Essas imagens impressionantes são de Yiwu, uma cidade na província de Zhejiang na China, que abriga o maior mercado atacadista de produtos de pequeno porte do mundo. São milhares de lojas que comercializam produtos (separados em categorias específicas) por complexas redes logísticas. Esses produtos se espalham pelo mundo e chegam até nós (quem nunca deu uma voltinha pelo Saara ou pela 25, não é mesmo?) através de múltiplos revendedores.
Mais do que impressionar pelo nível de setorização e organização do mercado, essa série do fotógrafo Richard John Seymour levanta muitos questionamentos sobre consumo ~ e nos faz repensar a maneira com que nos relacionamos com essa escala econômica global.
∴ info ∴
Richard John Seymour website.
via LensCulture.
Quanta cor em uma loja só! E ainda tem uns que conseguem dormir em meio à tanta energia! hahahaha
As pessoas quase desaparecem; na loja das coisas pra piscina dá até agonia, parece que a moça vai ser engolida pelos objetos. rs
Tati • Quero Ir
Parece mesmo Tati!
Oi Camila,
Interessante descobrir de onde vem as coisas que temos em casa. As fotos são muito coloridas!
Bjs
Muito interessante a reflexão desse trabalho. As cores chamam bastante atenção, mas mostram os excessos, é consumo demais. Olha que se vende os produtos as lojas repõem e por ai vai…Beijos e boa semana!
Eu adoro passear e me “perder” pelo saara! rsrs…
As imagens são lindas e tão coloridas, né?
Adorei!
bjO
Uau!! Fiquei perdida só de olhar… imagina entrar lá dentro?? Deve ser uma loucura. =)
Bjs,
Como não pirar com tantas cores lindas??
Genty que incrível.
Kisses
Muito interessante esse trabalho! Dá uma certa agonia ver tanta energia por parte de coisas e as pessoas ali no meio quase engolidas por tudo aquilo. Traz uma bela reflexão! Obrigada por compartilhar!
Exatamente Rosa, fiquei agoniada também.
oi, oi.
nossa, Camila! que lugar lindo. eu com certeza gastaria todo o meu dinheiro. adoro lugares que têm o mercado tão chamativo/atrativos. sou bobo pra essas coisas pq aqui não tem nada parecido. uma pena que é tão longe do Brasil…
bjs!
Não me venha com desculpas
Nossa quanta coisa!
Não sabia da existência dessas lojas. Mas achei tudo tão colorido e organizado. É tanta informação em um só lugar que não saberia para onde olhar! hehehe…
Beijo
Oii Camila!
Nossa, quanta cor e quanta coisa!
E enquanto tava vendo as imagens tava pensando justamente no consumo de tudo isso! Não dá pra negar que tudo é bem organizado, mas sério gente, é muita coisa pra ser vendida!
Beijos!
Blog Bianca Schultz
E a vontade de entrar ai e não sair tão cedo?
Muita fofura colorida.
Bjs
Uau tantas cores e fica lindo demais os lugares!
Gostei demais do trabalho da Yiwu :D
bjoka http://diadebrilho.com
Uau! :O nunca vi algo assim, é até meio assustador rs, tirando as flores. Incrível o trabalho do Seymour.
rasgadojeans.blogspot.com
Quanta coisa! De fato nós pensamos no consumo excessivo, mas as flores são tão lindas! <3
As fotos são mesmo muito impressionantes e coloridas, deu até cegueira temporária aqui hahahaha
Beijos! =**
Total Cris! hahahaha
As fotos estão maravilhosas! Mas mais do que o intuito de encher os nossos olhos com imagens coloridas, é a intenção. Super válida!
Boa semana.
Eu to PIRANDO com as cores da foto! E impressionada em como a humanidade consome coisas absolutamente inúteis!
Bjs, amiga!
Não é amiga? Deu um aperto no coração aqui.
Muito boa as fotos! Realmente a organização e a disposição dos produtos chama muito a atenção, sem falar das cores gritantes. No Brasil podemos ver um pouco disso na 25 de Março, só que envolto em um pequeno caos. seres humanos e suas tranqueiras, o planeta agradece!
Uau, que sessão fotografica! Além das fotos serem demais, com toda essa explosão de cores e essa perspectiva super legal, ainda te fazem refletir sobre questões de consumo. Muito bom!
Mas gente, que fotos maravilhosas!
Só ouvir falar em atacado chinês e eu já quero ir, hahaha~~
Eu até pesquisei mais fotos e as cores e setorização são impressionantes, chocada com o fato de existir esse tipo de loja ‘especializado’ (vender artigos de natal o ano inteiro, cuma?).
Estou apaixonada por essa série !!!
Que fotos lindas! Mas se for pensar pela parte do consumo, realmente dá até agonia haha.
Que interessante!!
Adorei saber Yiwu.
E esse tanto de cor?!
AMEI essas fotos!
Gente, quanta coisa, quanta cor! Fiquei meio tonta só de olhar as fotos, imagina pessoalmente, hahahaha
Estou tonta até agora Karine. hahahaha!
Uallll!! Gente quanta cor incrível!
Que vontade de lá! Eu iria surtar com certeza!
Beijinhos :)
Bru Santos ❤
http://www.queseame.com
A China tem me intrigado muito depois de eu ter tomado conhecimento da extensão do mercado de lá, dos produtos fabricados que chegam até às nossas prateleiras pelas empresas de importação ou pela compra online Aliexpress; e pela tamanha influência que o país tem a ponto de continuar fazendo testes cosméticos em animais, em por exemplo, só para exportar pra lá (e a China é o único país que exige esses testes). Ainda não cheguei a um posicionamento sobre o assunto, porém, posso dizer que fiquei fascinada pelas cores das fotos!
Beijinhos.
As fotos chegam a ser muito bonitas, Camila. Pelo colorido e até padronização. Mas me lembra que a produção de coisas baratas, no sentido desse tipo de mercado, costumam ter um custo alto para outras pessoas.
Um ótimo trabalho do Seymour.
:**
Falou tudo Bárbara. Acho que essa é uma das reflexões que o fotógrafo buscou com essa série. :**
Quantas cores! Que liiiiiiiindo, eu não sabia da existência dessas lojas, me fez lembrar a 25, só que muuuuuuuuito mais organizada e bonita kk beijokas!
A China, suas cores e seu domínio!
as cores são bem chamativas, o que deixa o trabalho ainda mais brilhante :)) mesmo com todo um contexto, achei lindo e fofo demais haha ^-^
beijo!
Achei as cores sensacionais e as fotos também. E realmente nos fazem questionar muito sobre o que compramos, o preço que pagamos, e como a gente incentiva o capitalismo todos os dias. Mas, querendo ou não, é difícil mesmo fugir dele. Principalmente quando eu vou na 25 e encontro um anel lindo por 3 reais! hahaha
Mas ultimamente eu ando pesquisando e tentando consumir de uma forma mais consciente, sem exageros, sem comprar aquilo que eu sei que não vou precisar. E também, tentando saber da onde vem os produtos!
É super difícil fugir dessa realidade Ana, mas acho possível um consumo mais consciente sim. Aos poucos a gente vai tentando mudar esse capitalismo selvagem. :)
Geeente, que fotos maravilhosas!! Amei as cores.
Beijos ♥
Jéssica || Fashion Jacket
http://www.fashionjacket.com.br
Fiquei fascinada com tanta grandiosidade!
Quanta coisa, quanta cor!
Fiquei encantada! beijinhos!
https://blogsonhosdeverao.com.br
Caramba! Juro que quando olhei as imagens aqui de relance pensei que eram desenhos, sei lá hahaha Fiquei chocada! A China é um país muito único, em muitos aspectos haha
:*
Enchi os olhos com essas imagens lindas! Amei cada cor.
Bjo
https://marinadobairro.wordpress.com/
oh, my eyes!
*-*
Adoro fotografia desse tipo, esteticamente caóticas e coloridas! :)
Eu SURTARIA em lugar desses, porque Amo fazer compras na 25 de março heheh
Quantas cores e quantas coisas!
Wow, totally mind-blowing and very interesting! Have a lovely day, sweetie.