50 Comidinhas Veganas

50 Comidinhas Veganas | resenha Não Me Mande Flores

Antes de mais nada, preciso dizer que não sou vegana (nem vegetariana). Mas sou sim apaixonada por comidinhas gostosas, ainda mais se elas forem saudáveis e naturais. O livro 50 Comidinhas Veganas tem justamente essa pegada. Mesmo sendo indicadas para quem segue uma dieta estritamente vegana, as receitas do livro têm potencial para agradar o paladar de todo mundo. Basta não ter preconceito e alguma curiosidade.

A autora, a jornalista e editora de culinária Katia Cardoso, é vegana por convicção e está sempre atenta ao que consome. Ela procura elaborar suas receitas com ingredientes orgânicos e fáceis de encontrar, tudo sempre muito saudável e sem origem animal. Ela já lançou um livro anteriormente, o 50 Doces Veganos (que eu ainda não tenho, mas já estou de olho).

  • 50 Comidinhas Veganas | resenha Não Me Mande Flores

O livro é dividido em 5 partes:

Petiscos e pastas • Para abrir o apetite
Sopas e cremes • Aquecendo corpo e alma
Massas e saladas • Receitas reconfortantes
Ocasiões especiais • Celebre em grande estilo
Doces maravilhosos • Fechando com chave de ouro

A ideia central do livro é que as refeições possam ser servidas em tijelas, cumbucas e bowls, um approach bem descontraído e prático, ideal para o dia-a-dia. Descontração com a família e os amigos são as palavras de ordem. 

Eu fui correndo testar a Sopa Superfácil de Lentilha que, além de ser mesmo molezinha de preparar, tinha cara de confort food. Boa demais! Aliás, todas as sopas, massas e saladas tem um jeitinho de receita de família, uma simplicidade simpática ~ e tudo bem caprichado nos temperos. Vale lembrar que a maioria dos pratos não contém glúten, então se isso for uma coisa que te preocupa (ou se você precisa evitar mesmo) o livro é uma boa escolha para você.

  • 50 Comidinhas Veganas - DOCES | resenha Não Me Mande Flores

Mesmo já tendo um livro específico sobre doces veganos, a autora nos presenteia com algumas opções de dar água na boca. Destaque para a Banana Cremosa e o Sorvete de Paçoquinha com Amendoim Torrado, duas receitas veganas que não deixam NADA a desejar para as demais opções (bem menos saudáveis) que a gente está acostumado a comer. Delícia!

De maneira geral, o 50 Comidinhas Veganas me surpreendeu positivamente, com muitas receitas saborosas. Do tipo que dá vontade de experimentar só de olhar para a foto, sabe? Aliás, as fotografias do livro, feitas pelo Cesar Godoy, são todas lindas e contribuem muito para aumentar a nossa vontade de cozinhar (e comer!). Uma ótima iniciação à culinária vegana!

50 Comidinhas Veganas, por Katia Cardoso
135 páginas • Alaúde

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in gourmet, livros. Bookmark the permalink.

40 Comentários

  1. Lulu disse:

    Ótima opção para quem é vegano. Hoje no blog também indico uma lista de livros imperdíveis.
    Big Beijos

  2. Eu sou vegetariana, mas quero explorar mais as receitas sem ovos e leite. E adoro essas que ficam ”de comer com os olhos” ótimas pra levar os amigos pra o lado sem bichinhos mortos da força.

  3. Bruna Sarga disse:

    Cami, adorei a sugestão. Como estou buscando uma vida mais saudável esse livro é uma dica maravilhosa. Vai para minha lista de livros obrigatórios.

  4. Kaila Garcia disse:

    Amei sua indicação, tinha muita curiosidade em conhecer receitas veganas! ❤

  5. Maria Ladeira disse:

    Levo a sugestão pois gosto…bj

  6. Luísa disse:

    Eu não sou vegana, vegetariana, nem preciso evitar o glúten, mas AMEI a sugestão. Adoro descobrir receitas novas e saudáveis, e já estou desejando o livro!

    Beijocas!

  7. Thayse disse:

    Eu amo essas opções saudáveis, mesmo também não sendo vegana (e sendo uma ex-vegetariana). Principalmente porque tenho diversas intolerâncias alimentares (comidas e alguns temperos) então, preciso ficar sempre de olho e prefiro mesmo comer em casa! Ótima dica <3


    Beijos

  8. Anne disse:

    Eu vi outro dia o 50 Doces Veganos e fiquei apaixonada!
    Sou vegetariana, adoro cozinhar e estou sempre em busca de ideias novas. Pelo que você resenhou já dá pra saber que o livro é lindo e as receitas são práticas e deliciosas.
    Beijo

  9. Wanessa disse:

    Nunca me aventurei em nada vegano. Mas, fiquei curiosa pra experimentar esse sorvete de paçoquinha com amendoim. Super interessante esse livro e ótimo pra presentear né?
    bjoka

  10. Que interessante!
    Nunca procurei por esse tipo de receita, mas com certeza devem ter coisas muito gostosas.
    Fiquei super curiosa pelos doces, meu ponto fraco, rsrs.
    Beijinhos.

