Tom na Fazenda (Tom à la ferme, dir. Xavier Dolan, 2013)
Tom acaba de perder o namorado e está dominado pela tristeza e solidão. Quando decide viajar até a fazenda da família do seu amante, descobre que a sua mãe não estava ciente da orientação sexual do filho e acaba desenvolvendo uma relação conflituosa e intensa com seu irmão. Um thriller psicológico carregado de momentos de tensão, de uma sensualidade estranha (inexplicavelmente impulsionada pelos motivos errados) e atuações hipnotizantes. Mais um filme impressionante do Xavier Dolan (cujo trabalho vem me conquistando desde o maravilhoso Mommy). Assistam (os dois)! Veja o trailer.
As Maravilhas (Le meraviglie, dir. Alice Rohrwacher, 2014)
A rotina de uma família de apicultores da zona rural da Toscana é alterada com a chegada simultânea de um adolescente-problema e um reality show que pretende premiar talentos agrícolas locais. Gelsomina é a mais velha de quatro irmãs e representa ao mesmo tempo o ideal do campo e o desejo do mundo exterior. O interessante aqui é que o filme não toma partidos: o concurso é uma representação do mundo moderno, ridículo e artificial, mas a vida na fazenda não é retratada como pura e idílica e sim, como dura e cheia de provações (apesar de simples e autêntica). Ganhador do Grande Prêmio do Júri de Cannes em 2014. Veja o trailer.
♥
Como eu Terminei Este Verão (Kak ya provel etim letom, dir. Aleksey Popogrebskiy, 2010)
Sergei e Pavel, um meteorologista experiente e um estudante, estão completamente isolados numa base de pesquisa em uma ilha no Oceano Ártico. Pavel recebe uma mensagem importante pelo rádio, que precisa repassar ao colega, mas não consegue encontrar o momento certo para entregar a má notícia. Aos poucos, a mentira e a omissão vão se transformando em suspeitas e medo, com consequências desastrosas. Uma surpresa esse drama psicológico russo, especialmente interessante para quem gosta de uma estética minimalista e um ritmo mais lento (bem compatível com esse tema do isolamento), mas nem por isso menos tenso. Veja o trailer.
The Light Bulb Conspiracy (dir. Cosima Dannoritzer, 2010)
Um breve documentário sobre a obsolescência programada ~ em outras palavras, a história de como as empresas projetam seus produtos para falhar, obrigando os consumidores a comprarem novos produtos inevitavelmente mais cedo. O filme aborda o primeiro acordo mundial criado especificamente para reduzir o tempo de vida da lâmpada incandescente (a primeira vítima oficial da obsolescência programada). O documentário mostra ainda como, a partir dos anos 50 e do nascimento da nova sociedade de consumo, o conceito assumiu um novo significado: agora a ideia é incutir no consumidor o desejo de possuir algo um pouco mais recente, um pouco melhor e um pouco mais cedo do que o necessário. Essencial para quem está repensando os hábitos de consumo (que deveria ser todo mundo, na verdade). Veja o trailer.
♥
E vocês, o que têm assistido?
Deixem suas dicas nos comentários. :)
NÓ SSA!
Não escutei falei de nenhum e já quero assistir todos, principalmente o primeiro, gostei do banner, da resenha *–*
Obrigada pelas dicas Cami!
Beijão,
Isa
Acho maravilhoso e tão fundamental o The Light Bulb Conspiracy. Adorei as indicações, como sempre, Mila! Fiquei curiosa para o “Como eu Terminei Este Verão”.
Fiquei com muita vontade de ver o documentário, é muito interessante refletir como nós encaramos o consumo nos dias de hoje.
Não conhecia os filmes, mas fiquei interessada nesse documentário, vou procurá-lo.
Beijos
Tô bem procurando filmes interessantes para ver nesse fim de semana.
Amei as dicas
bjs
Amei esse documentário, sou louca por sociedade de consumo. Valeu pela dica Camila ;)
bj
Oi Camila! PRECISO ver esse documentário The Light Bulb Conspiracy, sempre me pergunto porque as coisas quebram com tanta facilidade hoje em dia e não me conformo em ter que trocar de celular quase todo ano. ADOREI as indicações, adoro documentários!
Adorei as dicas, pretendo ver os filmes em breve. Mas tenho uma curiosidade: como você faz para achar esses filmes? Aluga em locadoras ou usa o torrent mesmo? Beijos!
Oi Mila, eu uso muito o torrent mesmo, acho que tem (pelo menos) uns 5 anos que eu não entro numa locadora. Beijos!
Minha irmã viu esse “As Maravilhas” e adorou, ficava me falando o tempo todo rssss preciso ver também!
Cada filme bem diferente, legal essas dicas, filmes bem alternativos!
bjs
Patty Lye
Amei a proposta de todos! O The Light Bulb Conspiracy me lembrou as aulas de estatística, quando meu professor falou como chegam ao período de garantia, já levando em conta que o produto vai dar defeito só depois disso. Quero muito ver os cinco :)
Mila, meus comentários andam sumindo daqui. ): Sempre que volto, não encontro. Algo louco está acontecendo, rs. Mas tentarei novamente firmar o quanto adoro as suas indicações! Considero o “The Light Bulb Conspiracy” fundamental (adorei ver por aqui!) e fiquei super curiosa para assistir o “Como eu Terminei Este Verão”.
Oi Vanessa, seus comentários não estão sumindo não. O seu anterior tá ali em cima! :)
Não conhecíamos nenhum dos filmes, mas parecem ser super interessantes.
Beijos
Oi Mila! Adorei todos os enredos mas admito que os dois primeiros me chamaram mais atenção. Assisti Frida dia desses, da pra acreditar que demorei tantos anos a ver esse filme?!
Obrigada pelas dicas! Minha falta de tempo voltou, ocupada por trabalhos, mas assim que eu puder relaxar, certamente verei alguns desses!
:**
Eu assisti há tanto tempo Bárbara, acho que até já dá para assistir de novo para relembrar! :**
Gostei demais dos cartazes e das sinopses dos dois primeiros. Vou adicioná-los à minha listinha!
Vou deixar a indicação de alguns filmes pra você: Fale com ela, do Almodóvar; Alabama Monroe e A Garota Ideal.
Já assisti os três Del, mas adorei as indicações. Manda mais! :)
olha, esses 4 ainda nao conhecia, fiquei com vontade de ver, vou aproveitar o fds pra procurar alguns
Tenho que ver esse documentário! Parece ser muito bom, adoro esses temas.Concordo com você, devemos repensar e muito nossos hábitos de consumo.E não só com aparelhos, mas com roupas e cosméticos também.
Beijos
Nossa, não conhecia nenhum dos filmes! Tenho que confessar que sou bem preguiçosa para assistir filmes, mas fiquei bem interessada em “Como eu Terminei Este Verão”, ainda mais por ser russo! Vou procurar. <3
Um beijo!
Garota, me passa indicações de filmes franceses? Por favor! Eu sinto muita falta de assisti-los. Saudades filmes cults HAHAHA Adorei as indicações, meu último filme foi procurando Dory e vou ver Tarzan e Caça Fantasmas em breve (a colunista do blog fez um post sobre o filme e me deixou com vontade HAHAH)
Você gosta de que tipo de filme Carla? Sou a rainha do filme francês, mas preciso saber que gênero você curte antes de indicar. :)
Por isso adoro essa categoria. Nunca ouvi falar de nenhum desses filmes. Adorei as sugestões.
Preciso ver esse documentário! Parece ser MUITO legal!
Um beijo
Achei interessante esse Como eu Terminei Este Verão, gostei da sinopse. Também achei interessante esse The Light Bulb Conspiracy. Não conhecia esses filmes ainda. Ultimamente eu ando vendo é bastante séries, os filmes que eu vi foram os lançados no cinema que eu estava muito afim de ver, haha!
Você sempre tem dicas ótimas de filmes. Achei esse último doc interessante, quero assistir!
não conhecia nenhum mas fiquei muito interessada em assistir todos!
