Não sei se vocês se lembram, mas um dia desses eu resenhei um livro super bacana chamado Estação Onze, editado pela Instrínseca. O pano de fundo do livro é um mundo pós-apocalíptico, onde 99% da população foi dizimada e não existe mais energia elétrica, combustível… praticamente TUDO que move a nossa sociedade hoje. Dureza, né?
Em determinado momento do livro, um dos personagens começa a guardar objetos que contavam a história desse mundo, formando um pequeno Museu da Civilização. Esses objetos não tinham mais nenhuma utilidade, a não ser contar um pouco para as novas gerações sobre como havia sido o mundo antes da grande epidemia. Cartões de crédito, carteiras de motorista, aparelhos de TV, computadores…
A Intrínseca lançou o desafio e perguntou: o que você colocaria no Museu da Civilização?
OK, vamos falar sério gente! Como viver sem banho de chuveiro quentinho? Uma das coisas que eu mais sentiria falta, sem dúvida, é o acesso a água limpa e ~ claro! ~ o banho quentinho de todos os dias. Definitivamente não nasci para tomar banho de rio (ou de balde).
Objeto para guardar no Museu da Civilização: chuveiro
♥
Uma coisa que a gente nunca lembra quando pensa num mundo pós-apocalípico são nossos produtos de beleza favoritos. Alguns são tão presentes no nosso dia a dia que não imaginamos mais viver sem. Imagina um mundo sem protetor solar (insira emoji do grito aqui)! Fora os remédios, né? Já pararam para pensar no quanto é cômodo tomar um comprimidinho e ver a dor de cabeça ou os sintomas de uma gripe desaparecerem “magicamente”?
Objetos para guardar no Museu da Civilização: embalagens (obviamente vazias) dos seus produtos de beleza favoritos (só as lindas gente, por favor). ;)
♥
Agora, o que a gente mais sentiria falta ~ desse mundo tão globalizado e conectado ~ seria a facilidade de comunicação entre as pessoas e os países. Um mundo sem internet, sem correios, sem transporte público, significa um mundo extremamente local, voltado para as necessidades mais imediatas ~ e sem notícias do que se passa do outro lado do mundo (ou do outro lado da rua, para ser mais exata). No livro, os aviões acabam se tornando residências, uma vez que não poderiam ser mais usados como meios de transporte. Já imaginaram viajar a pé (ou numa caravana precária, como no livro) como única possibilidade? E como se guiar sem o Google Maps?
Objetos para guardar no Museu da Civilização: aquele ticket da sua viagem inesquecível, fotos e cartas de amigos e parentes que vivem longe, mapas.
♥
E você, do que sentiria mais falta nesse mundo pós-apocalipse?
Que objeto inusitado você colocaria no Museu da Civilização?
∴ info ∴
Leia a resenha de Estação Onze nesse post.
As ilustrações desse post são da Kat Chadwick.
nossaaa
com certeza seria da comunicação… tipo da gente poder falar com uma pessoa que ta do outro lado do pais
isso ia ser horrrivel Ca rsrs
bjos
kammy
Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT
Com certeza sentiria muita falta do chuveiro!
Uma das melhores invenções da vida!
E ia sentir muita falta do ônibus e do trem…
Eles são tão maravilhosos!
Transporte público ~ como viver sem?
Pergunta difícil… sentiria falta de muitas coisas, mas a primeira coisa que veio na cabeça foi a minha cama. =)
beijos,
Renata {www.nomeuapartamento.com.br}
A cama até que dá para preservar num mundo pós-apocalíptico Renata. Menos mal. =)
Sentiria falta de um bom chuveiro, mas a minha cama, ai my morreria de sdds de filmes e séries também E a facilidade de encontrar comida.
Nossa Lua, morreria de saudades de assistir filmes também. Imagina que tristeza… :(
Com certeza também guardaria as embalagem dos produtinhos de beleza que já não sei mais viver sem!
Além do chuveiro, uma garrafinha d´água. Anda sempre comigo <3
http://workingmachine.nu/
Eu no momento que vi o livro amei a capa dele, so que a história eu não gostei. Mas esse desafio da intrínseca bastante legal
bjinhos
http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/
Que ideia demais! Acho que a minha maior falta seria de água, realmente, um banho quentinho é tudo de bom.
rasgadojeans.blogspot.com
Realmente eu não viveria sem remédio de dor de cabeça.
Sofro de enxaqueca e tomo quase todo dia rs
Kisses
haha, adorei! realmente sem chuveiro quentinho nao dá pra viver!
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Nosssa, realmente chuveiro É UM SONHO!!! Ia sentir muita falta de algumas comidas também, porque certeza que teríamos poucas variedades.
Beijos, Love is Colorful & Sorteio Lentes para Celular
Noooossa… te contei na ocasião do post que não gostava de narrativas assim, mas que o livro tinha me parecido muito interessante. Mas só do fato de lançar essa reflexão do que colocaríamos no museu, já fico medrosa kkkk. Eu colocaria o chuveiro com certeza, o celular, a minha TV, e o passaporte talvez? Tantas coisas… :P :*
que bacana esse livro! :’) me interessei!
adorei as coisas que você colocaria no museu, eu certamente sentiria falta de muita coisa, imagine viver sem poder me comunicar com amigos distantes? </3 que triste! mas acho que o que eu colocaria no museu, seria um ipod com minhas músicas favoritas e meu fone.. não consigo me imaginar sem meus fones haha
beijão, lê :*
osbeneficiosdebebercafe.wordpress.com
Leticia, o problema do ipod é que, num mundo sem energia, não ia dar para recarregar, né? :/
que livro inteligente! Eu sentiria mta falta de um banho quentinho, comida e filmes viu? Hahah
bjoka http://diadebrilho.com
Nossa, que reflexão você me instigou a fazer Camila! Acho que o que mais me assusta é a falta de água limpa. Não consigo imaginar a vida sem água… Fiquei assustada.