  11. Oi Camila,
    Eu acho que nunca conseguiria ser vegana, mas não nego que algumas receitas são simplesmente maravilhosas *_*
    Tenho uma amiga que é vegana, e você acabou de me dar uma ótima dica de presente pra ela.
    bjus
    Amanda Almeida

  12. simone disse:

    Amei *.* Não sou vegana, mas só de saber que são fáceis e saudáveis já é ótimo. Vou adquirir assim que eu puder. O preço deste livro na livraria cultura tá mara, já coloquei na lista de desejos

  13. Oi Mila! Ahhh…Amei a dica! Eu não sou fã da matança de animais para alimentação humana, desde que feito de forma necessária e com certa humanidade. O problema é que não é dessa forma que acontece. Enfim, o livro maravilhoso dá opções saudáveis e ISSO é importante mesmo para quem não é vegetariano ou vegano. Interessante e chamou minha atenção.

    :**

  14. Vanessa disse:

    Que livro bonito de se ver! Deu fome haha! Tenho uma irmã que é vegana e sempre tem dificuldades para cozinhar algo que me dê água na boca hahaha vou indicar p ela!

    Bjinhos

  15. Taís disse:

    Precisa nem dizer que amei, né? Nesses ultimos meses minha alimentação tem sido quase vegana.. e eu amo descobrir essas novas receitas e o tanto de coisa boa que tem pra comer que não tem origem animal! <3
    Ganhei um livro bem parecido com esse de aniversário, de dois irlandeses que são veganos (eles inclusive têm um café/restaurante/mercadinho) – ainda preciso fazer post sobre isso! <3

  16. Oi, Camila
    Amei o livro, as fotos e as receitas que me parecem super descomplicadas. Não sou vegana, nem vegetariana, mas gosto de optar por receitas saudáveis assim. A busca por uma vida melhor e mais saudável.
    Beijos

  17. Va Oliveira disse:

    Essas receitas são de dar água na boca, mas ainda não consigo gostar 100%.. é tudo questão de acostumar, né? Além do mais, preciso aprender a comer mais saudável rs Beijo!

    • Camila Faria disse:

      Oi Vá, acho que a gente acaba sofisticando o nosso paladar com o passar dos anos. Vamos aprendendo a sentir realmente o gosto dos alimentos, mas esse processo pode ser demorado… Se alimentar de maneira mais saudável é realmente o primeiro passo. Beijo!

  18. Betty Gaeta disse:

    Oi Camila,
    Eu sou vegetariana, mas não sei cozinhar nadinha. Entre minhas metas deste ano está a de aprender a cozinhar algumas coisinhas. quem sabe este livro não ajude.
    Bjs

  19. adoro livros de receitas, pois não sei cozinhar, porém não sou vegana. adorei a resenha beijos[

    Taynara Mello

  20. Renata Benetti disse:

    Oi Cami,
    Tbém não sou vegana… mas uma apaixonada por livros de receita – ainda mais com essas fotos lindíssimas e com uma maneira fácil e descomplicada de preparar. Vou dar uma olhada nesse livro na próxima passada na livraria… é uma boa alternativa para mudar o cardápio e incluir outros sabores na alimentação.

  21. Iris Barbas disse:

    Oi Camila!

    Com certeza iria colocar umas receitinhas em prática… Como você, eu também gosto de comidinhas boas, saudáveis e naturais!

    Abraços, Iris

  22. AMEI conhecer esse livro! eu sou vegetariana e mt adepta de culinaria vegana tbm

  23. Claudia Hi disse:

    Também não sou vegetariana mas adoro as comidinhas! Pra mim, a gastronomia vegetariana é sempre mais saudável e acho que são ótimas pra comer todos os dias!

  24. Janaina Silva disse:

    Oi Camila ^_^
    Eu tb não sou, mas adoro uma comidinha saudável.
    Se a combinação é bem feita, ou uma variedade bacana, não sinto falta nenhuma de carne e me sinto bem alimentada.
    Alimentos orgânicos fazem muita diferença no dia a dia. Fora o sabor. Tenho mania de comer verduras e legumes sem tempero nenhum. Pra sentir o gosto dele mesmo, sabe?

    Tenho uns amigos vegetarianos partindo p a alimentação vegana. É uma ótima dica de presente e incentivo hehehe

    Um bjao

  25. Bárbara disse:

    Cah, me fala o nome do plugin ou extensão que você usa pra ter esse tipo slideshow? Tô caçando um pro blog mas são tão grosseiros!

  26. Débora disse:

    Também não sou vegana nem vegetariana mas sou adepta a comidinhas assim. ^^ Além disso, esse livro seria o presente ideal para uma amiga minha. =]
    Beijinhos ♥

  27. Bianca disse:

    Camila do céu, para tudo! As fotos tão maravilhosas, o preço então, caraca, fiquei emocionada. Embora eu não seja vegana me encanta por comida boa e saudável, irrestível. Agora o cheque mate foi o fato de serem fáceis de fazer. Tô apaixonada hahaha. ♡ xoxo

  28. Aline Amorim disse:

    Também não sou vegetariana, mas amo comias saudáveis e gostosas.
    Gostei de saber sobre esse livro.
    Beijos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *