1. O Criptógrafo, por Mai Jia – tradução de Amilton Reis e Sun Lidong
336 páginas • título original: Jiemì • Companhia das Letras
A saga de Rong Jinzhen, um gênio da matemática que desde criança já interpretava sonhos, dedicado a explorar os mistérios do cérebro humano, mas que acaba recrutado pela inteligência chinesa para trabalhar como criptógrafo. Ufa! Achei que esse tema poderia ser um tanto assustador (especialmente para uma mente NADA matemática como a minha), mas não foi o caso. A criptografia é descrita no livro não como a simples conversão de um texto legível em um texto cifrado, mas como o embate supremo entre dois gênios, onde cada um se esforça para entender o pensamento do outro e decifrar o seu segredo oculto. Embora instigante, os detalhes sobre o trabalho de Jinzhen desvendando códigos ficam em segundo plano, ofuscados pelo brilhante estudo psicológico do personagem: a narração da sua vida, seu núcleo familiar e, eventualmente, sua tragédia pessoal, que o leva à loucura. O texto, que mistura depoimentos, cartas e transcrições, flui com o frescor e o fascínio de uma fábula. Mai Jia termina muitos dos seus capítulos com verdadeiros cliffhangers, cenas concebidas para prender o leitor e despertar o seu interesse no que está por vir (como os contadores de histórias chinesas fazem há séculos). Super funcionou para mim, posso dizer que o enigma de Jinzhen (e de toda a família Rong) me prendeu até o final.
•
2. Caderno Proibido, por Alba de Céspedes – tradução de Joana Angélica d’Avila Melo
288 páginas • título original: Quaderno proibito • Companhia das Letras
Valeria Cossati é dona de casa, mãe, esposa e funcionária de escritório. Vive a rotina típica de uma dona de casa em Roma nos anos 50. Até que ela compra um caderno e o transforma num diário secreto. Passa a anotar as suas impressões sobre o marido, a relação conturbada com os filhos, queixas e desejos que nem ela sabia que levava guardado dentro de si. O diário a atrai e a intimida, bagunça a monotonia do seu cotidiano. O hábito da escrita começa a transformar a maneira como ela encara a vida, em especial como ela encara a PRÓPRIA vida. Um sensacional romance de autoanálise ~ eu torci pela Valeria, senti uma enorme compaixão por ela e um pouco de raiva também. O livro faz um trabalho primoroso ao retratar a vida de uma família da médio burguesia italiana nos anos 50, com toda a sua banalidade, todo o seu preconceito, seus conflitos geracionais e traumas do passado. E, apesar da distância (local e temporal), a abordagem a respeito do papel da mulher na sociedade é dolorosamente atual. Eu adorei, não consegui parar de ler.
♥
3. Jovens Heróis da União Soviética, por Alex Halberstadt – tradução de Otacílio Nunes
360 páginas • título original: Young Heroes of the Soviet Union • Objetiva
Nesse livro que mistura biografia e história, o jornalista Alex Halberstadt investiga a própria família para encontrar respostas para questões que ele propositalmente ignorou por anos, desde a sua saída da União Soviética com sua mãe e os pais dela em 1980, quando tinha apenas 10 anos. Alex decide sair de sua casa em Nova York e visitar Vassily, seu avó paterno de 90 anos, um homem misterioso que trabalhou em Lubyanka (a famosa sede do KGB/prisão) por vários anos antes de se tornar um dos guarda-costas de Stálin, talvez seu último guarda-costas vivo. Reencontra também o pai, um fervoroso anticomunista na juventude, que contrabandeava artigos da cultura pop americana no mercado negro (basicamente discos de jazz e calças jeans), mas que nunca manteve uma relação muito próxima com o filho, tirando uma ou outra ligação telefônica ao longo dos anos. O jornalista também explora a teoria da herança do trauma, que atesta que o sofrimento se inscreve em nosso código genético e é passado de geração em geração; vai sendo transmitido de pai para filho mesmo que eles não tenham contato direto. A hipótese é realmente interessantíssima, mas o livro se destaca mesmo pela capacidade do autor de retraçar a vida dos seus pais e avós como uma forma de entender melhor a sua. Sua investigação a respeito da família materna, judeus lituanos sobreviventes da ocupação nazista que matou 95% da população judaica da Lituânia, é particularmente curiosa e comovente.