Oi Camila,
ontem eu lembrava que há tempos não vejo um filme. Curti suas indicações. Vou anotar aqui.
Bjs
Oi, Camila!
Adorei as dicas, fiquei interessada em todos os filmes / documentário. O número 4 retrata bem a realidade… Comprei uma estufa há pouco tempo e já tive que comprar uma nova…
Abraços e uma ótima semana, Cris
Hoe, Camila! Tudo bem? :)
Meodeos, a descrição que você deu desse documentário me pegou de jeito e já foi adicionado à lista do que preciso ver logo! Desde que me liguei mais em reciclagem e organização, sempre estou procurando entender mais sobre consumo consciente, então será de grande valia.
Não estou acompanhando nada com afinco ultimamente, mas confesso estar ansiosa para assistir “Stranger Things” e a 2ª temporada de “American Crimes”. Ainda estou em processo de encodar dois doramas japoneses, “Youkoso, wagaya he” e “I’m Home”. :)
Beijos, flor!
Oi Camila,
Os dois primeiros não fazem muito o meu gênero, mas os últimos sim.
Tem sorteio de uma clutch no blog. Vou ficar feliz se vc participar.
Bjs
Acredita que não tinha ouvido falar sobre nenhum deles? Parecem ótimos! Vou assistir!
Bjoss
Muita gente não sabe, mas eu adoooooo livros como esse último que você citou, borbulha minha curiosidade de publicitária hahaha já quero ler! Beijokas :0
Adorei esses todos, ainda não vi nenhum deles.
Ultimamente tenho visto mais séries, acho que o último filme que eu assisti foi a Chave de Sarah.
bjs Má
O filme é bacana Má? Estou com ele aqui na minha listinha de filmes para assistir. bjs
Não conheço nenhuma dessas quatro obras, mas me interessei muito pelo primeiro, aliás, ainda não assisti Mommy, mas está na minha listinha! Beijos!
Não tinha ouvido falar sobre nenhum deles.. Adorei as indicações.
Eu já tinha ouvido falar desse termo, da obsolência programada, mas não sabia que tinha um documentário sobre. Olhei no netflix e não achei, mas vi que tem um link dele completo no YT! Já salvei aqui :D
Sim Lorraine, tem o filme completinho (e com legenda) no You Tube. :D
Oii Camila!
Nunca ouvi falar em nenhum desses filmes! Fiquei bem interessada em assistir Tom na Fazenda e Como eu terminei esse verão!
Beijos!
Puxa, não conhecia nenhum desses. Gostei muito das sinopses, mas o que mais me chamou a atenção foi o documentário! Fiquei muito curiosa!
Esse Como eu Terminei Este Verão parece muito interessante! Gosto de filmes tensos. Haha
Beijos!
MEU DEUS meus olhos ficaram em alerta só pelo nome ♥♥xavier dolan ♥♥ preciso super assistir esse filme! Cami, você já assistiu ‘ As canções de amor’ que é com o louis garrel? acho que você vai gostar.
E séries hein quais tem assistido ? ♥
Louis Garrel é vida. Vou até assistir Les chansons d’amour de novo para relembrar Renato. ;) Com relação às séries estou assistindo The Sopranos desde a primeira temporada (que foi ao ar em 1999). Maravilhoso! :*
Tô desconfiada de que temos um gosto pra filmes bem parecido, curti muito as indicações e com certeza elas já vão furar fila na frente das muitas listas de filmes que tenho pra assistir rsrsrs
\o/
Camila, quando vejo esse seu post lembro como preciso parar tudo que estou achando que to fazendo e ir ver filmes apenas.
Eu estou muito querendo assistir filme como assistia antes. E não tem jeito, gosto é dos bem alternativos, mas faz tanto tempo que não baixo nada que nem me lembro mais onde eram minhas fontes…
Você tem alguma dica de onde encontrar filmes lindos?
Me interessei muito por Le Meraviglie.
Oi Rayani, infelizmente eu não tenho um local específico para indicar. Esses filmes alternativos costumam mesmo ser mais difíceis de encontrar. Beijo!