1. Sonhos partidos, por M.O. Walsh – tradução de Alexandre Martins
título original: My sunshine away • Intrínseca
A vida de um pequeno bairro bucólico em Baton Rouge, capital do estado da Louisiana muda repentinamente no verão de 1989, quando Lindy Simpson, uma adolescente alegre e estrela das pistas de corrida é estuprada em frente de casa. Ao todo, são quatro os suspeitos do crime, entre eles, o narrador da história: um jovem obcecado por Lindy, que mora a apenas duas casas de distância. Uma dessas histórias envolventes, que a gente não consegue largar até saber finalmente o que aconteceu. Mas o aspecto do crime (e o suspense da revelação do culpado) não é o único atrativo do livro. As reflexões do narrador sobre a juventude, a culpa e o amor, entre outros aspectos da vida, fazem do livro uma experiência intensa e comovente. Nada mal para um livro de estreia.
•
2. Filme Noturno, por Marisha Pessl – tradução de Alexandre Martins
título original: Night film • Intrínseca
O livro acompanha a investigação do jornalista Scott McGrath sobre o suposto suicídio da filha do popular diretor de filmes de terror Stanislas Cordova. A jovem foi encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan, mas Scott acredita existir um mistério não revelado por trás da tragédia, assim como por trás da vida do diretor, não visto em público há mais de 30 anos. Assim como Scott, nós leitores vamos aos poucos sendo atraídos para o mundo misterioso e hipnótico de Cordova. A autora pontua a trama com recortes de jornais, páginas da internet, relatórios policiais e outros artifícios que dão uma sensação real de investigação e agilidade ao livro. Dá para sentir um pouco do clima da história assistindo o book trailer. Não fiquei particularmente empolgada com a trama, mas o livro tem sim vários momentos dignos de um ótimo thriller de suspense (e os direitos de adaptação para o cinema já foram comprados, by the way).
♥
3. O Jantar, por Herman Koch – tradução de Alexandre Martins
título original: Het Diner • Intrínseca
Depois de ler o Casa de Praia com Piscina e ficar super impressionada, quis ler esse outro livro do autor holandês, que foi super comentado (e elogiado) por aqui. A história se passa durante um jantar, num restaurante sofisticado em Amsterdam. Dois casais conversam sobre amenidades, até que o real motivo do encontro vêm à tona: algo terrível que os seus filhos fizeram e que precisa ser discutido. Achei o estilo da narrativa (narrador-personagem, sarcástico, observador e com uma mente feroz) bem semelhante ao de Casa de Praia com Piscina. O desenrolar da história e o desfecho final são tensos e surpreendentes. Para terminar o livro com pouca fé na humanidade (mas bastante fé na habilidade de Koch como escritor). Torcendo por mais traduções do autor para o português.
•
4. Os Lança-Chamas, por Rachel Kushner – tradução de Claudio Carina
título original: The flame throwers • Intrínseca
Reno é uma jovem artista disposta a transformar o seu fascínio por motos e velocidade em arte. Ela começa a namorar um artista plástico mais velho, herdeiro de um império de pneus e motocicletas italianos, no meio do turbilhão que foi a Nova York dos anos 70. Movimentos radicais, artísticos, o submundo da política de classes, da clandestinidade e do terrorismo, o livro trata de tantas questões interessantes que fica difícil enumerar todas aqui. Não estava esperando um livro tão bom, feminista (sem apelar para os clichês) e transformador, com uma protagonista vulnerável e, ao mesmo tempo, destemida e determinada. Foi eleito o melhor livro do ano de 2013 pela New York Magazine e listado entre os 10 melhores livros do ano pelo The New York Times Book Review. Merecidíssimo, um dos melhores livros que li nos últimos tempos, sem dúvida.
♥
O que vocês têm lido de bom ultimamente?
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!
Adoro acompanhar suas leituras! Sonhos partidos já foi pra lista (imensa) de leitura :)
Não conhecia esses livros, Camila. Fiquei curiosa pra ler “O Jantar”;)
Bjs e bom fim de semana!
Cami, cami cami! Que incrível. Eu sempre anoto tudo o que você indica. Porque eu confio no seu tipo de leitura. Sonhos partidos é um livro que provavelmente eu ficaria muito mal, porque tem uma cena de estrupo e tudo que tem a ver com o assunto me deixa muito mal.Só que você falou que tem investigação e que tem o mistério para descobrir quem fez…E isso eu curto, é o meu estilo favorito. ♥ Outro que eu me interessei foi Jantar. Parece ser um livro bem tenso. Meu Deus preciso de tempo para voltar a ler. SOCORR! hahaha
♥
Sonhos Partidos tem horas tão pesadas!!! Mas terminou que eu grifei quase metade do livro. Comecei a ler pelo suspense, mas como você tisse, são as reflexões dele sobre a infância que mais nos prendem (e o monte de coisas que aprendi sobre a Louisiana).
Não é Nicas? Eu achei que o lance do suspense acaba ficando até em segundo plano diante das reflexões e experiências do narrador.
Eu não conhecia os livros que você mostrou no post, mas gostei tanto da resenha e explicação sucinta que acabei comprando dois pelos links que você disponibilizou.
Eu ainda não conhecia teu blog, mas gostei bastante. Parabéns!
Beijos
Jura Barb, que legal saber disso! Depois me conta o que você achou dos livros, vou adorar saber. Beijos
Amo saber das suas leituras e filmes porque normalmente não conheço. Obrigada por apresentar tanta coisa boa! <3
<3
Quero muito ler Os Lança-Chamas *_*
Eu fiquei bastante interessada pelo 2 e o 4, porque amo investigação e referencias. Ultimamente eu não tenho lido nada :( to mais focada em livros acadêmicos por causa da faculdade. Só nas férias que li girl boss.
Achei muito interessante e fiquei com muita vontade de ler esse “Sonhos partidos”, não conhecia. Não sei se leria esse “Filme Noturno” por conta do suspense que eu morro de medo mesmo. Achei o “Casa de Praia com Piscina” interessante também. Opa! Gostei mesmo foi desse “Os Lança-Chamas”, já quero ler. No momento estou lendo o novo da Thalita Rebouças que se chama “Confissões de Uma Garota Excluída, Mal – Amada e (Um Pouco) Dramática” hahahaha! É legal o livro, to curtindo.
Anotando as dicas e os lançamentos para próximas leituras
Mil beijos
Muito bom sua lista, sempre com livros interessantes e fora do contexto que sempre vemos por ai. Livros anotados.
Besos e buen fin de semana!
♥
Os 4 livros parecem realmente muito bons, acabo de arranjar mais uns bons motivos pra eu lamentar minha falta de tempo :((( Mas acho que se eu me organizar direito, consigo ler “sonhos partidos” antes de viajar, foi a sinopse que mais me cativou!!
Caramba! Fiquei louca para ler Os Lança-Chamas! Tantos quesitos interessantes e, principalmente, importantes demais para discussões que não devem morrer. Suas indicações são sempre tão maravilhosas, Mi. Estou lendo “Todo Dia” (e adorando loucamente as entrelinhas!). Você já leu?
Não li Vanessa. Aliás, ainda não li nada do David Levithan.
Eu estou feliz que terminei de ler “Como Eu Era Antes de Você”, estou muito feliz <3.
Gostei dos livros que você leu Camila, as histórias são incríveis! Fiquei interessada "Sonhos Partidos, já quero ler.
Beijão,
Gente, a Intrínseca tá arrasando demais, fiquei mega curiosa com todas as histórias, viu, uau!
Mas o primeiro foi o que mais me deu vontade de ler, acho que é porque é uma temática que me atinge, então acaba atiçando mais a curiosidade…
Intrínseca = ♥
Fiquei intrigada com O Jantar, parece bem interessante!
Beijo
Os 4 parecem bons e com temas densos.Esse segundo me chamou bastante a atenção, eu sou muito fã de suspense e adoro bancar a detetive hahaha (culpa do Sheldon).Esse primeiro com a temática de estupro me lembrou ao primeiro longa do Wes Craven, embora no filme do Wes nós saibamos quem foram os responsáveis pelo crime.
Nunca li nada da literatura holandesa e quero ler um pouquinho de cada país =)
Beijos
Gostei muito da indicação do primeiro e do último, que livros interessantes! Obrigada por compartilhar <3
Bom começo de semana
❤
Beijos
Não conhecíamos nenhum desses livros, são estilos de leitura bem diferentes do que estamos acostumadas!! Gostamos das indicações!!
beijos
Fiquei muito a fim de ler Os Lança-Chamas e Filme Noturno!
Você disse lá no blog que sempre sai de lá com uma listinha de livros pra ler, e te digo que a recíproca é verdadeira! Já estava bem interessada em “Casa de Praia com Piscina” e agora estou ainda mais. <3
\o/
Oi Camila,
Gostei das 4 sugestões e ainda não li nenhum. vou favoritar seu post para poder procurar com calma.
Estou lendo “Uma Vida Pequena”, e hoje tive que parar de ler de tanto que chorei!
Bjs
É o livro da Hanya Yanagihara, né Betty? Estou super curiosa a respeito dele! Bjs
Gostei muito, Camila!
A maioria dos livros é meio suspense, né? Algo que eu nunca li, mas sempre tive curiosidade.
Gostei da história de “O Jantar”, entrei mesmo na sua descrição e fiquei super afim de ler. Acho que daria um bom filme :)
Daria sim Mariana! :)
Amiga, to muito atrasada com minhas leituras e me sinto pior cada vez que vejo essa sua coluna rsrsrs!
Fiquei animada para ler os 3 primeiros, valeu pela dica!
Cada indicação maravilhosa! Já foi amor a primeira vista pelas capas dos livros, eu imagino como é explorar essas histórias! <3
Cami, cada dia mais me surpreendendo com dicas de livro, já anotei o próximo que irei lê depois de ‘escuridão total sem estrelas’ EU FIQUEI TÃO APAIXONADO por essa história quando li aqui que você postou, vou lê esse ‘Sonhos partidos’ me chamou muita atenção ♥
Amo tanto suas indicações Camila, descubro sempre coisas novas por aqui! Esse O jantar, me deixou super curiosa! Ainda mais com as suas observações :O
Que bom Lorraine, fico feliz! :)
Nossa Camila você parece ler bastante! Eu sou uma vergonha pra leitura. Eu até gosto de ler mas sempre dou prioridade pra outras coisas. Quando vou ler já é noite e estou caindo de sono! haha
Adorei o “Sonhos Partidos”, vou anotar aqui :)
Beijinhos!
Ainda não li nenhum, mas me interessei por sonhos partidos
bjs
Não li nenhum deles e ja salvei o post aqui! Na minha proxima ida a livraria vou procura-los. Mas ando tao atrasada com a leitura, to com uns 10 livros aqui em casa :o hahahaha
Beijos
Oi, Camila!
Como sempre adorooo suas dicas de livros… Fico querendo ler todos!!
Abraços e uma ótima semana, Cris
Oba! Abraços e uma ótima semana para você também Cris. :)
Fiquei com vontade de ler Sonhos Partidos.
Beijo
Camila sempre com ótimas leituras, adoro as dicas!
O livro O jantar me agradou bastante. Tenho lido livros espíritas :)
bjoka
Olá Camila,
De todas as resenhas literárias me identifiquei com o 2 livro. :)
Um beijo
Oie! Gostei das introduções objetivas e sem grandes spoilers. Com certeza vou atrás do Os Lança-Chamas, foi o livro que mais me chamou a atenção nessa tua lista.
<3
Beijos,
Gabriela Alegre
não conhecia nenhum deles, parecem ser bem interessantes pela sinopse!
Fiquei curiosa em ler esse O Jantar.
big beijos
Vou ser bem sincera e te contar que não conhecia nenhum dos títulos, mas fiquei verdadeiramente curiosa pelos quatro. E sabe, é muito bom ver livros “diferentes” assim sendo falados aqui na internet, porque por mais que eu ame acompanhar canais e blogs sobre literatura (alguns ótimos, por sinal), às vezes sinto falta de indicações um pouco fora “do que tá todo mundo lendo”.
Vou anotar esses daí na minha listinha :*
:) :) :)
Adoro suas dicas de leitura.
Fiquei interessada por Sonhos partidos e Os Lança-Chamas,.
bjs
Estou com Sonhos Partidos no kindle há um tempão mas depois da resenha vai sair (eu nunca leio sinopse antes de comprar), não sabia que era sobre um estupro e eu não consigo ler nada do tipo :(
Poxa vida Stephanie, mas o livro vale tanto a pena. :(