•
4. O Rei Pálido, por David Foster Wallace – tradução de Caetano W. Galindo
608 páginas • título original: The Pale King • Companhia das Letras
O Rei Pálido é um romance inacabado, um livro póstumo do gigante David Foster Wallace, autor de Graça Infinita, considerado por muitos o último grande romance do século XX. Seu texto foi reunido pelo editor de Wallace, Michael Pietsch, a partir de páginas e notas que o autor deixou para trás quando cometeu suicídio em 2008. Em linhas gerais, trata-se de um pseudo livro de memórias que reúne histórias de vários funcionários da Receita Federal e que esmiúça detalhes sobre o código tributário dos Estados Unidos. Esse cenário é um pretexto para falar sobre os “verdadeiros” temas do romance: tristeza, solidão e tédio. Sobre a complexidade irrelevante de alguns aspectos das nossas vidas que não são nunca mencionados. Não é um livro fácil ~ eu alternei entre ficar verdadeiramente fascinada com alguns trechos do livro e absolutamente entediada com outros. Como o próprio Wallace deixou registrado em suas anotações, o livro parece ser uma série de preparações para que as coisas aconteçam sem que nada jamais aconteça. Uma leitura que, mesmo sendo muito difícil de definir ou categorizar, me deixou super impressionada (e empolgada para ler Graça Infinita, que ainda não li).
♥
O que vocês andam lendo de bom por aí? Me contem nos comentários!
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog. :)
Acredito que sejam livros muito agradáveis de ler
.
Saudações cordiais.
Olá, estou de volta!
Óptimas sugestões de leitura, fiquei melhor interessada no Criptógrafo e nos Jovens heróis da USoviética, gostei de suas resenhas, fazem-nos querer ler os livros!
Xoxo
O Caderno Proibido da Alba de Céspedes está na minha lista de próximas leituras.
\o/
Eu tava de olho nesse livro da Alba de Céspedes faz um tempo, ele tá no Kindle inclusive. Só falta o tempo agora. 😁
Acho que você vai curtir Sybylla!
Ótimas indicações! Caderno proibido está na minha lista tem um tempinho. Bom saber que gostou!
Bjs
Lovely suggestion. Thanks for sharing.
Annie
Oie, não conhecia nenhum, mas estou sempre procurando novas leituras.
Bjs
Gostei dessa última indicação. É um livro que chama atenção.
Estou lendo um, porém mais parada do q nunca.
bjs
Olá,
Dizer que eu ainda não conhecia nenhum dos livros mencionados, então foi ótimo saber suas opiniões.
Acho que leria o segundo, fiquei mais fisgada nele.
até mais,
Canto Cultzíneo
Cami
Que maravilha, estou com o ritmo de leitura péssimo.
Fiquei interessada no Criptografo
bjs
I like to read about history, so this about Stalin is perfect for me :D
Boas sugestões de livros pra ler, gostei muito, estou em falta precisando ler mais, bjs.
Parecem ser boas leituras.
Boa semana!
Até mais, Emerson Garcia
Olá, são ótimas indicações de leitura! vou procurar para ler. ♥
Bjos, Val
Obrigada pelo comentário e pela visita ♥
Olá, são ótimas indicações de leitura! vou procurar para ler ♥
Bjos, Val
The Cryptographer sounds interesting.
xoxo
Lovely
Cams, não conhecia esses títulos. De todos, o que mais me chamou a atenção foi “Caderno Proibido”. Dica mega anotada! E por aqui estou lendo “Mistério em Windsor” e “A travessia de Greta James”. Acho que você pode curtir os dois! ♥
Beijos, Carol
Legal Carol, vou conferir os dois títulos! Beijos ♥
Jovens heróis da União Soviética me deixou bem curiosa, viu? Não conhecia o livro =D
Todos os livros parecem ótimos, obrigado por recomendar!