Eita Cami, nunca tinha pensado nisso, mas vamos ver… Acho que sentiria muita falta do microondas que salva minha vida. E no Museu da Civilização eu colocaria uma geladeira!
Beijo no core <3
Adorei a iniciativa. As ilustrações são muito legais! Acho que guardaria boas memórias nesse museu.
http://www.jj-jovemjornalista.com/
Oi Camila,
O que eu sentiria mais falta seria a internet. Eu viraria um peixe fora d’água se tivesse que viver desconectada.
Bjs
Eu sentiria falta da internet uahuahs, mas acho que em um museu é super necessário se ter algumas peças de roupas, afinal a Moda serve pra contar muita coisa da história de uma civilização.
Super legal o post ^^
Adorei o post, Ca!! Estou aqui refletindo…o chuveiro, com certeza sentiria falta!! O meu smatphone, notebook, internet, nossa, nem me fala!!! A água, roupas quentinhas…kkk…nossa, estou imaginado várias coisas que vou escrever uma lista daqui a pouco…kkkkk…seu post me fez pensar muito, a gente vive no automático e só quando não tem luz, por exemplo, percebemos a falta que faz e como é difícil ficar sem…um beijo!!
Ai, Camila, já pensei num mundo assim, normalmente penso depois de ver filmes sobre o assunto e nossa, que horrível seria! Acho que os remédios e cosméticos seriam as coisas que eu mais sentiria falta haha.
beijo!
http://www.belatriz.info
Nossa, eu sentiria falta de tanta coisa! A maioria dos meus amigos moram longe, então sentiria muita falta de poder manter contato facilmente com eles.
Beijos
Acho que não cheguei a ler a resenha desse livro, mas já vou procurar porque fiquei bem curiosa. Sabe que eu sempre penso nessas coisas quando estou lendo/ assistindo uma história de pós apocalipse? Vivemos em um mundo tão rápido e confortável que ficar sem tudo isso será um sufoco caso aconteça algo do tipo. Acho que também sentiria falta dos banhos quentinhos, mas também dos livrinhos novos e do meu Kobo! XD
Um beijo!
Nossa!! Que coisa difícil de se pensar…são tantas coisas que eu sentiria falta! Chuveiro com banho quente, cafeteira e café quentinho, meu celularrrrr ohhhhh!!! Minha cama e edredom quentinho…Ahhh Não! Não quero mais pensar nisso hahahahah
Beijão, Camila!
Nossa, eu quase nunca me interesso por livros que as pessoas resenham em blog (haha), mas esse deve ser muito bacana! Vou dar uma procurada :)
E, poxa, objeto inusitado eu não sei… Mas eu sentiria falta do chuveirinho e produtinhos de higiene, claramente! E de cerveja :3 E também de cartões postais! Eu amo, tenho vários, e bom, seria bacana ter cartões expostos pra que a gente não esquecesse de como era o mundo antes do colapso ˆ_ˆ
beijos
Ai, um mundo sem cerveja gelada. Que terror. Hahaha! Beijos :*
Que pergunta difícil!
Sentiria falta dos banhos quentinhos recheados de brincadeiras com a pequena. XD
Bem, acho que levaria para o museu da civilização um punhado de fotografias queridas e livros
o que eu mais sentiria falta seria da telecomunicação…não saber o que se passa, o que acontece ia me matar kkkkk
Eu levaria livros, muitos livros hahah
bjss ;*
arisecondo.blogspot.com.br
com certeza seria livros, plantinhas, cachorros e música :p hahaha
não viveria sem mesmo
beijo
Uau, adorei o tema do livro!!
Aiii, mas não sei o que deixaria no museu não, mas o chuveiro é uma boa, né???
Acho que eu deixaria no museu os meus antigos óculos! Agora não preciso mais deles porque operei, mas imagina quem precisa e não tem como fazer? Dureza!
Beijos!!
Não tinha pensado nisso Gábi, mas eu teria que fazer um estoque gigante de lentes de contato antes do mundo “acabar”. Hahaha!
Hahahah já estou psquisando o livro igual doida, adorei a ideia dele. E chuveiro sem duvidas é uma coisa q nunca pensei em levar, mas REMEDIOS… quem vive sem? aguentar aquela dor de cabeça ou de estomago sem nada para aliviar deve ser barra… adorei a ideia do post. Um beijo!
:O não dá nem pra imaginar. Eu levaria comigo alguns novelos e minhas agulhas de tricô. Acho que foi a primeira coisa que me ocorreu!
Que post incrível! Fiquei louca pra fazer um desses no meu blog.. Posso?
Então, concordo com os seus objetos. Só acrescentaria na lista o computador e o microondas.. Acho que a vida ficaria bem foda sem esses itens fundamentais.
beijos.
http://amandatelo.com/
Claro que pode Amanda! Não esquece de me avisar aqui quando você publicar o post! Beijos. :*