É numa dessas casinhas coloridas e simpáticas que mora Patavina e seus sete gatos serelepes. Doceira de mão cheia, Patavina nomeou os seus bichanos com delícias de várias partes do mundo ~ e não é que os seus gatinhos têm um apetite especial para todo tipo de guloseimas?
Um livro muito doce (literalmente!), que combina duas coisas favoritas aqui em casa: animais e culinária. A faixa etária indicada é a partir dos 6 anos, mas o meu filho de 2 anos e meio abraçou a história (ele está numa fase felina) e entende/curte todo o seu desenvolvimento. Talvez o texto seja um tiquinho complexo para uma criança menor, mas eu acredito que a leitura (e o interesse pela leitura) é uma questão de hábito ~ e palavras “difíceis” numa história são ótimas oportunidades de ensinar/aprender situações novas.
♥
Curiosos para saber os nomes dos gatinhos da Patavina (e seus países de origem)?
Crème Brûlée (França)
Pastel de Nata (Portugal)
Belewa Mustafá (países árabes)
Bolo de Chocolate (Brasil)
Sanshoku & Mochi (Japão)
Qumbe (países africanos) Tapioca
O mais divertido é que, além de terem nomes de doces, cada gatinho tem sua predileção por iguarias: de goiabada a gelatina, só gostosuras! Difícil não ficar com fome depois de ler, viu? Eu precisei pesquisar dois docinhos, que eu nunca tinha ouvido falar antes de ler no livro, o Qumbe e o Sanshoku (que tem até emoji gente! ), e agora estou aqui salivando, querendo experimentar os dois.
No final do livro Patavina nos presenteia com uma de suas receitas, escrita de forma muito linda e lúdica: biscoitinhos de chocolate e aveia! Eu fiquei na dúvida se a receita daria certo ou não na vida real, mas achei uma ideia incrível de atividade para fazer com as crianças: ler o livro e depois partir para uma aventura na cozinha. Criança geralmente ADORA “ajudar” a fazer receitas ~ é trabalhoso e faz uma sujeira danada SEMPRE, mas vale a pena ver a carinha de satisfação deles conferindo (e comendo) o resultado final. :)
♥
As ilustrações da Rosinha são o complemento perfeito para o texto meigo e melódico (a narrativa é ritmada) da autora Penélope Martins. Cada gatinho tem um jeito e traços particulares; os desenhos brincam lindamente com cores e formas. E o livro ainda tem uma brincadeira-bônus: encontrar o ratinho Cereja, escondido em todas as páginas (tem até uma festa de aniversário para ele no final!).
Patavina faz parte da Coleção Trupe-Trinques da Editora do Brasil.
Estamos curtindo muito o livro por aqui! \o/
♥
•
Patavina, por Penélope Martins e ilustrado por Rosinha
32 páginas • Editora do Brasil
♥
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!
Deve ser mesmo um livro delicioso! rsrs. E me fez lembrar de que – quando minhas duas filhas eram pequenas – eu escrevi um livro sobre 5 gatinhos, para entretê-las. O livro, escrito nas páginas de um caderno, nunca foi impresso. E elas sempre recebiam muitos livrinhos, de toda a família. Mas este despertava um interesse especial!
Beijo e boa semana
Ah, que história linda Marly! Beijos :*
eu ando achando a maior fofura livro infantis e fico com vontade de comprar para que eu mesma leia hahaha é muito amor, amei a proposta desse livro, parece tão divertido!
abraços, Cami.
Any.
Eu sempre amei literatura infantil/juvenil Any, mesmo antes de ter filho. :) Abraços.
Que fofura Camila. Adorei os nomes dos gatinhos <3, deu até vontade de ter um com um desses nomes!
Você sempre com novidades pra gente.
bjs
Olá,
Achei superfofa a proposta desse infantil. E as ilustrações estão belíssimas.
Nem sou o público, mas leria. E ficaria morrendo de fome pra provar os doces. Adorei os nomes felinos. haha
até mais
Sempre rola uma vontade de comer os docinhos depois de ler Nana. Hahaha!
Parece ser um livro lúdico e cheio de ensinamentos. Gostei!
Boa semana!
Até mais, Emerson Garcia
Oi Camila,
As ilustrações são lindas! O livro pode ser para crianças, mas as ilustrações não tem idade.