Devem de ser excelentes livros.
Um abraço e continuação de uma boa semana.
Parecem ser excelentes livros.
Obrigado pela partilha
Beijinhos
Que boas tuas sugestões,Camila!
Agradeço teu carinho no comentário lá na vovó Donalda, rs…beijos, tudo de bom,chica
Fiquei com vontade de ler os quatro, que me pareceram muito bons. Mas fui especialmente fisgada pelo 2º porque sempre tive um interesse especial pelas questões femininas, sobretudo por aquelas que afetam a plenitude da mulher.
Beijo
Então acho que você iria gostar demais dessa leitura Marly, recomendo! Beijo
Você leu livros bem interessantes. Já fiquei de olho para ler em breve também esses livros. Adorei a postagem!
Beijoos ;*
Gracias por la reseña. Lo tendré en cuenta. Te mando un beso.
Sound very interesting and nice books!
I didn’t know any of them but wanna see if there are even in Italian!
XO
S
These all sound good but in particular Young Heros of the Soviet Union sound super interesting. I am a history buff so history and historical novels are my favorite topics to read.
Allie
You’ll love it Allie!
all great books…
love to read no 3 and 4.
Oi!
Não conhecia nenhuma das obras, mas fiquei curiosa com O Criptógrafo por ser de exatas. Esse mês ando dando preferência para leituras mais leves.
Beijão
Eu sou de humanas e adorei o livro Giovana. Acho que ele tem elementos bacanas para quem é de todas as áreas, sabe? Beijão
Oi Camila, tudo bem?
Adoro esse formato de post! E mesmo que as leituras não combinem tanto comigo, gostei de saber mais sobre elas. Você já leu Sono? Tem algumas características que combinam com Caderno Proibido (uma mãe e dona de casa avaliando sua vida e sua família).
Beijos,
Priih
Não li não Priih e adorei a dica. Vou procurar! Beijos :*
Você sempre tem livros incríveis para nossa vida. Amei a dica de leitura.
Big beijos
<3
Oi
desses livros eu não conhecia nenhum deles, mas me interessei bastante por Jovens Heróis da União Soviética parece ser uma leitura bem interessantes.
oi, tudo bom?:
Adorei as dicas. Achei ótima suas explicações, pude entender bem do que cada livro se trata e puxa, que leituras interessantes que você fez. Parecem ser bem fortes e significativas.
beijos
Amei essas indicações, eu não conhecia nenhum desses livros, amei as capas e os assuntos são interessantes. Foi muito bacana conhecer.
Beijos.
Sempre acho muito interessante os livros que você lê e indica aqui. Adorei a resenha de todos!
Que bom Váh, fico feliz! :)
Fiquei muito curiosa com as sugestões que deixaste!
Bjxxx
Não conhecia nenhum desses livros, mas gostei da indicação.
Entre eles, o que mais me chamou a atenção foi o caderno proibido.
Bjus!
Eu não conhecia nenhum desses livros, mas fiquei bem interessada nesse primeiro. Tem tempo que não leio nada parecido e eu curto bastante. Ótimas leituras as suas!
=)
Suelen Mattos
Amei as leituras, ainda não li nenhum desses,. Quero muito ler Caderno Proibido, parece uma leitura muito boa.
Beijos
Oi, desses eu não conhecia nenhum, mas parecem ser bons livros.
Thank you so much for sharing!
-Ashley
O rei pálido parece interessante. Gostei das suas últimas leituras :)
São uma ótima sugestão de leitura, fiquei muito interessada nos quatros livros:
Jovens Heróis da União Soviética;
Rei Pálido;
O Criptógrafo;
Caderno Proibido
Pretendo lê-los a qualquer momento!
Oi, tudo bem? Não conhecia nenhum dos livros. O Criptógrafo me interessou pela trama. Aqui eu continuo lendo Sherlock Holmes. Quase acabando os últimos contos.
Dicas maravilhosas de leitura, não conhecia e achei bem interessantes
Beijos