Salvador Dalí no CCBB

Salvador Dalí no CCBB

Eu ainda não tinha ido visitar a exposição Salvador Dalí no Centro Cultural Banco do Brasil por uma série de motivos. Entre eles, devo confessar, está o fato de que eu nunca fui muito fã do movimento surrealista. Não me entendam mal, eu super entendo a importância do movimento (e até tenho uma enorme simpatia pela ligação do Dalí com a psicanálise), mas o trabalho dele nunca me “pegou”, sabe?

Eu já tinha visto muita coisa dele espalhada pelos museus que visitei em viagens e estava decidida a não enfrentar as filas enormes de final de semana no CCBB. Até que recebi um convite irrecusável para uma visita guiada à exposição essa semana, somente para convidados, e fui conferir. Me surpreendi com a montagem da exposição, que está linda! Quem tiver a oportunidade de visitar, recomendo muitíssimo. Algumas imagens do que você vai encontrar por lá:

Salvador Dalí no CCBB Salvador Dalí no CCBBSalvador Dalí no CCBBSalvador Dalí no CCBB Salvador Dalí no CCBBSalvador Dalí no CCBBSalvador Dalí no CCBBSalvador Dalí no CCBBSalvador Dalí no CCBB Salvador Dalí no CCBB Salvador Dalí no CCBB

Obrigada Approach pelo convite maravilhoso! \o/

Quem já visitou a exposição do Dalí?
Vocês curtem surrealismo?

∴ info ∴
CCBB website.
Exposição Salvador Dalí – Curadoria de Montse Aguer
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
30 de maio a 22 de setembro de 2014
Quarta a segunda, das 09h às 21h
Tel: (21)3808-2020

This entry was posted in arte, eventos. Bookmark the permalink.

58 Comentários

  1. A exposição está muito interessante mesmo pelas imagens. Ainda não conferi nada de pertinho assim sobre o Salvador Dalí. Beijos

  2. Uma excelente dica :) o trabalho do Dalí já havia me “pegado” mas ainda não vi as obras, assim, frente a frente. Será que vem pra SP?

  3. Bianca Moraes disse:

    Que delíciaaaa! Também quero!
    Será que vem pra Brasília? :)

  4. Jéssyka disse:

    Eu invejo tanto os lugares que tem exposições.. Aqui na minha cidade não tem nunca! E ir para a capital sempre é complicado. :/

    Beijos
    http://www.namesmafrequencia.com.br

  5. Cá, eu fiquei empolgadíssima com essa exposição, por que achei que era em São Paulo, hahaha! Realmente o CCBB é campeão de filas, ainda mais para uma exposição badalada como essas! Um convite desses é irrecusável, mas sem ele, fica difícil encarar mesmo… Que bom que aproveitou a exposição, beijos

  6. Estou quase indo para o Rio só por causa dessa expo!
    Ok, não só por isso, mas é um ótimo motivo ;D

  7. Cyntia disse:

    Acho Dalí um grande gênio, mas não enfrentaria filas imensas por ele. Apesar disso achei bastante interessante a exposição. =)

  8. diadebrilho disse:

    Que genial ver a Monalisa com bigode hahaha. Adorei!
    Bjoka http://diadebrilho.com

  9. Luiza disse:

    Eu não vejo a hora da exposição chegar aqui em São Paulo! Mas concordo contigo, nada de pegar filas gigantescas no fim de semana! Quando é assim eu costumo visitar o CCBB de manhã, que o movimento é menor e eu tenho um horário de folga, hehe. Se bem que, até onde saiba a mostra do Dalí vai ser em outra galeria daqui de SP…

    Abraços!

  10. Lívia Alli disse:

    que maximo a exposição! tomara que venha logo pra SP!
    bom final de semana flor :*

    http://www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

  11. Nanda Pezzi disse:

    Convite mais que irrecusável Cá!!! Faz tanto tempo que não vou em uma exposição dessas… Pena ser tão longe…

    Beijão, ótimo final de semana para vc!

    Nanda

  12. Renata disse:

    Que bacana Camila… pena que é no Rio e fica longe pra mim. #oscampineiroschoram. =(
    Beijos e bom finde!!

  13. Lidia Matos disse:

    Fiquei com muita vontade de visitar! Pena que minhas férias estão terminando :/ Tem tantas exposições e festivais que eu quero ir!
    http://prefirobsides.blogspot.com.br/

  14. Dele eu nunca vi nenhuma exposição, mas morro de vontade. Ele é sensacional né?

    Beijinhos
    Nath | Fashion Jacket
    http://www.fashionjacket.com.br

  15. Luisa disse:

    Oi Camila, tudo bom?!
    também não sou muito fã do Dali não mas por outros motivos… simplesmente não acho visualmente bonito (com algumas exceções de algumas obras)! Adoro o surrealismo, mas quem eu acho que é realmente fera é o Magritte! Fico triste de, muitas vezes, os holofotes só ficarem ligados para o Dali.

  16. Taís disse:

    Pelo visto não é só em SP que tá rolando umas exposições legais (pelo que acompanho pela internet), parece ser bem legal essa.

  17. Brenda disse:

    Oi Ca :)
    Eu nunca foi chegada em obras de artes e não entendia muito sobre assunto, mas esse ano eu peguei um professor ótimo que tem me ensinado muito. Tem obras incríveis!
    Beijos

  18. Ah eu gosto de um tanto das coisas do Dali. Confesso que não sou lá super aficcionada por arte, mas juro que me empenho em dar valor, até pela importância que tem no meu trabalho com fotografia e vídeo. Não vejo a hora dessa expo chegar aqui em SP e tudo indica que será um caos como a da Yayoi Kusama em relação a público. Tô ansiosa mesmo!
    Beijo beijo.

  19. Lala Ismerim disse:

    Eu adoraria ver essa exposição!
    Uma pena que nada desse tipo vem pra cá.
    Beijo

  20. não responderei esse post direito por motivos de: recalque.

    ps: Dali é meu pintor favorito.

  21. Anna disse:

    n sou conhecedor de sua obra mas gostaria de ir p conhecer mais

  22. deborah disse:

    Será que vem pra São Paulo depois? Amo surrealismo, amo o Dali. Essa exposição parece ótima, tem um monte de coisa que eu não conhecia.

    E, assim, eu respeito sua opinião, mas COMO ASSIM não gosta de surrealismo?!

  23. Suzana disse:

    Estou estudando o surrealismo na escola. Se pudesse, iria!

  24. Deve ser maravilhosa essa exposição, bjs e um super fds, Ana ♥…

  25. ingrid disse:

    fui e esperei mais da exposição em si, achei a curadoria um tanto fraca, faltou algum material quando se dividia as fases do trabalho dele.. foi uma mostra meio solta. o ccbb sempre é uma desgraça em curadoria, me fez ficar muito inibida de ir a algumas exposições. nao fui convidada, mas tb qnd tive visita mediada do CCBB foi algo tão superficial q nem sei se valeu a pena.

    mas pelo material do Dali foi algo maravilhoso, interessante ver as fotos dele em produção, trecho da participação dele num filme de Hitchcock… Dali foi uma figura inexplicável, envolvido em marketing e grande mídia, uma incógnita fazendo obras de Arte que sempre fez questão de ser vago e ser tudo ao mesmo tempo… sempre fui muito muito interessada nas obras dele por conta do simbolismo carregado de analises freudianas e até mesmo a própria “simbologia de Dali”, são obras relacionadas a estragos da guerra, desenvolvimento científico e robótico, acho muito rico e muito bacana, é para além da experiência estética, é como se em cada quadro você tivesse que ir além da pintura, mas ao mesmo tempo voc consegue captar a essencia q ele quis transmitir..

    uma pena eu ter ficado um tanto perdida dentro do CCBB com aquela curadoria, como sempre…

    • Camila Faria disse:

      Eu achei a montagem da exposição bem bacana Ingrid, levando em conta as (poucas) obras significativas do artista disponíveis. Não sei se foi problema de curadoria ou da disponibilidade das obras virem para o Brasil. :/

      Também amei descobrir aquele trecho de Spellbound idealizado pelo Dalí, achei sensacional! E essa relação dele com a psicanálise é um dos aspectos mais interessantes da sua obra, na minha opinião.

  26. Natasha Nunes disse:

    Nossa, essa exposição deve estar demais! Que pena que ela está no CCBB, detesto ir lá, ali ao redor é meio barra pesada, ou pelo menos me passou essa impressão quando fui lá da última vez.

  27. Essa exposição está um encanto… já fui lá para conferir. Adorei o post, flor. beijinhos

  28. Haysa disse:

    As obras são bem legais, eu adoro ver exposições assim, adorei ver as obras, achei muito interessante. :)

  29. Re Vitrola disse:

    Só posso dizer que invejei, né? Fiquei louca para ir, mas não pude… tô longe, rs.

    Um beijo,
    Re

  30. Anita disse:

    Nossa, que demais!! Amei! Uma pena eu morar tão longe. :( Mas deve valer muito a pena.

  31. Ana Beatriz disse:

    Eu sempre admirei ele e acho que é um dos maiores pintores que já estiveram por ai. Me interessaria em conferir a exposição, pareceu bem interessante, acho ele bem polêmico e tem uma vida pessoal legal de pesquisar também.

  32. Tany disse:

    O Surrealismo pra mim é um dos movimentos mais interessantes, porém nem todos os pintores surrealista me chamam atenção, mas o Dalí é um deles por ter um estilo tão dele além de trabalhos em várias áreas realmente bem interessantes e que merecem ser estudados.

    Acredito que essa exposição venha pra SP, e já estou super ansiosa!

  33. Na época que fui na exposição do Dali estava tendo no próprio CCBB uma outra da coleção Ludwig que amei. A maioria das obras eram da Pop arte que me encanta bem mais que o surrealismo.

  34. Mocinha, como você não quis ir antes em uma exposição tão legal desta forma? Onde moro existe exposições bem legais e informativas o problema que onde moro para onde acontece é quase um céu de distância e isso sim, acaba desmotivando de estar presente. Mas boa, senti saudade vendo suas fotos de ir em exposições!

    http://heyoumyfriend.blogspot.com.br/

    • Camila Faria disse:

      Eu adoro visitar exposições Débora, mas, como já mencionei anteriormente, já vi muita coisa do Dalí fora do Brasil. Mas a expo tá linda, super vale a pena conferir! :)

  35. gabriela disse:

    Fiquei morta de vontade de ir, pena que não é em São Paulo :/ espero que façam aqui também!!

    http://www.novaperspectiva.com/

  36. Belle Hendges disse:

    Que LINDA essa exposição, assim que eu voltar pra casa preciso fazer uma visitinha! Adoro o Dalí. Acho ele super especial!

  37. Gabe disse:

    ah quero muito ir em Sp!

    Dali foi uma das minhas curiosidades pra estudar artes visuais <3

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

  38. Amanda disse:

    Esperando vir pra são paulo. Eu gosto do surrealismo mas não é meu movimento preferido, bom de qualquer maneira Dali é uma figura e tanto, acredito que não há a opção de perder uma chance de ver seus trabalhos aqui tão perto.

  39. Bruna disse:

    Nossa, eu amo! Queria muito ter visto essa exposição… mas essas coisas não chegam aqui na minha terra! hahaha Beijos

  40. evdokia t. disse:

    the presentation and graphics look great!
    have never seen the flower paintings before! beautiful!

  41. Grazi Delmont disse:

    Ameiii o seu blog! Lindo! <3
    Já estou seguindo e curtindo sua pg!

    Passa no meu depois! ;)
    Beijinhos

    http://www.falaseriograzi.wordpress.com

  42. Bruna Rubin disse:

    Que máximo!!! Adoro Dali e o surrealismo!!! Bjs

  43. Jess disse:

    Vou esperar chegar em SP. Eu adoro Dali <3

  44. Caio disse:

    Trabalho em frente ao CCBB, e ainda não “o visitei”… Ainda mais que tive um rolo mal resolvido com uma das museólogas de lá… hehehe

    Mas vc me deixou curioso para visita-lo!

  45. Rayani disse:

    Aaah, ele é demais! =]

  46. Gabriela Lira disse:

    Eu gosto muito do Dalí, na verdade o Surrealismo é um dos meu movimentos artísticos favoritos (ou o favorito heheh).

    Tenho uma amiga que foi nessa exposição dele e também tirou fotos bacaníssimas. Ir em exposições é tudo de bom ♥, poderia ocorrer mais vezes isso no país.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *