O que seria um desafio culinário para você? Cada vez mais as pessoas têm interesse nesse universo gastronômico ~ o que é fácil de comprovar, vide a quantidade de programas de tv, canais no YouTube e mini-vídeos de receitas sendo compartilhados diariamente nas redes sociais. Mas, apesar da popularização do tema (ou justamente POR CAUSA da popularização do tema), eu sinto que a complexidade e a originalidade das receitas vêm diminuindo ~ com certeza uma maneira de abarcar um público maior, pouco familiarizado com o dia a dia na cozinha. Mas, para quem já tem uma certa prática com o forno e o fogão, é chato demais ligar a televisão (ou insira-aqui-a-sua-mídia-preferida) e receber “dicas” de como fazer um arroz ou fritar um ovo. :/
É por isso que eu achei a proposta do livro Desafios Culinários, da Editora Alaúde, tão interessante. O livro NÃO é voltado para cozinheiros iniciantes, e sim para quem já tem um certo know-how na cozinha. A editora até brinca sobre essa vocação do livro, dizendo que “se os seus amigos acham que você deveria estar na próxima final daquele famoso reality show de culinária, então este livro é para você!“.
♥
O livro é dividido em 15 desafios, cada um deles desenvolvido por um chef/cozinheiro/blogueiro convidado. E essa equipe é super diversa: da confeiteira Franciele Oliveira (Flamboesa) a chef e vencedora do MasterChef Brasil Izabel Alvares (Canal Magrela), com muita gente bacana no meio. Os desafios não são nada de outro mundo, MAS brincam com alguns conceitos e “regras” da cozinha: já imaginou fazer um queijo sem leite, um risoto sem arroz ou um churrasco sem carne? (e não, não é churrasco de melancia)
Mas o livro não vive só de ausências. Você também vai ser desafiado a introduzir ingredientes pouco convencionais aos pratos, como frutas, cascas e até chás. Aliás, a primeira receita que eu corri para experimentar foi o Chai Banana Bread, um bolinho de banana delicioso (receita da chef e especialista em chás Ana Spengler), que substitui o leite pelo chai. Aromático e delicioso!
♥
Também vale mencionar que o interior do livro é todo construído com colagens, que misturam as imagens das receitas com figuras mais genéricas dos ingredientes e outros detalhes divertidos. Eu gostei dessa diagramação mais brincalhona ~ apesar de não ter curtido tanto a capa, que, na minha opinião deixou um pouco a desejar (ainda mais com tantas colagens mais bonitas no interior!).
Outro detalhe MUITO bacana do livro é que ele acompanha um caderno, o Minhas Anotações Culinárias, com uma citação literária gastronômica por página. Um exemplo: “A felicidade depende de uma boa mesa de café da manhã ~ John Gunther“. Verdade, John! ;) O caderno é uma ótima pedida para anotar as SUAS observações a respeito das receitas, o que deu certo e o que deu errado, assim como ideias que possam ir surgindo à medida que você explora novas receitas. Muito útil e simpático.
Desafios Culinários, por vários autores
296 páginas • Alaúde
♥
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!
que dica incrível Camila, tenho uma amiga que é da área de gastronomia, aposto que vai adorar esse livro.
bjs
Amei esse livro, tudo que aprendi na cozinha foi na Internet e salvou minha vida. Amo gastronomia. Esse livro é um achado para quem gosta!
Gostei bastante da proposta deste livro.
Beijos
Amei o livro, muito interessante!!
Beijos e uma excelente semana.
♥
Olha de desafios culinários percebo eu, como não posso comer quase nada porque tudo me faz mal, eu bem que precisava de comer um queijinho sem leite, tenho tantas saudades de comer queijo, mas devido ao leite não posso comer!!!
xoxo
Tem três receitas ótimas nesse livro Marisa: Ricota de Macadâmia, Cheddar de Abóbora e Queijo Parmesão Ralado (que usa nuts como base). :)
Oi, Camila!
Também gostei do interior do livro…
É uma boa sugestão de presente…
Abraços, Cris
Oi, td bem?
Camilaaaaa, adorei! Ultimamente to precisando comer umas coisas diferentes!
Beijos
A ideia do livro é mesmo interessante :)
Beijinhos
Era disso que eu tava precisando! :)
Esse livro parece ser incrível para quem já está bem à vontade na cozinha! Amei a parte do caderninho, muito útil. <3
SUPER útil, né Adriana? <3
Gostei da ideia do livro, muito interessante.
Um beijo
super interessante, me gusta muchisimo :)
xx Eva
r: E nem sempre é fácil fazê-lo :/
Oi Camila, bn!
Eu gostei muito do livro, mas acho que não experimentaria nenhum dos desafios propostos, sou mais dos modos tradicionais das receitas kk
Bjsss
Não conhecia esse livro, mas já achei óptimo! Obrigada pela partilha. :) Boa semana.
A proposta é bem interessante mesmo.
Beijos/Kisses.
Que livro interessante. É bom encontrar livros com esse tema e com receitas diferentes.
Bjus!
Confesso que não tenho muita prática na cozinha além do basico, mas acho bem interessante ter a mao um livro com essa receitas mais diferentes para quando quisermos ousar um pouco! Sem contar que a diagramação dele parece linda, a arte pelo menos eu adorei!
Beijos
As colagens são muito bonitas mesmo Dai! Beijos
adoro este género de desafios
muito obrigado, querida!!
awww, a falta que este livro me faz :P
não conhecia mas eu sou super fã de livros de culinária!
Um livro bem interessante.
Um abraço e boa semana.
Love your post dear! If you want you can check out my blog.I write about fashion, beauty, and lifestyle.Maybe we can follow each other and be great blogger friends!
Apesar de eu apenas me virar na cozinha, sabe que fiquei curiosa com esse livro? Não custa arriscar, né?
Beijo!
Quem não arrisca, não petisca Pathy! Literalmente nesse caso. ;)
Ahh adorei esse livro. Realmente não vemos muito esse nível de receitas por aí.
Gostei bastante das colagens misturadas com as fotos do pratos e ingredientes.
Minha mãe iria adorar, pois ela cozinha como ninguém.
Esses desafios eu achei bem legais porque alguns saem da nossa zona de conforto. Meu sonho é comer um bolo naked, acho lindo
Um beijo
O último desafio do livro é um naked cake de três andares com dois tipos de brigadeiro Jéssica. Já imaginou? *-*
Risoto sem arroz, festa infantil sem gordice??
aaaaaaaaaaaah eu não ia saber fazer nada disso hahaha.
Sou péssima na cozinha até nas coisas simples :(
O livro é bom justamente por isso Váh, ele nos ajuda a sair da nossa zona de conforto. :)
Amei a ideia do livro, dele ser tão bonito com colagens, figuras e local pra anotação. Tenha um ótimo dia, beijos!
Oi, Camila!
Dá uma sensação de não ter jogado dinheiro fora! hehehe! E aquele shampoo é muito bom. Tô pensando até de comprar de novo! ;)
O livro é lindo. Mas com certeza não serve pra mim, porque sou ruim até fazendo o arroz e ovo frito! hahaha!
Ótima terça!
Beijo! ^^
Hahaha! Não acredito Amanda!
Achei o conceito muito interessante!
Bjxxx
Ameeei a proposta do livro, acho que ainda não serve pra mim, me sinto uma iniciante na cozinha, porque tenho preguiça de cozinhar, então estou me esforçando para aprender a gostar de fazer comida <3 Eu gostei da capa, mas gostei mais ainda por dentro, ficou como se fosse um diário <3
Até mais!
Tem um clima de diário (ou de caderno de receitas) mesmo Amanda! <3
Gostei de conhecer esse livro com os desafios culinários achei bem bacana.
Beijos
Que ideia gira! Bem a minha cara!!
Hey Camila que demais, vou salvar a imagem, porque eu quero muito fazer! Adoreeeeei demais obrigada por compartilhar O/ Beijão!
Deve ser bem interessante esse livro.
Estou de volta!
Big Beijos
Oi Camila! Adorei o post, gosto de acompanhar o Food Network hahaha e assistir realities de comida como o Masterchef, mas confesso que sou um fracasso na hora de preparar alguma coisa. Um pouco de pratica eu vou melhorando! Um livro assim ajuda muito. hahah
Ajuda demais Walter! :)
Eu gosto de cozinhar, mas faço o básico, mesmo assim adorei a ideia do livro. Meu marido também gosta muito acho que ele iria amar.
Olá, Camila.
Esse livro não é para mim. Eu brigo até para fritar um ovo. Não consigo nem virar ele que já dá tudo errado hehe.
Hahaha!
Oi Camila, eu não sou o tipo de pessoa que gosta de cozinhar, mas de vez em quando me arrisco num ovo frito haha brincadeira. Achei a proposta do livro muito bacana, e amei o design dele, as colagens são muito bonitas!
bjs
Ariadne ♥
Mesmo não sendo a super prendada na cozinha, fiquei muito interessada no livro e com vontade de fazer esses desafios culinarios. Meu problema no momento é que eu odeio a cozinha da casa onde eu moro e não me sinto inspirada em cozinha numa cozinha que eu não gosto :(
Ai, isso é chato demais mesmo Taís. :(
Eu não sei cozinhar nada, mas gosto muito de ficar vendo vídeos de receitas ou livros, em casa minha mãe tem um monte. Achei bem interessante a proposta do livro, até eu fiquei com vontade de fazer esses desafios.
Beijos,
Gostei muito da ideia dessa do livro e da referência ao tal concurso, acho que iria gostar do livro =)
Estou SURTANDO com a diagramação belíssima do livro, Mi. E quantos conteúdos sensacionais! Adorei o detalhe das ausências de ingredientes. Fico apaixonada sempre que visualizo uma obra para instigar mentes a ousarem mais e serem mais criativas. Lindezura!
Gosto!
Adorei a ideia do livro!
Deve ser bem giro.
Um beijo
Fiquei aqui pensando como seria o risoto sem arroz. Achei super criativa a ideia do livro, já estava cansada de ver mais do mesmo.
São duas opções Natalia: uma usando quinoa e a outra usando couve-flor. :)
Achei o conceito super engraçado e super útil! Obrigada pela partilha :b
Beijinhos <3
que demaiss a proposta dele :D e quanta gente bacana participando! já pensei em fazer o da Julia Child (ao meu tempo, claro hahaha), mas esse é beeeeem mais possivel haha
Verdade Lorraine, esse me parece um pouco mais possível. Hahaha!
Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs
Não conheci o livro, mas parece muito interessante!
Eu gosto de ver videos simples (que aparece no fb) ou então um livro simples de culinária :)
Beijinhos
gostei da proposta do livro, ainda mais se faz a gente pensar fora da caixinha e preparar mais receitas fora do “padrao”. Demais, Camila!
Vou comprar com certeeeeza! E quero fazer todos os desafios, quando chegar eu posto no blog e te marco ♥
Oba! Me marca sim Stephanie, quero veeer! ♥
Nossa! Quanta honra! <3 Fiquei super feliz com sua primeira escolha :)
Essa receitinha tem um lugarzinho no meu coração, quentinho como um abraço…
Adorei seu espaço cheio de beleza e delicadeza.
Beijo enorme!