É uma casa portuguesa, com certeza! O Adegão Português é um restaurante super tradicional aqui do Rio de Janeiro, especialmente entre os descendentes e os amantes da culinária portuguesa. Fundado há mais de 50 anos no Campo de São Cristóvão, a casa já vêm marcando presença na Barra da Tijuca há mais de 10 anos ~ e agora chegou a vez da Zona Sul ser premiada com uma filial. \o/
O novo restaurante fica em Ipanema, numa casa de dois andares linda (e super bem localizada, na esquina das ruas Barão da Torre e Vinícius de Moraes). Fui saborear um menu-degustação à convite do chef e sócio Rafael Freitas (também no comando da cozinha da Barra há sete anos) e mostro para vocês o que eu mais curti no cardápio. Vamos conferir?
♥
Sabe quando você vai num restaurante e dispensa o couvert, para não exagerar na dose e focar no prato principal? Pois é, definitivamente NÃO faça isso no Adegão. O Couvert deles é sensacional e tem de tudo um pouco: cesta de pães, patês (pasta de salmão, de favas, ovos com maionese e, claro, de bacalhau), manteiga de ervas, azeitonas portuguesas, batata calabresa, cenouras temperadas, azeite com alho e ervas… ufa, bom demais. Não pulem essa parte peloamor!
Esse também é o momento de pedir o Bolinho de Bacalhau Coquetel (10 unidades de 25 g) ~ mas só se o grupo for pequeno, senão vai dar briga (nessa caso é melhor pedir mais de uma porção). Crocantes, quentinhos e saborosos, com uma quantidade equilibrada de bacalhau e batata, como todo BOM bolinho de bacalhau deve ser. Aprovado!
• Repararam na louça-fofura com bigodinhos? •
♥
Para os pratos principais fomos de Bacalhau dos 10 Anos, um prato criado para o evento de comemoração de 10 anos do restaurante do Rio Design Barra, que de tão bom, ficou para sempre no cardápio. Lascas de bacalhau com queijo parmesão, assadas ao molho de alho poró e camarão com camada de cebola, tomate em rodelas e batata ao murro. De chorar de tão bom!
Também experimentamos o delicioso Arroz de Costelinha, uma costelinha suína cozida em vinha d’alho por 2 horas, misturada ao arroz, refogada com alho, cebola, azeitonas pretas, favas e linguiça portuguesa. Sensacional.
♥
Na hora da sobremesa não tivemos maturidade e experimentamos um pouquinho de cada uma. Hahaha! O carro-chefe são os maravilhosos doces portugueses e o Toucinho do Céu (essa fatia amarelinha ali no prato) é o mais tradicional, desses que tem-que-provar. Outros destaques foram: Natas do Céu, Baba de Camelo e Copas de Amoras. Com água na boca só de lembrar!
Vale mencionar que toda a nossa refeição foi harmonizada com vinhos incríveis. A casa possui uma carta de vinhos bem extensa, selecionada por um premiado trio de sommeliers: Julio Oliveira, Francisco EdCarlos e Marcos Lima. A unidade de Ipanema também possui um café charmosissímo, onde você pode saborear essas doces delícias portuguesas a qualquer hora. #ficaadica
∴
Um super obrigada a toda equipe do Adegão Português, em especial ao chef Rafael Freitas.
AMEI conhecer a casa e recomendo a todos a visita. Vocês não vão se arrepender!
∴ info ∴
Adegão Português website & instagram.
Adegão Português Ipanema – Rua Barão da Torre, 248 – Ipanema/RJ
Funciona de domingo a quinta, de 12h às 24h; sexta e sábado, de 12h à 1h | Tel: (21) 3439-8879
Oi Camila,
Adorei a dica. ando pensando em visitar minha família no RJ e vou colocar o Adegão no meu roteiro.
Bjs
Gente do céu. Isso não é hora de ver um post desse!
Dica anotadíssima para quando for no Rio.
Beijo
Ahhh tanta comida portuguesa!
Querida Cami, aqui em Portugal chamamos Pasteis de Bacalhau aos bolinhos de bacalhau.
E as nossas sobremesas deviam ser crimes… são tão boas!
Qual gostaste mais?
Que bom encontrar este post hoje :)
beijinhos*
Deviam mesmo! rs… Eu adoro as sobremesas portuguesas, mas uma que eu gostei muito e que não conhecia ainda foi a Natas do Céu. Divina! beijinhos :*
Tens que vir cá!
Depois fazes 10 anos de dieta ahahaha
Beijo beijo
Sim Maria! Hahaha! beijo beijo :*
esse post agora ao meio dia é uma sacanagem! nossa que delicia deve ser esse restaurante, preciso conhecer da proxima vez que eu for ao Rio
Ai que delícia! Eu AMO comida portuguesa! Esse lugar me ganhou no bolinho de bacalhau haha
Um beijo
Um bela e deliciosa dica. Obrigada por compartilhar tão generosamente conosco. Estive em Portugal o ano passado e sua culinária é maravilhosa!
Quando for ao Rio, preciso visitar a casa.
Bjokas, Sheyla.
Adoro comida portuguesa, Camila… Esse post me deu fome e vontade de ir correndo pra esse restaurante;)
Bjs!
Achei uma graça o detalhe dos bigodinhos! <3
Se eu visse esse arroz de costelinha solto, não ia achar que era português (essa mania besta que a gente tem de só associar bacalhau ao país), ma ele tá lindo demais de ver.
esse arroz de costelinha devia estar uma delícia <3
sensacional o lugar!
bjoka
Que sensacional! Quero ir para o Rio e ‘devorar esse cantinho maravilhoso’: sim ou claro? Ai, fiquei tão encantada com todos os pontos positivos apontados. É tão bacana quando além do produto ser incrível, o local é aconchegante, com bom atendimento e afins, não é? Adorei a dica. Anotadíssima!
Que lugar maravilhoso! Morei no Rio por anos e não conhecia… Em Janeiro quando for fazer uma visitinha vou passar por lá ;)
Um beijo enorme.
Bem português…e pelas imagens…vale a pena visitar!!!
Bj amigo
Esse couvert <3333 e simmm, que coisa mais bonitinha esse detalhe dos bigodinhos! haha
Quanta comida deliciosa e apetitosa, me deu até fome! Ainda mais se for esse bolinho de bacalhau!! hmmm
Beijos,
to com água na boca, a cara desses bolinhos de bacalhau tá sensacional, na verdade todos estão, gente, esse arroz de costelinha, minha nossa, preciso disso agora, sem contar essas sobremesas maravilhosas *-*
Eu não como peixe, nem porco.Acho que ficaria mais com os doces mesmo.Os doces portugueses são maravilhosos *-*, salivei aqui também heheh.
Hmmmmmmm que deliiiiiiicia Cah! Já queeero esse bolinho de bacalhau! ADORO bolinho de bacalhau hahaha e já quero os doces também, eu também não teria maturidade e pediria tudo, sou muito formiguinha.. Beijokas!
Morei em Portugal quando criança e algumas das minha melhores memórias de lá envolvem a deliciosa culinária portuguesa. No bairro onde eu morava havia um passeio ribeirinho com muitos restaurantes e cafés, além de uma praça, e todos os fins de semana eu e minha família passeávamos por lá, comíamos em algum lugar por ali, era maravilhoso <3
Minha sobremesa preferida era o tradicional pastel de belém ,que lá também chamavam de pastel de nata. Aqui no Brasil, sempre que posso visito restaurantes portugueses e ressuscito essas memórias!
Muito vistosa a comida do Adegão, e parece ser preparada com muito capricho! quando eu for ao rio será um destino com certeza!
