Invisível

Invisível, por Tom Percival | resenha Não Me Mande Flores

Uma linda recomendação para quem gosta de histórias simples, mas muito sensíveis. Invisível, escrito por Tom Percival, é um livro (recomendado para crianças de 5 anos ou mais) que trata de um tema raramente abordado na literatura infantil: a pobreza. Não é um assunto fácil ou agradável de conversar com os pequenos, especialmente porque nós, como pais (ou tios, avós etc) gostaríamos de ter o poder de blindar as nossas crianças de todos os problemas do mundo ~ mas acho MUITO importante introduzir o assunto e mostrar para eles que existem outras tantas realidades, muitas vezes mais perto do que a gente imagina ou gostaria.

Invisível, por Tom Percival | resenha Não Me Mande Flores

Isabel é uma menina feliz, que sempre vê o lado bonito da vida. Ela sabe que a família não tem dinheiro para muitas coisas, mas sabe também que eles têm a coisa mais importante de todas: uns aos outros. Um dia seus pais simplesmente não conseguem pagar o aluguel e todas as outras contas, por isso precisam deixar a casa onde moravam, onde tinham todas as suas lembranças felizes.

Morando do outro lado da cidade, numa parte fria, triste e solitária, Isabel começa a se sentir invisível. Ninguém parece notá-la, as pessoas passam por ela como se ela não existisse. Com o passar do tempo ela começa a notar algo que nunca tinha percebido antes: outras pessoas invisíveis! MUITAS. A velha senhora que planta flores em latas vazias de tinta, o homem que dorme no banco e alimenta os pássaros no parque… E todos parecem tão sozinhos. :(

Invisível, por Tom Percival | resenha Não Me Mande Flores

É aí que Isabel decide ajudar: planta flores, alimenta os animais de rua… Esse movimento atrai outras pessoas ~ e quanto mais pessoas chegavam, mais elas podiam ser vistas! A menina descobre que fez algo muito especial, uma das coisas mais difíceis que alguém pode fazer: a diferença.

Invisível, por Tom Percival | resenha Não Me Mande Flores

O livro é um amor e a mensagem é belíssima. Começa num lugar absolutamente devastador e termina numa nota mais do que positiva, com uma sensação de que o final feliz é possível, apesar das adversidades. Pequenos gestos podem SIM fazer a diferença, inspirar mudança e participação. É bonito demais ver a comunidade se organizando e se ajudando nas pequenas tarefas e observar como essa transformação vai ganhando vida nas ilustrações.

Fiquei apaixonada pela história e recomendo demais para crianças (e adultos) de todas as idades. Para quem ficou curioso e quiser dar uma olhadinha em como o livro é (lindo) por dentro, vale a pena assistir esse vídeo (em inglês) onde o próprio autor Tom Percival narra a história. A versão brasileira do livro, editada pela Catapulta Junior é igualmente linda.

Invisível, por Tom Percival | resenha Não Me Mande Flores

Invisível, por Tom Percival
32 páginas (capa dura) • Catapulta Junior

Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

57 Comentários

  1. chica says:

    Um amor de livro mesmo! História foda, sensível e doce! Lindas ilustrações! beijos, chica

  2. Oi Camila,
    Amei sua indicação, esse livro é lindo demais. Com certeza, temas tristes e difíceis também tem que ser trabalhado com crianças para eles terem a noção correta de mundo.
    Obrigada pela resenha ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos

  3. This looks precious 💕🌸💗So lovely to read about this one. Great art too! Oh, and thank you for reading and your comments 💗💗💗💗💗

  4. ellie says:

    Adoring. So poignant! Great post! All the best to you and your blog! Thank you for being here. 🦋🦋🦋🦋🦋

  5. So love this great story. Beautiful artwork too.

  6. So great to know about this video and book. Looks so amazing that I would have to watch it more than once. Thanks for your comment too.

  7. Que livro adorável. Eu nunca vi um livro para crianças com esse tema mas, é importante mostrar para elas as várias realidades que temos ao nosso redor. As ilustrações são lindas demais.
    Bjus!

  8. Que lindeza! Amei a recomendação. Vou incluir na lista! <3

  9. Marly says:

    Muito lindo. Costumava comprar livros assim para minhas filhas, que agora são adultas. Hoje compro para os sobrinhos, rsrs.

    Beijo

  10. Flávia says:

    menina, apaixonei! Vou ter que comprar pra minha filha (a desculpa hehehe) mas claro que é pra mim! bjks

  11. Tay Ribeiro says:

    Que amor esse livro, já quero comprar por amar livros que deixam um quentinho no final.
    beijos

  12. Helaina says:

    Oi, tudo bem?
    Que livro fofo! Você tem toda razão, a vontade que dá é blindar as crianças de tudo que há de triste no mundo, mas isso é pior para elas. Então porque não mostrar para os pequenos esses assuntos com a sensibilidade que eles merecem? A dica já tá anotada aqui!

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!

  13. Um livro lindo e invisível para todos lerem, um livro perfeito para a criançada ler, anotado aqui bjs.

  14. Débora says:

    Este livro parece ser emocionante. Realmente falar sobre a pobreza é um assunto delicado. Que bom que ele termina de uma maneira positiva. Quem dera se todas as histórias da vida real pudessem ser assim.
    Fiquei com muita vontade de ler. As ilustrações são lindas!

  15. Tati says:

    que amorzinho as ilustrações! acho uma fofura como livros infantis são tão delicados. e realmente, o tema é muito sensível, mas importante de ser discutido desde cedo para termos cidadãos mais conscientes <3

  16. Que livro incrível Camila, fiquei curiosa em ler.
    big beijos

  17. Que livro lindo, fiquei encantada nele e desejei demais ele para mim, mesmo não tendo filhos

    Beijos

  18. Amei isso! Escrever livros infantis deve ser muito difícil porque a pessoa precisa saber passar um tema complexo de uma forma simples – e, pelo seu post, acho que esse livro faz isso. Amei a ideia, acho importante discutir esse tipo de assunto com as crianças.

  19. great story with wonderful illustration….
    Thank you for sharing

  20. Citu says:

    Bella hstoria te mando un beso.

  21. vanessa says:

    Olá!
    Amei demais conhecer essa história, as imagens já me deixaram curiosa e lendo essa resenha e recomendação para crianças e adultos lerem me fez querer ler o quanto antes.
    Vou procurar e ler com toda certeza.
    beijos.

  22. Oi!
    Realmente a pobreza é um tema pouco abordado em obras para o público infantil, gostei da dica.

    Beijão

  23. Lovely says:

    The book sounds wonderful. The illustrations are beautiful.
    xoxo
    Lovely

  24. Emerson says:

    Deve ser um livro muito legal e com muitos ensinamentos.

    Boa semana!

    Até mais, Emerson Garcia

  25. Carol R says:

    A ilustração é maravilhosa
    bjs

  26. Wanessa says:

    A ilustração tá linda e me deixou ainda mais curiosa pra ler a história a fundo.
    Adorei a dica.
    bjs

  27. Marina says:

    Que gracinha! Eu gosto dessas indicações de livros ilustrados, mesmo que infantis.

  28. Simple Girl says:

    Não conhecia, mas fiquei muito curiosa :)

  29. Ashley says:

    Thank you so much for sharing this!

    -Ashley

  30. Caraca! Que livro lindo! Fiquei encantada com a premissa, arte das páginas e a história. Não é só necessário para crianças, como também para adultos! *-*

  31. S says:

    Such lovely book!
    Those illustrations are really wonderful!
    XO
    S

  32. Leyanne says:

    Oie, que encantador!! Adorei.

    Bjs

  33. Sempre fico encantada com as suas recomendações de livros infantis, não tem jeito. E o mais legal é que não são só histórias para serem fofas, mas escolhem um assunto importante para abordar de um jeito sensível e especial para as crianças. Amei muito!

    Beijos

  34. Thais Terra says:

    Parece ser um livro encantador! Fiquei com muita vontade de ler. Lindo!

    Beijoos ;*

  35. Allie Mackin says:

    Oh wow this looks like a lovely book. So beautifully illustrated. And yes children should be aware that there are others out there less fortunate.

    Allie Mackin

  36. Meu Deus que lindeza e delicadeza! e as ilustrações? Lindissimas também <3 amei a indicação obrigada por compartilhar,

  37. Gostei
    Um abraço e bom fim-de-semana.

  38. Carol Daixum says:

    Cams, outro dia estava buscando um livro para dar de presente e me deparei com esse. Acabei não levando, mas ao ler a sua resenha, me arrependi. Parece ser incrível e deu vontade de ler também e presentear as crianças. ♥ Dica mega anotada e que fez a diferença.

    Beijos, Carol

  39. AAA que coisa linda, cores, traços… Tudo clean e amorzinho! Adorei, não conhecia!
    beijos

  40. Silvana says:

    Olá, Camila.
    Eu adoro livros infantis porque geralmente trazem lições maravilhosas e que por vezes são mais significantes para nós adultos. E esse ainda tem o bônus de ser lindo fisicamente.

  41. Maria says:

    Camila, pela sua análise é certamente um livro fascinante, pela historia, pelas imagens e principalmente pela mensagem que transmite.
    Obrigado por esta excelente partilha
    Beijos

  42. Mas que história incrível e com uma mensagem bastante positiva, apesar de tudo! Onde vivo também me sinto assim, talvez por isso tenha um blog!
    xoxo

  43. Priih says:

    Oi Camila, tudo bem?
    Que coisa linda e sensível. Adorei as ilustrações! Mas de fato é um tema difícil, imagino que precise de muita delicadeza falar sobre com as crianças.
    Beijos,

    Priih

  44. Oi
    parece ser uma boa história, retratando um tema dificil de uma forma sensível para influenciar as crianças serem pessoas melhores.

  45. Kaila Garcia says:

    Gente, que livro incrível, delicado e abordando algo tão importante! Amei conhecê-lo através do seu blog.

  46. Lady Sybylla says:

    Gente, que fofura! 🤍

    Li recentemente um livro fofíssimo e lembrei de você! Se chama Para aqueles que querem voar, é um livro infantil lindinho demais. O patinho da história é uma gracinha. 🦆

  47. Any says:

    Quanta sensibilidade, fiquei com vontade de ler!

  48. Bishop says:

    Um conceito de mundo invisível

    É um mundo que às vezes parece não existir, mas que está sempre presente. É o mundo dos sentimentos, das emoções, dos desejos e das paixões. É o mundo dos sonhos, das fantasias e das ilusões. É um mundo que habita dentro de cada um de nós e que nos influencia de forma invisível.

    Por vezes, esse mundo nos parece tão distante e inacessível, que chegamos a duvidar da sua existência. Mas basta olharmos para dentro de nós mesmos e percebermos o quanto esse mundo é real e influente na nossa vida.

    O mundo invisível é o mundo dos nossos sentimentos e das nossas emoções. É um mundo que nos influencia de forma invisível, mas que está sempre presente.

  49. Ana says:

    Oi, Camila, tudo bem?
    Eu dei de presente este livro para minha sobrinha e ela adorou. Excelente dica, obrigada por compartilhar ❤️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *