Mídia Kit: o que é e como fazer?

MÍDIA KIT - guia de boas práticas para monetizar o seu blog

Tenho percebido que muita gente chega aqui no Não Me Mande Flores procurando pelo Mídia Kit do blog, especialmente porque ele tem sido mencionado como exemplo em diversos posts de outros blogs sobre o assunto. Fico feliz e honrada que o meu trabalho esteja sendo usado como exemplo para outros blogueiros (vocês são mesmo muito queridos!), mas decidi escrever esse post para reforçar a ideia de que um Mídia Kit deve ser sempre verdadeiro e original, NUNCA uma cópia daquele arquivo bacanudo que você encontrou na Internet.

O assunto é polêmico, justamente porque não existe um texto oficial ou guia de boas práticas disponível sobre a construção de Mídia Kits. A falta de informação qualificada e específica sobre o tema faz com que os interessados tenham como referência apenas outros Mídia Kits de blogs mais experientes (o que acaba gerando um fenômeno desagradável: a reprodução quase que na íntegra de conteúdos que deveriam ser pessoais e intransferíveis).

Pensando nisso, decidi publicar aqui no blog parte da minha pesquisa sobre o assunto – feita durante uma Pós-graduação em Mídias Digitais e Interativas que concluí no ano passado – para ajudar os interessados a construir um Mídia Kit bacana, que tenha a cara do seu blog e que não seja simplesmente uma cópia do trabalho de outra pessoa.

Como eu sempre digo: por uma web melhor e mais amigável!  :)

Mídia Kit: o que é e para que serve?

O Mídia Kit é um arquivo disponibilizado pelos sites e blogs apresentando todas as suas características de acesso, público e demais dados relevantes para um possível anunciante. Seu objetivo é auxiliar os interessados a encontrar todas as informações necessárias para anunciar no seu veículo, facilitando a sua experiência.

O Mídia Kit funciona como uma espécie de vitrine, onde o veículo destaca suas melhores características, motivando o anunciante a contratar espaço publicitário e outras formas de mídia paga dentro do seu site. Sendo assim, ele é um recurso essencial para blogs que desejam monetizar suas atividades.

MÍDIA KIT: localização e plataforma

O primeiro passo na contrução de um Mídia Kit é criar uma página específica dentro do seu blog, somente para essa finalidade. Essa página será uma espécie de canal exclusivo para contatos de negócio e deverá conter apenas dados relevantes para o anunciante.

É importante que as suas formas de contato (e-mail, telefone etc.) estejam presentes e bem visíveis na página. O Mídia Kit pode ser reproduzido nesta página ou apenas informações gerais, com um link para visualização e/ou download do Mídia Kit completo – geralmente em um arquivo PDF ou PPT.

MÍDIA-KIT: branding e design

O objetivo desse ponto é criar um documento de fácil acesso e leitura, uma apresentação agradável e clara, que reflita a marca do seu blog. Uma boa estratégia é privilegiar o mesmo esquema de cores, tipografia e qualquer outro elemento que enfatize a sua marca.

O seu leitor e eventuais anunciantes devem ser capazes de identificar que aquele é o seu Mídia Kit, mesmo que ele esteja fora do seu endereço eletrônico (quando enviado por e-mail, por exemplo). O uso de gráficos facilita a leitura das informações e mostra organização por parte do blogueiro.

MÍDIA-KIT: posicionamento

Afinal, o seu blog fala sobre o que? Essa informação pode parecer óbvia, porém, é muitas vezes esquecida no processo de construção de um Mídia Kit. É imprescindível descrever o objetivo geral do seu site, especificar sobre o que você costuma falar – especialmente se o seu blog é um blog de nicho – e porque as pessoas estão interessadas no que você tem a dizer. Dessa forma, os anunciantes passam a ter um melhor entendimento sobre o seu blog e sobre o tipo de audiência que ele atrai.

MÍDIA-KIT:dados de segmentação

Incluir informações sobre os seus leitores, dados demográficos como sexo, idade e localização é importante porque as marcas querem saber se podem se conectar com seu público-alvo através do seu site. Se você não tem essa informação, pergunte! Uma pesquisa simples ou um post pedindo respostas será suficiente.

As informações mais relevantes para os profissionais de marketing são: sexo, idade, escolaridade e renda mensal pessoal. Outra informação de grande utilidade para os anunciantes são os hábitos online dos leitores. Dados referentes a quantidade de horas que os leitores passam online, se eles compram ou não pela Internet, que tipo de produtos eles consomem, são muito úteis na hora de definir se vale ou não a pena fechar uma parceria com o seu blog.

Se o número for consideravelmente grande, você pode até mesmo incluir uma porcentagem de quantos leitores efetivamente já compraram algum produto indicado por você, elevando o seu potencial como porta-voz de marcas e empresas.

MÍDIA-KIT:estatísticas

Anunciantes querem saber exatamente que público você está alcançando, por isso, é essencial fornecer estatísticas reais de tráfego do seu blog. Você pode conseguir essas informações através de ferramentas como o Google Analytics, Clicky e Quantcast.

Os dados estatísticos mais solicitados pelas agências são: visitas, visitantes únicos, visualizações de página, taxa de rejeição e tempo de permanência. Essas métricas são geralmente divulgadas em intervalos de um mês (visitantes únicos por mês, por exemplo). De acordo com as Definições de Métricas do Google Analytics:

  • Visita – Representa uma sessão individual iniciada por um visitante em um determinado site e expira dentro de 30 minutos. Se o usuário retornar ao site dentro desse período, ainda constará nos registros uma única visita.
    x
  • Visitantes únicos (unique visitors) – Indica o número de visitantes não duplicados (contados somente uma vez) no seu site durante um período específico.
    x 
  • Visualização de página (pageview) – Representa uma página visualizada por um visitante em um site. Sempre que uma página for carregada pelo navegador, será contado um pageview.
    x 
  • Taxa de rejeição (bounce rate) – Representa o percentual de visitantes que chegou até o seu site, visualizou apenas uma página (chamada de “página de entrada”) e saiu dele, sem clicar em nenhuma outra página. Taxas inferiores a 65% são consideradas positivas, pois isso significa que os usuários estão interessados no seu conteúdo e estão buscando mais informações dentro do seu site.
    x 
  • Tempo de permanência – Indica o tempo gasto por um visitante em uma determinada página.

Compartilhe também o número de assinantes de RSS, de newsletter e de outros tipos de feed, se o número de assinantes for relevante. JAMAIS divulgue informações falsas ou aumente a sua quantidade de visitas ou visualização de páginas. Se você promete algo que não pode cumprir, a sua relação com parceiros comerciais pode não acabar bem. É aconselhável manter sempre uma relação honesta com seus anunciantes (e leitores).

MÍDIA-KIT: mídias sociais

Informe aos possíveis anunciantes de quais mídias sociais o seu blog faz parte. Divulgue o número de seguidores do seu blog via Twitter, Facebook e Instagram e mostre em que outros sites você tem uma participação ativa e um engajamento por parte dos seus seguidores. Quanto mais seguidores você tiver, mais interesse será gerado para a sua página.

Caso você já tenha feito uma campanha ou ação que tenha envolvido mídias sociais, será válido mencionar o número de tweets, likes e outros compartilhamentos, mostrando o tipo de exposição que os próximos anunciantes podem esperar em campanhas futuras.

MÍDIA KIT: imprensa

Caso o seu blog tenha sido mencionado na imprensa, em outros blogs consagrados ou qualquer outro meio de comunicação relevante, recomenda-se que essa informação seja incluída no seu Mídia Kit. Menções positivas são mais uma prova da qualidade e credibilidade do seu conteúdo e reforçam o valor e o posicionamento da sua marca.

MÍDIA KIT: espaço publicitário e preços

Um Mídia Kit deve explicitar quais são as opções de espaço publicitário ofertadas, quais os tamanhos disponíveis para os anúncios e as suas posições dentro do site. Não existe uma fórmula exata na hora de calcular o preço das peças publicitárias e o procedimento mais comum é pesquisar os valores cobrados por blogs dentro do mesmo nicho e fazer os cálculos a partir daí. Divulgar esses valores dentro do Mídia Kit fica à critério do blogueiro.

As formas mais comuns de publicidade em blogs são:

  • Banner – Anúncio gráfico que pode ser tanto uma imagem estática quanto animada e que geralmente possui um link para o site do anunciante. Geralmente, o custo de um banner é calculado por tempo de exibição (um mês, por exemplo), por cada mil impressões de página (CPM) ou por cada clique (CPC).
    x
  • Post Patrocinado ou Publieditorial– A mensagem publicitária é vinculada como parte do conteúdo editorial do blog. Esse conteúdo pode ser enviado diretamente pelo anunciante ou escrito pelo próprio blogueiro, para se adaptar à linguagem do blog.
    x
    É prática comum deixar claro para o leitores que aquele é um post patrocinado, mencionando a natureza publicitária dentro do próprio artigo ou criando uma categoria ou tag específica para posts pagos. Recomenda-se que a temática do publieditorial tenha uma adequação natural com o blog, caso contrário, a publicação pode gerar desconfiança e desconforto para os leitores do blog.
    x
  • Resenha Patrocinada – Segue os mesmos princípios do post patrocinado, só que nesse caso o blogueiro recebe para fazer uma resenha de determinado produto ou serviço. É de bom tom deixar claro para os anunciantes que não serão aceitos pagamentos por críticas exclusivamente positivas.
    x
  • Mídias Sociais Patrocinadas – São mensagens publicitárias divulgadas para os seguidores do blog em suas Mídias Sociais. Aqui, a transparência também é levada em consideração e costuma-se identificar a postagem como propaganda através da hashtag #pb, #publi ou #ad.
    x
  • Sorteios e Concursos – Para as marcas, sorteios e concursos são maneiras fáceis e baratas de divulgar seu nome e seus produtos para um novo público. Para os blogueiros, as recompensas podem vir na forma de maior audiência e maior número de seguidores em mídias sociais, aumentando sua credibilidade mediante futuros anunciantes.

MÍDIA KIT: quem já anunciou

O Mídia Kit deve conter uma página com as principais marcas e empresas que já anunciaram no blog. Essas empresas podem estar representadas pelos seus logotipos, que podem conter links para as respectivas ações dentro do blog. Caso o blog tenha um caso de sucesso com alguma empresa e os números de uma ação específica sejam significativamente altos, vale a pena dar o devido destaque dentro da página.

♥ ♥ ♥

Em resumo, um Mídia Kit bem sucedido é aquele que expõe com clareza e atratividade todas as melhores características de um blog. Não é necessário incluir todas as informações listadas nesse post e é sempre bom lembrar que transparência e honestidade são alguns dos fatores que ajudam a construir uma reputação sólida de um blog com seu público e com anunciantes.

E para finalizar gostaria de agradecer aos amigos blogueiros, que contribuíram para a minha pesquisa na época, enviando informações, respondendo perguntas e sendo queridos! You rock!

♥ ♥

∴ info ∴
Os textos desse post foram retirados de A construção de Mídia Kits como Recurso Essencial para a Monetização de Blogs, meu trabalho de conclusão do curso de Pós-graduação em Mídias Digitais e Interativas concluído em 2012 e não podem ser reproduzidos sem a devida autorização.

This entry was posted in tutorial, web. Bookmark the permalink.

133 Comentários

  1. lilian disse:

    a felicity ficou com o Ben, amei o post o pessoal sempre fica perdido quando se fala de mídia kit

  2. Vanessa Mello disse:

    Perfeito! Muito bom você compartilhar essas informações com a gente. Seu Mídia Kit é lindo! :)

  3. Gabi disse:

    Ótima explicação, mídia kit é essencial.. Já trabelhei em agência e sei como essas informações que ele contempla são importantes!
    Bj, Gabi.

  4. Luana disse:

    Que post mais completo! Adorei que vc compartilhou no blog o que aprendeu :) e ficou tão bonito teu midia kit, fiquei até inspirada para fazer um mais legal pro Glammood. Uma coisa que eu queria saber é fazer uma página específica pra ele…ensina pra gente tb hehehe
    bjsssssssss

  5. marilia disse:

    Muito útil, estou reformulando o posicionamento do meu blog e isso vai me ajudar a organizar as ideias.

    tnks

    http://www.vidadeoculos.com.br

  6. nossa, ameii as suas dicas!
    eu tenho mídia kit, mas o seu é super fofo hein?!
    feliz dia internacional da mulher!
    Beijos!

  7. margarida disse:

    Camila, que post espectacular! Tão útil e com tanta informação, muito obrigada! Vou guardar para quando construir o meu midia kit!

  8. Paulina disse:

    Have a nice weekend :)

  9. Panty Buns disse:

    What a comprehensive and informative article! I am very impressed and had no idea even what a media kit was. I don’t do any advertising on my blog and don’t take any compensation for what I write, but I do often do complimentary reviews. I suppose my most recent blog post titled: “Outfit Post and Review: Hanes Her Way Women’s Nylon Brief Panties” might seem a little like advertising since I liked what I was reviewing. I do have a page view counter – I’ve had over 104,000 page views :) I wouldn’t object to having ads but want no involvement with money myself. I love your blog, and if you get compensated then more power to you! You are always spreading internet love!

  10. helka disse:

    Oi, Camila, gostei bastante de seu post, hiper claro. Confesso nunca ter pensado no assunto, mas caso um dia precise, certamente o usarei como fonte de pesquisa. beijo, Helka

  11. Celina Alves disse:

    O Luxos e Luxos tem um midia kit bem simples, objetivo e original, mas adorei suas dicas e pretendo futuramente dar uma renovada no meu, parabéns pelo post, bem esclarecedor.
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

  12. Maria disse:

    Oi Camila!
    Que super post, uma aula mesmo.
    Muito legal você dividir, e uma web mais amigável é o que todos nós queremos.
    bjs
    ótimo finde

  13. Awesome and informative post ~ thanks, darling!

    xoxox,
    CC

  14. Maddy disse:

    Woah Camila! I am so impressed! No wonder you have such a beautiful blog and that I enjoy coming here so much. You really put a lot of thought into this! Your audience. Your content. I admire the time and care you’ve taken to make this a wonderful place to visit and every day. Thank you for sharing your insight. I hope to be half as good of a blogger as you :)

  15. Lala Ismerim disse:

    Adorei as dicas!
    Post super importante.
    Beijo

  16. SUPER DICAS ADOREI
    Desejando um Dia Feliz da Mulher como devem ser todos os nosso dias!
    Passando para desejar
    BOA sexta feira! ♥
    ♥ Beijos coloridos

  17. Ana Beatriz disse:

    Post muito bom.
    E sanou muitas dúvidas minhas, por exemplo, que preciso urgente criar um mídia kit, de verdade. Mas ainda não consegui porque não sei qual layout eu escolho, não sei mexer com design e tal.
    Os textos ficaram muito completos.
    Parabéns ;)

  18. Carol disse:

    Nem sabia desse tal Midia Kit menina rs’
    Obrigada pela participação no sorteio flor ^^
    Excelente final de semana!
    Beijinhos ;*

    http://bycarolinaa.blogspot.com.br/

  19. Olá Camila.Curti muito essa postagem…bem explicadinha e útil. Estou montando meu mídia kit agora e vi que estou seguindo o caminho certo.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

  20. Imogen disse:

    Excellent. A lot of great information I had wanted to know.

  21. Carolina disse:

    Eu nem sabia o que era Mídia Kit, haha.
    Achei incríveis suas dicas!

    ;*

  22. Chidiogo disse:

    i really found this very interesting to read. thanks for taking your time out to write it :)

  23. Camila,
    Amei seu post. Uma dúvida que eu tenho é com relação aos preços. Normalmente os blogs quando fecham uma parceria cobram um preço para divulgar e como eu descubro a média do mercado? Pode me responder por email.
    Big Beijos

    • Camila Faria disse:

      Lulu, alguns Mídia Kits divulgam seus valores de publicidade, então fica mais fácil calcular uma média. Uma boa medida é encontrar blogs semelhantes ao seu (em número de acessos e temática) e solicitar essa informação ao blogueiro. Um beijo grande!

  24. Issa disse:

    Adorei o post, eu confesso que não sabia muito sobre o que era um midia kit, espero um dia que meu blog precise de um! =D
    Beijoos

  25. Keith Pappen disse:

    Eu já tenho um para o meu blog. Mas é sempre bom ler mais dicas sobre isso. Beijão <3

    @keithpappen
    http://www.detalhesamor.blogspot.com

  26. Nossa, adorei as dicas! Acho que vou criar um pro meu blog :3

    Bom sábado *-*

    Beijos!

  27. Dud's disse:

    Ja favoritei esse post aqui. Estou refazendo algumas coisas em meu blog e me foi super util *—*

  28. Nina disse:

    Eu já tinha lido um pouco a respeito e adorei seu post, bem claro e completo!
    Beijos

  29. fabio r disse:

    hey camila eu vou te dizer uma frase do livro a culpa é das estrelas: “os meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar nas constelações”

  30. islandshii disse:

    Wow, very informative. I’m going to bookmark this. I think I should go back to uni and study Digital Media. Makes me wonder how you found my blog? I must be doing something right :)

  31. Marina disse:

    Interesting topic! And really helpful tips :) Great blog!

