler D:
    Beijão

  39. Oi Camila! Adorei as suas indicações, tirando o livro “Roube meu Coração”. Sei que não se deve julgar um livro pela capa ou pelo título, mas esse… hahahaha tem tudo o que não me chama a atenção. Não seria minha escolha. Apesar que eu não tenho problema em testar livros nesse estilo. Li recentemente ANEXOS, da Rainbow Rowell e tive uma boa surpresa. É um livro leve, divertido e que no final foi bem gostoso de ler. Então, sempre tem suas exceções né?
    Um grande abraço!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *