1. Achados e Perdidos, por Brooke Davis – tradução de Ana Carolina Mesquita
título original: Lost & Found • Record
Três personagens reunidos pelo destino. Millie Bird tem sete anos e foi abandonada pela mãe na seção de roupas íntimas de uma loja de departamento. Karl, o Digitador, tem 87 e acabou de fugir da casa de repouso onde foi colocado pelo filho. Agatha Pantha tem 82 anos e vive reclusa em casa, sem conversar com ninguém desde que ficou viúva há sete anos. Esse trio improvável embarca numa jornada pela Austrália em busca da mãe de Millie, aprendendo a superar cada um a sua própria perda. Me surpreendi com esse livro curtinho, mas comovente e muito divertido, cheio de surpresas e um toque delicioso de surrealismo. Recomendo muito, especialmente se você curte uma narrativa livre de estereótipos (sobre a velhice e a morte, particularmente). Dá para assistir uma entrevista com a Brooke Davis, falando sobre o livro, aqui.
•
2. O Menino Feito de Blocos, por Keith Stuart – tradução de Ana Carolina Delmas
título original: A Boy Made of Blocks • Record
O casamento de Alex e Jody chega a um ponto de ruptura, essencialmente porque Alex não consegue lidar com Sam, o filho autista de oito anos. Obrigado a cumprir a função de pai em meio-expediente, Alex começa a jogar Minecraft com o filho e é aí que tudo muda. O jogo passa a ser um instrumento de comunicação e conexão entre os dois, um espaço onde os dois podem agir e se expressar livremente, sem julgamentos. O livro foi baseado na experiência do autor com o próprio filho autista e dá para perceber a enorme carga de amor que ele injetou na história. O livro também é engraçado e fala sobre a família de uma maneira muito bonita e sensível ~ mas me incomodaram um pouco as soluções do autor para dar um “final feliz” para todos os personagens, que acabaram soando um tiquinho falsas (e desnecessárias, na minha opinião).
♥
3. As Invernas, por Cristina Sánchez-Andrade – tradução de Fátima Couto
título original: Las inviernas • Tordesilhas
A tragetória das irmãs Dolores e Saladina, apelidadas de “as Invernas”, que retornam para Tierra de Chá, sua aldeia natal na Galícia, após anos de exílio na Inglaterra. Uma é linda e sonha em ser estrela de cinema. A outra é feia e desdentada, e sonha em se apaixonar e ser amada. Unidas por um passado em comum e um segredo obscuro, as irmãs acabam trazendo consigo lembranças que todos ali gostariam de esquecer. A autora vem sendo considerada uma das vozes femininas mais poderosas na literatura espanhola atual e consegue nesse livro unir a tradição oral galega (histórias passadas de geração a geração, contadas ao pé do fogo) com uma narrativa poética, misteriosa e cômica. Uma história original e cheia de personagens bizarros e cativantes, que vão se tornando mais familiares e simpáticos a cada capítulo.
•
4. A Arte de Construir Ruínas, por Adriano Garib
Poligrafia
Primeiro romance do ator Adriano Garib (de Tropa de Elite 2 e Meu Nome Não é Johnny, entre outros), o livro é dividido em quatro partes, cada uma narrada por um personagem diferente. Angelo é um artista com uma obra inacabada. Tina é a dona do café da esquina. Zilda cuida da pensão e do marido inválido. Francisco, pra lá dos 80 anos, é feirante, consertador de bugigangas, bom homem e bom marido. Essas quatro narrativas se misturam, numa história que combina realismo e fantasia. O autor brinca com os eixos pronominais, alternando entre a primeira, segunda e terceira pessoas, sem aviso prévio. A parte de Tina, por exemplo, é toda narrada em primeira pessoa, sem pontuação, simulando o fluxo de pensamento minutos antes de dormir. A minha parte preferida foi a de Zilda, que narra 20 anos de vida da personagem e tem uma pegada mais realista e crua. Mais sobre a tragetória do livro nesse vídeo da editora.
♥
E vocês, o que andam lendo de bom?
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!
mt bacanas suas indicações, gostei principalmente dos dois primeiros, eu ando mt devagar nas minhas leituras :/
Não conhecia esses títulos, mas o primeiro me parece sensacional!
Beijo!
ótimas indicações, estou precisando voltar a ler
Achei os 4 muito interessantes Camila. Mas gostei mesmo dos 2 primeiros! (principalmente o nome do segundo livro).
É um título muito criativo mesmo, também gostei!
Gostei da sinopse do primeiro. Acho que vale a leitura rss! Beijos
Fiquei curiosa em relação aos dois primeiros livros.
Aproveito a visita para desejar-te um Páscoa muito feliz :)
Beijinhos
Ana
Quero demais voltar a ler, mas o trabalho e tudo mais anda complicando isso. Quero muito ler os dois ultimos.
Beijinhoos.?
Eu adoro ler, sempre estou procurando novos livros para conhecer histórias diferentes. Suas 4 indicações foram as melhores, confesso que os dois primeiros foram bastante instigantes.
Boa tarde! Tudo bem com vc?
Não conhecia nenhum destes livros, mas me interessei pelos dois primeiros.
Sempre que você posta sobre seus “últimos” eu saio querendo ler/assistir algum… Nesse caso foi o Achados e Perdidos, fiquei MUITO curiosa com todos os aspectos da história, ele é fácil de achar? Vou procurar!
\o/ É bem fácil de achar sim Luly, acho que você não vai ter problemas!
Oi Camila!
Obrigada pelas indicações! Preciso voltar a ler mais…
Uma abençoada Páscoa pra você!
Abraços, Iris
Oi Camila, tudo bem?
Coloquei Achados & Perdidos no “quero ler” do Skoob, parece ser bem fofo! :3
Beijos,
Priscilla
Ainda não conhecia nenhum desses, mas me interessei em ler. Ótimas dicas! Bjs
Dos quatro eu só tinha ouvido falar de um mas adorei as outras sugestões, já foram pra lista!
Sério Cami?! Muito obrigado <3
Adoro ler mas nestes últimos tempos não tenho lido tanto quanto gostaria :/ Fiquei curioso com o "menino feito de blocos". Ótimas críticas!
Ainda não li nenhum desses e parecem todos tão bons que nem dá para escolher qual ler primeiro
Beijos
Eu amei a capa dos livros, todas tão bonitas e diferentes! Mas o livro que mais me chamou atenção foi o primeiro. Parece ser uma história que fará o leitor refletir bastante, sem contar que eu tomei um susto com o nome da autora, que é o nome da minha personagem favorita da vida, Brooke Davis, da série One Tree Hill, haha!
Beijo!
Jura Danielle? Que coincidência. Hahaha! :)
Livros muito diferentes e interessantes. Fiquei curiosa principalmente pelo As Invernas, e adorei a capa tambem ^^
Estou precisando ler mais livros! Adorei todas as indicações, estou curiosa para ler “Achados e Perdidos” e a “A arte de Construir Ruínas”, lendo as sinopses parece ser muito interessante. Vou procurar encontrar, já quero ler.
Eu já ouvi falar bastante sobre “Achados e Perdidos” e eu quero muito ler. Aliás, sempre vejo essa capa na livraria e ela me chama a atenção, porque é linda demais.
Também acho essa capa linda Ana!
Gostei bastante de todos os livros haha São todos interessantes, mas quero muito ler Achados e Perdidos e As Invernas mais que os outros!
Beijos
O Menino que era feito de Blocos parece ser uma ótima leitura, o enredo é emocionante! Já quero!
Camila, no momento não estou lendo livros mas ando pesquisando muita coisa.
Feliz Páscoa! Muitas bençãos e felicidades.
Big Beijos,
Lulu
Ah, esses seus posts com indicações de livros <3 Amei saber dos seus últimos lidos!
Feliz Páscoa
❤
Beijos
Esse Achados e Perdidos me pareceu bem interessante, gostei! O Menino Feito de Blocos é muito interessante, fiquei com muita vontade de ler pra entender qual é o tipo de comunicação que o Alex tem com o filho. Eu to lendo Fazendo Meu Filme 2 e Tava Pensando Aqui (que é um livro de crônicas do próprio autor).
Beijos!
Tu sempre trazendo coisas diferentes e interessantes, não conhecia nenhum.
Dos 4, “Achados e Perdidos” foi o que me cativou.
Não sei… do modo como você contou parece uma história pequena, “simples” e gostosa. Todos “abandonados” de um certo modo, e cada um com suas esperanças.
Me parece ideal para acompanhar uma xícara de chocolate quente em um dia de chuva.
Beijos ;)
Andréia Campos
Oi, Camila!
Aquele batom é meio chato de aplicar. Mas a cor é bem bonita!
Não conhecia esses livros! Eu no momento estou lendo “Sob a Redoma”, de Stephen King.
Ótimo domingo!
Beijo! ^^
Nunca li esses Cá, mas fiquei interessada em ler esse penúltimo.. Beijokas :)
Ainda não li nenhum, mas fiquei curiosa! =)
Beijinhos
Dica que chegou em boa hora… acabei um livro ontem e já comecei buscar outros títulos! =)
Bjs,
Achei muito interessante a história de Achados e Perdidos, parece ser uma leitura agradável!
Curiosa para ler Achados e Perdidos :)
Boas indicações, Camila! Fiquei com vontade de ler Achados e Perdidos. Quem sabe procuro pra quando acabar de ler o que estou lendo agora, né? xD
Um beijo!
Cami
Admiro sua velocidade nas leituras, já coloquei alguns na minha listinha
bjs
Já li mais dois depois desses Carol! ;) bjs
Fiquei com vontade de ler Achados e Perdidos, parece ser muito bom.
Beijos
Oi Camila,
Os 4 livros parecem muito interessantes, mas estou precisando me programar para voltar a ler, pois estou emperrada há um tempão num livro, por falta de tempo.
Bjs
Eu amei esse livro de autora espanhola, fiquei bem curiosa para ler! Se você gosta de livros diferentões indico o som e a fúria, esse seu último me lembrou ele, se for ler esse livro leia uma boa explicação antes, porque eu quase desisti de ler e não podia (trabalho de faculdade).
Enfim, adorei.
Adorei a indicação! :)
Li nenhum desses. Tô lendo Osho :)
bjoka
Olá, tudo bem?
Alguns títulos eu já conhecia e outros não. Apesar de ainda não ter lido nenhum, “Achados e perdidos” está na minha lista, e vou procurar saber mais sobre os outros. Gostei das indicações!
Beijos!
Ótimas indicações, especialmente Achados e Perdidos, acho que eu vou adorar!!
Beijos
Mari Dahrug
Também não sou muito de soluções simples pra forçar finais felizes. Mas fiquei curiosa pelo O Menino Feito de Blocos desde que tu comentou no instagram.
O livro é uma graça Katarina, só impliquei mesmo com o final feliz (demais).
Camila!!!! Você pode sim assistir Power Rangers, é um novo universo cinemático no cinema, ou seja, uma introdução para todos :3
Como sou uma garota por fora dos livros atualmente, eu não conhecia nenhum desses ;-; porém todos me chamaram muita a atenção pelo enredo D: eu super gostei de Arte de Construir Ruinas!
bjs, Carol | Espilotríssimo
Oi, tudo bem??
Não conhecia os livros, mas adorei, principalmente o primeiro!
Vontade de ler todos!
Beijos
Não conhecia nenhum, Mila…mas admito que “O menino feito de blocos” me chamou a atenção, por eu ter um afilhado autista…mas não quero ler finais felizes forçados também..enfim. Gostei muito das considerações suas sobre os outros também.
Interessantes.
:*
Vale a pena ler Bárbara! :*
Oi Camila, tudo bem?
Gostei das suas leituras, mas dos quatro o que mais me deu vontade de ler agora foi achados e perdidos. Parece ser uma história bem diferente.
Anotei as dicas.
Bjus
Amanda
Eu gostaria de ler Achados e Perdidos :)
Sobre O Menino feito de blocos estou com esse livro aqui em casa para ler (algum dia), uma pena que o autor tenha dado desfechos “mágicos” pra deixar todo mundo feliz, acho que em livros assim, gosto das coisas mais realistas, nem que para isso, seja preciso ter um desfecho mais triste.
Beijos!
:)
Adoro suas dicas de leitura! Todos entraram pra minha lista, mas fiquei super interessada em Achados e Perdidos e As Invernas.
bjão
Quero muito ler As Invernas! Acho que é meu tipo de livro, e ha algum tempo ouvi falar da Cristina e desde então queria muito ler algo dela.
Eu fiquei muito interessada em “Achados e Perdidos” e “As Invernas”, são tipos de leituras que chamam a minha atenção *-*
Oi
desses eu li achados & perdidos, O menino feito de blocos, e esse segundo eu gostei bastante porque não tinha expectativas a respeito da leitura.