  32. Vítor disse:

    Esse seu post vai ser um guia pra mim. Claro, meu blog é tão pequeno que posso nunca usar alguns desses conselhos, mas já serve não só para entender como economicamente um blog deve funcionar, como estruturalmente também. Valeu!

  33. ingrid disse:

    olha q eu depois q fiz o blog, fiquei tão envolvida com trabalho, faculdade, família e anda uma rinite e laringite que abandonei meu blog por quase uma semana, acho q hoje faz 5 dias na verdade..aí nem pensei nisso ainda… fico com um remorso q vc nao tem ideia! sempre achei q seu blog seria um dos q teriam um comportamento bacana quanto a publicacções desse tipo e digo mesmo que babo horrores no seu midia kit e admiro pq ele é “free” sabe, a gente pode ver saber como é sem essa coisa de segredo e “solicite pelo email”, claro q isso gera copias fajutas e descaraadas, mas acho q vc faz mais bem em manter e ajudando a gente a entender o q é e como é do q tirar por conta dos haters e invejosos hahaha

  34. Beatriz disse:

    Adorei as dicas!! Muito importante esses toques! E super legal da sua parte compartilhar tudo isso com a gente…
    Adorei, beijos

  35. adorei o post :O arrasou. media kit dá um trabalho né? já até favoritei

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket

  36. Babi Lorentz disse:

    Preciso urgentemente preparar um pro meu blog, mas como tive um problema com a minha conta google, acabei por não querer fazer no momento. Tive todos os dados do Analytics apagados e precisei fazer um novo, o que é um atraso!

  37. Marcelo Alves disse:

    Adorei as dicas, um programa que eu acho otmimo para se fazer o midia kit éo power point.

    no momento o meu blog ainda é muito pequeno, sendo assim um mídia kit, é dispensavel

  38. Nina disse:

    Acho bacana quem decide ganhar dinheiro com o espaço virtual que possui. É uma renda a mais e também estímulo para continuar oferecendo conteúdo interessante, além de propaganda daquilo que pode vir a ser útil para o visitante do site.
    Adorei tua pesquisa.
    Abraços.

  39. little t disse:

    Great post Camila- so informative, thank you.

    It must be annoying that everyone is stealing your stuff!

  40. mary micucci disse:

    Super completo o seu post, tirou todas as minhas dúvidas sobre o mídia kit. fiquei apaixonada pelo seu mídia kit muito bem feito, parabéns!

    bjs
    http://marymicucci.com

  41. Roberta Roth disse:

    Que demaaaais esse post! Muito útil!!!
    Parabéns pela escolha do tema do Trabalho de Conclusão, muito original!

  42. Tany disse:

    Não necessito de mídia kit tão cedo, se é que um dia vou precisar, mas adoro como suas informações são diretas, interessantes e muito bem explicadas. Respondeu tudo o que eu tinha dúvida e mais um pouquinho. :)

  43. adorei! ainda não pensei no assunto…mas já sei onde procurar, caso necessite.
    viva a internet solidária!

  44. Mari Mendes disse:

    Ótimo post, Camila! Eu estava interessada em saber mais sobre o mídia kit, e o Google Analytics. Acabei de criar a minha conta lá, e tenho certeza que será de grande utilidade. Obrigada pelo post.

    E parabéns pelo teu mídia kit, tá lindo!!

  45. thais disse:

    Muito bom!

    me ajudou absurdamente este post!

    muito obrigada por compartilhar aqui!

  46. thayna franca disse:

    Me ajudou muito a fazer a midia kit muito obrigada

  47. Carolina Ruiz disse:

    Esse foi o post mais completo que já vi sobre midia kit! Com certeza vou me basear nessas informações para criar o meu ;)
    Obrigada!

  48. Daniela disse:

    Olá, primeiramente parabéns pelo ótimo post e obrigada por ter feito, me ajudou muito na construção do meu mídia kit. Esse post foi escrito antes da lei que proíbe promoções sair, recentemente eu me tive problemas com isso, pois uma empresa me mandou produtos para sorteio e como não podia fazer do modo tradicional, fiz como concurso cultural. Porém, o interesse do publico é muito menor. Teria alguma dica de como posso fazer promoções ou conseguir autorização para tal? Acho que esse também seria um tema bem legal para um post, se estive disposta a tal.

    • Camila Faria disse:

      Obrigada pelo elogio Daniela e também pela sugestão. Vou pesquisar bastante sobre o assunto e, quem sabe, escrever um post sobre essa lei no futuro. Um abraço!

  49. Olá!! Achei a postagem super bem explicada, o que é difícil. Este foi o único blog que informa de maneira prática como montar um midia kit. Consegui entender e vai me ajudar muito em fazer o meu.
    Parabéns pelo blog, muito bom!

  50. Adorei o post! Estava perdida em relação a esse assunto… Com certeza ajudou muito! Obrigada :3

  51. O melhor, mais completo e explicado passo a passo para fazer um mídia kit, feito por quem estudou E entende do assunto. Estará nos créditos do meu, quando ele estiver pronto. Não é necessário dizer mais nada, além de: muito obrigado por compartilhar com todos! Parabéns pela iniciativa.

    Douglas A.B.
    http://www.culturacaipira.com

  52. Jen disse:

    This is the most informative article I’ve read yet on any aspect of building or monetizing a blog. Thank you from the bottom of my heart for sharing this valuable information. I am not ready to publish a media kit just yet – my numbers aren’t quite there, but you have inspired me to start building one now. I’m pinning this article for future reference.

  53. Luciana disse:

    A questão é como fazer um mídia kit para um blog que está sendo lançado, uma vez que no principio da operação não temos ainda um publico solidificado nem estatísticas para comprovar o sucesso do site?

    • Camila Faria disse:

      É verdade Luciana, um Mídia Kit para um blog ainda sem estatísticas é complicado, uma vez que os anunciantes se baseiam nelas para analisar se vale a pena ou não investir naquele veículo.

  54. Pingback: Dia de Brilho » Blog Archive » 4 dicas para organizar o seu blog!

  55. Pingback: Pesquisa do blog Sonhos de Melbi | Sonhos de Melbi

  56. Parabéns pelo post, achei que ele está bem completo, estava procurando algo assim para que tirasse todas as minhas duvidas sobre esse assunto e aqui consegui deixar mais claro as minhas ideias sobre o mídia.
    http://www.maeeucresci.com

  57. Joana Rosa disse:

    Olha, muito obrigada por este post!
    Ajudou bastante! Agora já sei como construir o meu!
    Beijo!

  58. Maisa disse:

    Adorei o seu post, mas antes de eu criar um Mídia Kit tenho que arrumar uma coisa no meu blog!Eu tenho uma duvida, um pouco fora do assunto, se você entrar no meu blog, vai perceber um pequeno menu com HOME, PARCERIAS, CONTADO E SOBRE O BLOG, eu gostaria de adicionar as postagens lá, exemplo no sobre o blog, eu tenho uma postagens falando do blog, mas não consigo adicionar naquela área, me ajude por favor!Desde já obrigada!

    • Camila Faria disse:

      Oi Maisa, me parece que você precisa de uma pessoa que entenda de layouts, mais especificamente de construção de layouts no blogspot. Infelizmente eu não vou conseguir te ajudar, mas te desejo toda a sorte do mundo!

  59. LAISA disse:

    Adorei o post, vou começar a montar meu mídia kit.
    http://laisaaugusta.wordpress.com/

  60. Tara disse:

    Thank you thank you thank you! This was just the guide I needed. I only recently started my blog – I’m about a month in – and while the posts are coming easily, readership + expansion are at a standstill. This is just what I need to start working on next, and all the information I need to get going. Thank you!

    http://www.southbysunset.com

  61. Adorei o post, esclareceu muito!

    Obrigada..beijos e sucesso!
    http://trichique.blogspot.com.br/

  62. Roberta Valle disse:

    Muito bom seu post, parabéns!

  63. Natalia disse:

    Muito obrigada pelo post! Me deu muita luz pra eu fazer o meu <3

    Beijos!

  64. Manoela disse:

    Camila, eu adiei ANOS esse momento pq achei que nunca iria chegar numa profissionalização do meu blog kkkk. Só que agora eu finalmente eu sinto o blog maduro o suficiente para correr atrás dos parceiros. Mas tenho 2 dúvidas muito sérias: 1) Eu preciso mesmo gerar o midia kit online?? Não pode ser apenas um arquivo em pdf ? (Ou só o arquivo fica “pobre”?). 2) Apesar de sentir o blog mais maduro, ele ainda não é um monstro dos acessos, ainda é pequenininho e isso me deixa preocupada com relação as estatísticas. Obvio que não me passou pela cabeça mentir pq como vc disse, no final eu ia me ferrar sem poder entregar algo que prometi, mas estou com uma certa vergonha ou sei lá, sem graça, de apresentar números baixos. Tendo números baixos, o fator conteúdo e objetivo do blog podem compensar e gerar interesse? O que vc acha?
    Obrigada!!