Beijos
Verdade Betty! Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Nossa, deve ser muito legal esse livro, e a atividade da receita deve se muito divertida de reproduzir, depois que a criança lê o livro. Tenho uma sobrinha que ama cozinhar, vou pesquisar esse livro pra ela.
bjus
AVA
CLARAMENTE é o livro pro meu filho do futuro, um filho de cozinheira que ama gatos kkk perfeito pra mim. Será que posso comprar e guardar por uns anos hein?
Beijão
Eu apoio Stephanie! :)
Livros assim são sempre maravilhosos. E as ilustrações são tão fofas e ricas em detalhes, o que já me faz querer ter um livro desse haha ♥
Beijos,
Lizzie
Que livro mais fofo Camila, fiquei curiosa em ler.
Big Beijos
Sounds like a wonderful book! The illustrations are amazing!
xoxo
Lovely
Eu amei a resenha do livro, achei tão linda as ilustrações e fiquei com vontade de ler. Deu até saudades de quando aprendi a ler e encarava qualquer livro que eu via pela frente, até os de leitura mais difícil. Gostei dos nomes de cada gatinho e eu nem sabia que existia essa mansidão de doces populares no mundo, vou até pesquisar alguns que não conheço. hehe
E só de ver a sua opinião sobre ele, já simpatizei com a autora, eu também amo doces e animais de estimação. E falando em doces, vou até comer um aqui em casa. kkk
Beijos.
Deu até vontade de comer um docinho por aqui também Leidiana! :) :*
Achei uma fofura que só :)
Beijos
Tem gatinhos já me apaixono, que livro encantador, não sou criança, mas quero para mim
Beijos
Look incredible ❤
Ai gente que amooor esse livro *-* e ainda juntou duas coisas que amo muito: gatinhos e doces! haha
Não tenho filhos, mas tenho um sobrinho de 10 meses. Acho que seria incrível ler esse livro pra ele quando estiver em idade de alfabetização e naquela fase curiosa de querer aprender tudo sobre o mundo, hahaha, além de incentivar a leitura, claro.
Beijos
Com certeza Renata, tenho certeza que ele vai amar. :)
que lindo, adorei essa dica!
Ahhh, que lindinho!!!! Eu amo essas historinhas. Eu tinha várias quando dava aula para crianças, mas doei todas elas.
=)
Suelen Mattos
Que amor esse livro e muito legal isso de juntar animais fofos e culinária, principalmente doces (amooo!).
Lindas as ilustrações também, seu filho deve estar adorando hehe :)
Está sim Váh! :)
Que amorzinhooo! Não conhecia não!
E adorei chamar no Brasil de ‘bolo de chocolate’! kkkk
beeeijos
Aiii que amor. Tudo de bom a mistura de animais com culinária. Tenho certeza que qualquer criança se envolve. Que legal saber que seu filho gostou :)
Muito bonito, claro que o meu favorito é o Pastel de nata!
Boa semana!
Hahaha! Eu sabia Marisa! :)
Olá!
Achei interessante cada gatinho ter nome de um doce rsrsrs, perece divertido.
Beijos.
Olá Camila,
Que livro mais fofinho, amei as ilustrações e os nomes dos gatos.
Big Beijos
Eu tbm não conhecia esse dois docinhos – de nomes difíceis – que você citou, fiquei curiosa tbm haha.
É bem legal quando uma história nos dá uma oportunidade de ser interativa, ainda mais um livrinho infantil! Legal ter as receitas ao final da história. Pode ser uma brincadeira muito boa tentar fazer os biscoitinhos hehe Amei a proposta do livro, amo livrinhos infantis ♥
Ahh que bonitinho! E eu também não conhecia esses doces que vc mencionou. E lendo os nomes dos gatinhos da historia fiquei pensando que Mochi é realmente um nome ótimo pra dar a um gato, muito foooofinhoooo!
Parece ser muito interessante!
Bjxxx
Fofura demais esse livro e essas ilustrações ♥
Oi Cami, tudo bem?
Que coisa mais amada esse livro. ♥ Sendo eu uma formiguinha e uma amante de gatinhos também já me vi conquistada pela história.
Beijos,
Priih
Oie Ca!
Eu quero ler e conhecer esses docinhos – sou uma formiguinha no quesito doces rsrsrsrsrssr E achei as ilustrações bem fofinhas
Beijos!
Pâm
The illustrations are so cute!!!
Eu já me imaginei com mais gatinhos só pra colocar esses nomes neles, haha! Ahh, que livro fofo! <3
Aww this sounds adorable! I have 3 cats myself so I always love gifting cat related things!