Vou para o Rio esses dias quem sabe n consigo ir
Bjs
Menina…são 08:36 da manhã e estou aqui com água na boca dessa tarde degustativa <3
Parece um lugar maravilhoso e uma culinária que nos surpreende. Vontade de ir a um lugar assim.
:***
Genteee o que é esse couvert, acho que ficaria só comendo isso de tão gostosinho que parece! Na próxima ida ao Rio pretendo conhecer :)
Beijos,
Amanda
Dá para ficar comendo só o couvert mesmo Amanda, de tão maravilhoso. Hahaha! Beijos :*
Quanta comida bonita, fiquei até com água na boca! Da próxima vez que for ao Rio, vou tentar visitar esse restaurante.
Beijos
Cami, me leva da próxima vez que você for ? Amei, os pratos, amei o menu. Essas sobremesas parecem maravilhosas! Fiquei com MUITA vontade de experimentar e comer tudo isso aí que você falou! Principalmente o bolinho. T_T ai parece delicioso demais! E vinho <3 melhor bebida da vida. Fiquei morrendo de vontade de sair da minha casa agora, e ir lá em 3, 2, 1 T_T
Vamos Clara! \o/
Salivei lindamente olhando esse bolinho de bacalhau. Que fome!!!
Bjinhos
Hmmmm, delícias portuguesas de dar água na boca! Parece tudo muito gostoso =)
Mila, socorro! Segunda vez (ou mais) que meu comentário dá tilte por aqui, rs. Mas estou comentando novamente, até porque uma indicação tão maravilhosa merece elogios repetidos. Seus detalhamentos são sempre tão enriquecidos e é maravilhoso encontrar um cantinho em que os produtos são deleitosos, mas acima disso, a sensação local é de conforto pelo ambiente e, principalmente, pelas pessoas ao redor – atendimento e afins -, não é? Estou louca para voltar no Rio e já deixei a ideia anotadíssima.
Seu comentário inicial está ali em cima Vanessa. :)
Que lugar mais lindo! Adoraria conhecer, vendo essas fotos essa hora é cruel demais, estou azul de fome.. <3
As vezes o couvert chega a ser melhor que o prato que você escolhe, hahaha! Só pela foto já fiquei desejando esse bolinho de bacalhau, nossa… Eu amo! Ok, já tenho o meu prato favorito, quando eu for no Adegão, com certeza será esse Bacalhau dos 10 anos, mas antes já vou estar pedindo o bolinho de bacalhau, haha! Também não teria maturidade pra experimentar só uma sobremesa, teria que ser tudo mesmo, hahaha!
Mila, tenho super tentado comentar aqui, mas sempre dá algum erro. ): Confirma para mim caso chegue a receber esse comentário? Enfim, de qualquer forma, repetindo: amei a indicação, obviamente! E surtei de vontade ir no Rio. Que aconchego maravilhoso o local emite e com o tanto de elogios não tem como não se empolgar: delicias para todos lados, incluindo na sensação do atendimento. Já estou em encantos!
Oi Vanessa, todos os seus comentários estão aparecendo e sendo publicados aqui no blog. Talvez o problema seja com o seu computador, você já tentou verificar de uma outra máquina? Um beijo!
Olá! Primeira vez aqui, visitando seu blog e já me deparo com um post maravilhoso que me deu muita água na boca!! Enquanto lia a respeito dos pratos, já quase conseguia sentir o sabor, mas com certeza só viajando para aí para ver o quanto deve ser bom MESMO! Adorei ;)
Um Beijão
Bem vinda Ane, volte sempre! Um beijão :*
Eu vi um vlog uma vez sobre esse lugar e já fiquei doida pra conhecer. Agora então.. Tá marcado pra minha próxima ida ao Rio :D
Hmmm! Fiquei com água na boca! Achei tudo muito bom. Imagina o sabor?
Bom final de semana!
Minha boca aguou com este post.
Fiquei babando em cada prato! Amei o detalhe dos bigodinhos e o fato da casa ter uma boa carta de vinhos, acho essencial em um bom restaurante português.
Beijão