    Bjoss

    • Camila Faria disse:

      Oi Manu, ótimas suas perguntas! Espero te dar uma luz com as minhas respostas:

      1) Você não precisa necessariamente disponibilizar o Mídia Kit online, mas a minha experiência é que muitas empresas preferem ver o conteúdo dessa forma. A visualização é mais rápida e você não corre o risco da pessoa, por exemplo, não conseguir abrir o arquivo no seu computador. Quanto mais acessível a informação estiver, melhor. Mas, claro, isso não é uma regra.

      2) Eu acredito que a honestidade conta muitos pontos nessa relação de blogs com anunciantes. A gente tende a achar que os anunciantes estão interessados somente em grandes blogs e sites, com milhões de visualizações, mas a verdade é que existe um mercado para blogs menores (especialmente os nichados, como o seu). Não precisa ter vergonha dos números MESMO. Um bom conteúdo gera interesse não só dos leitores, mas das agências também.

      Espero ter ajudado! Um beijo e boa sorte com o seu Mídia Kit! :)

      • Manoela disse:

        Camila, que fofa vc!!! Obrigada pela resposta tão rapidinha, me ajudou muito mesmo!!! Estou começando a bolar o meu, pegando idéias aqui e ali kkkk. Mas a última pergunta (esqueci de colocar na outra): vc acha q um midia kit já deve conter VALORES? Ou isso é algo que abrimos somente qdo há o interesse do parceiro?
        Bjocas!!!

        • Camila Faria disse:

          Imagina Manu, fico feliz em ajudar! :)
          Com relação aos valores, como eu disse no post, acho que fica mesmo a critério do blogueiro divulgar ou não. Ambos os casos tem suas vantagens e desvantagens. Não divulgar os preços, por exemplo, pode fazer com que você perca anunciantes menores, que supõem não ter $ suficiente para anunciar (e acabam nem entrando em contato). Mas divulgar os preços de antemão também pode fazer com que você perca $, já que os potenciais anunciantes chegarão com esse valor divulgado em mente (que é, muitas vezes, menor do que o orçamento que eles têm para trabalhar). É uma escolha pessoal mesmo, mas o mais comum é divulgar os valores apenas quando solicitado. Beijos! :*

  65. Lais disse:

    Olá.. Gostaria de saber se posso repostar a sua publicação na minha revista online com os seus créditos! Aguardo resposta.. obrigada, bjs

    • Camila Faria disse:

      Oi Laís, você pode utilizar o conteúdo desse post sim, desde que esteja super claro na publicação que o material veio desse post (com link de volta pra cá). Depois me manda o link para eu ver! :)

  66. Caio disse:

    Gostei muito do artigo, ficou muito bem explicado, mas não quero usar o blog para ter fins lucrativos, acho que a blogosfera anda perdendo o sentido exatamente por isso, todo mundo quer ficar “famosinho” e conseguir uma graninha com o blog…

  67. Keylla disse:

    Obrigada pelas dicas, estou pesquisando na internet, pois necessito montar o meu. Gostei do seu post bem completinho e explicado.

    http://www.purpurinanasvaidosas.com.br

  68. Isis Tomie disse:

    Ainda hei de fazer um midia kit pro meu blog ^^
    Aliás, você tem o seu tcc publicado em algum lugar?
    Fiquei muito curiosa em lê-lo :)
    Beijos

  69. Marie disse:

    I am in the middle of finishing off my media kit and I found this post so helpful – thanks for sharing!

  70. Olá amiga, queria saber se poderia publicar seu post em nosso website fazendo a devida referência, aguardo.

    • Camila Faria disse:

      Olá Bruno, você pode utilizar o conteúdo desse post sim, desde que esteja BEM claro na publicação que o material veio desse post (com link de volta pra cá). Também gostaria de receber o link da publicação posteriormente! Um abraço. :)

  71. Pingback: LinkRoll {2} - Felicidade Sem Clichê

  72. Oi, Mila (acredito que posso te chamar assim, né? rs).
    Fiz um blog recentemente, e sempre ficava perdida quando via as blogueiras que eu acompanho falarem de mídia kit, até que resolvi fazer uma breve pesquisa e me deparei com esse texto. Bom, você não sabe como isso me ajudou e tirou algumas das muitas dúvidas que eu tenho. Agora, me dá uma dica: você acha que logo no ínicio do blog, já se deve formular o mídia kit, ou é melhor esperar mais uns meses, até alguma empresa vir a procurar o blog? Fico meio perdida nisso, pois tenho medo de me antecipar demais.
    Ah, antes que eu me esqueça! O seu blog é lindo demais, super aconchegante, e eu fiquei apaixonada. Pode ter certeza que conseguiu além de uma seguidora, uma fã!
    Beijinhos da Lou ♥

    • Camila Faria disse:

      Oi Louise, obrigada pelo comentário tão querido! Pode me chamar de Mila sim. :) Acredito que o ideal é que o Mídia Kit tenha dados atualizados de estatísticas – e esses dados a gente só consegue calcular depois de alguns meses de blog ativo. Mas após esse período inicial, acho válido já deixar o Mídia Kit pronto sim. A gente nunca sabe quando surgirão propostas de parceria, né? E com ele pronto você pode começar a apresentar seu blog para possíveis parceiros também. Beijinhos ♥

  73. Isabela Redi disse:

    Obrigada, ajudou muito esclarecer minhas dúvidas, pois estou apenas começando!

  74. Que blog bom!! Adorei o texto, as informações altamente relevante. Parabéns!

  75. Clambom disse:

    Fiquei muito seu fã! Amei demais.

  76. nayara dalossi disse:

    Camila, boa tarde. Tudo bem?

    Seu trabalho de conclusão de curso está disponibilizado em algum lugar? Eu gostaria de usar as informações deste post, mas preciso colocar as devidas informações nas minhas referencias

  77. Deise Souza disse:

    Olá… Amei o blog e o post. Tenho um blog a dois anos, e parei de escrever. Agora estou de volta e queria saber sobre o midia kit. Você esclareceu muito bem. Obrigada. Bjs

  78. Hellen disse:

    Olá, faça um midia kit para instagram, os instablogs estão surgindo cada vez mais e nem sempre há um blog real além da conta no instagram.

  79. Pingback: Quero ser mãe blogueira - Parte V: Espaços Publicitários e Mídia Kit - Bagagem de MãeBagagem de Mãe

  80. Olá Camila!
    Estou iniciando um blog e já naveguei muuuuito procurando postagens que explicasse a fazer um mídia kit e estou feliz demais por encontrar o seu blog. Sua explicação foi detalhada e perfeita.
    Um grande abraço e sucesso!!

  81. Débora disse:

    Gostei demais desse post! Tudo muito explicadinho. ^^ É difícil encontrar em um mesmo lugar tantas coisas sobre o mídia kit. Foi muito esclarecedor. Arrasou! =)
    Beijinhos ♥

  82. Vanessa Azevedo disse:

    Ola linda adorei o post vc faria um midia kit pra mim??? Ou indicaria quem faça

  83. Adoro posts desse tipo que ajudam outros blogueiros, é sempre bom obter mais informações. Obrigada

  84. Sarah Torres disse:

    Olá Camila!
    Comecei um blog há poucos meses e estou em busca de informações. Suas dicas são ótimas e muita generosidade da sua parte em compartilhar com a gente! Sucesso sempre! Obrigada!

  85. Ane santana disse:

    Amei todas as dicas e ja estou indo atualIzar o midia , me tire uma duvida posso colocar endereço no midia ou fico no aguardo de repostas e em segudia envio ?

    • Camila Faria disse:

      Oi Ane, colocar ou não o endereço fica a seu critério. Se você quiser selecionar os produtos que deseja receber, sugiro que só envie o endereço depois do primeiro contato da empresa (caso contrário você pode acabar recebendo um monte de produtos que não tem intenção de divulgar). Um beijo!

  86. mirelly disse:

    Eu queria que alguém fizesse um passo a passo de como retirar os dados do analytcs e colocar no midia kit pois tenho um midia kit mais sempre tenho dúvidas se os dados estão corretos pois a difereñça entre as estatisticas do blog e do analytcs são absurdas e acabam me deixando com dúvida.

  87. Melhor post que encontrei sobre o assunto. É uma aula, obrigada!

  88. Pingback: HitMídia – Agência Digital

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *