Electric Dreams – o livro e a série

Sonhos Elétricos | Electric Dreams

Se você curte sci-fi é MUITO provável que você já esteja familiarizado (e até adore) as obras do Philip K. Dick. Ele é responsável por alguns dos títulos mais famosos do gênero, verdadeiros clássicos da ficção científica, que inspiraram filmes como Blade RunnerMinority Report e O Vingador do Futuro. Eu já tinha tido uma experiência com o autor, quando li Valis em 2015, e achei o livro muito louco e interessante. Fazia muito tempo que eu não me aventurava num livro do gênero e acabei me jogando na leitura de Sonhos Elétricos, um livro de contos que inspirou a série Electric Dreams, da Amazon Prime.

O livro reúne algumas das primeiras histórias escritas e publicadas pelo autor na década de 1950, todas elas acompanhadas de uma introdução escrita pelo roteirista que adaptou o conto para a série de TV. À princípio, se você ainda não assistiu a série (como foi o meu caso) não faz muito sentido ler essa breve explicação inicial antes de cada conto. Muito mais rico (e pertinente) ler os depoimentos depois de assistir cada episódio ~ até para entender, em alguns casos, as alterações feitas por cada roteirista.

Sonhos Elétricos | Electric Dreams

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE O LIVRO

Ler ficção científica é mergulhar num universo repleto de inquietações e desconfiança, especialmente em relação ao futuro. E, nesse aspecto, Philip K. Dick realmente foi um mestre. Os dez contos têm um quê de antiguinhos, uma vez que retratam uma visão de futuro pensada na década de 1950. Mas são geniais justamente por isso. O autor navega por temas um pouco ultrapassados para os dias de hoje, mas que fomentam questionamentos universais e atemporais. Uma delícia de ler, os contos são ágeis e divertidos, apesar da visão pessimista característica do gênero. Realmente dá para imaginar (e desejar ver) cada conto como um curta-metragem ou episódio de uma série ~ por isso a ideia da produção da Amazon Prime me pareceu uma ótima sacada, num primeiro momento.

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE A SÉRIE

Já começo dizendo que não rolou para mim. A série é SUPER bem produzida, com um elenco de peso ~ Anna Paquin, Bryan Cranston, Greg Kinner e Steve Buscemi, entre outros grandes nomes ~ mas achei (a maioria d’) os episódios chatíssimos, de ficar torcendo para acabar LOGO. A minha impressão é que os roteiristas acharam necessário inserir novos (e muitas vezes inexistentes) elementos de ação nas histórias, para torná-las mais dinâmicas e excitantes para a TV, mas o tiro saiu pela culatra. Nesse caso, menos seria MUITO mais. A simplicidade (e genialidade) dos contos desapareceu no meio de roteiros esquizofrênicos e o material original foi tão transformado que, em alguns casos, tive até dificuldade de relacionar com o conto no qual o episódio foi baseado.

A exceção ficou por conta do conto O Enforcado Desconhecido, adaptado pela roteirista e diretora Dee Rees (do ótimo Pariah, assistam!). O episódio Kill All Others ganhou um elemento político, inexistente no conto, mas super atual e relevante. Enfim, para não dizer que não gostei de nenhum episódio… Tristeza gente. :/

Aí está o trailer, para quem quiser se arriscar. Talvez a experiência seja um pouco mais positiva para quem não tenha lido os contos. Não sei, depois vocês me contam. Depois das duas experiências, minha conclusão é leiam o livro e esqueçam a série. Sério, a vida é muito curta para ficar assistindo série ruim. 

Sonhos Elétricos, por Philip K. Dick
236 páginas • Aleph

Compre esse livro!

Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in livros. Bookmark the permalink.

43 Comentários

  1. Betty Gaeta disse:

    Oi Camila,
    Adoro o Philip Dick, mas não li este livro, é que não sou muito de contos, pois eles sempre me deixam com gosto de quero mais. Vou arriscar ver a série, mesmo vc não tendo gostado. Quem sabe?
    Beijos

  2. Confesso que desconhecia completamente :o

  3. Lia disse:

    Olá Camila! tudo bem. Eu também não leio muito o estilo sci-fi. apesar de achar interessante. É a primeira vez que ouço falar nesse autor, então é bacana saber sobre. Adorei o titulo e essa capa do livro techno.

    Abraços!!

  4. Eu não sou muito fã de sci-fi, não conhecia nem a série nem o livro.

  5. Não curto muito esse tema sabia?
    big beijos

  6. Aline Amorim disse:

    Não gosto muito de sci-fi, e é tão ruim quando vamos com muita expectativa em alguma série e ela nos decepciona né. E concordo que a vida é muito curta para assistir série ruim!
    Beijos

  7. Poxa eu não conhecia, adoro sci-fi, que pena que a série não faz jus, detesto quando isso acontece. ♡

  8. Emerson disse:

    Já ia adicionar a série para ver, mas desisti. Obrigado pela resenha sincera.
    Bom final de semana!

    Até mais, Emerson Garcia

  9. Ana Rodrigues disse:

    Para mim, no geral, os livros são sempre melhores. Mas, há séries e filmes muito bem adaptados aos livros. Não conhecia este. Bj

  10. também sou muito fã, querida :D

    adorei a resenha!!! estava tentado a ler o livro (prefiro!), por isso vou ver se o encontro :D

  11. Que interessante!
    Não tinha visto nenhuma serie da Amazon Prime, mas sem dúvidas super valeu a dica, hein?
    E que capa interessante e um sci-fi de livro e de série (apesar do livro ser de pequenos contos) já está super valendo….
    Adorei a review dos dois em um!

    Beijocas da Pâm

  12. Hozana disse:

    Que legal Não conhecia!
    Vou procurar mais sobre.

  13. Oi, Camila!

    Nunca li ficção científica, fiquei curiosa… Ainda mais com uma visão de futuro tirada da década de 1950… Deve ser interessante!

    Abraços, Cris

  14. Váh disse:

    Sci-fi é bem legal né?
    Confesso que não sou acostumada a ver nada do estilo, mas o que já vi curti.
    E nossa estava com saudades de vir aqui no seu blog ♥

  15. Monique disse:

    Nunca tinha ouvido falar nem da série e nem do livro. Interessante, apesar dessa capa me dar tontura só de olhar kkkk

  16. Apesar de sci-fi não ser o meu gênero favorito,achei interessante a indicação.

    Beijos

  17. Taís disse:

    Que interessante, Cá. Não conhecia o livro e nem a série, vou procurar.
    Adoro suas resenhas! :)

  18. Ana Beatriz disse:

    Eu gosto bastante de ficção científica, e entrei nessa vibe quando curti as distopias. Para mim esses são gêneros que conseguem fazer críticas sociais muito boas por meio de livros e séries, que apontam temas “futuristas”, que são super atuais para nós.

  19. Eu AMO sci-fi principalmente os antigos, pq eu gosto de ver como as pessoas imaginam o futuro ~com carros voadores e robôs andam na rua sabe? heheheh eu vou dar uma chance para o livro, já a série não vou nem tentar kk
    Beijos

  20. le westin disse:

    Amoooo ficção científica, fiquei bem interessada.

  21. Priih disse:

    Oi Camila, tudo bem?
    Não sou a maior fã de sci-fi nem das obras do autor, por isso acho que esse título vou passar. Mas que pena que a série não soube extrair o melhor do livro. Infelizmente isso é comum, os roteiristas tiram a essência da coisa. :(
    Beijos,

    Priih

  22. Não conhecia nem o livro e nem a série, mas sabe que não me animei muito? :(
    Mas quem sabe mudo de ideia, né? xD

    Beijo!

  23. Eu não sou muito fã desse tipo de leitura.
    Ainda bem que você avisou que a série é ruim!!
    xoxo

  24. magda disse:

    fiquei bastante curiosa

  25. Thalita disse:

    Não curto não :\

    Beijos

  26. Iris Barbas disse:

    Oi Camila!

    Não gosto deste tipo de leitura… Obrigada pela resenha sincera… Hehe

    Abraços, Iris

  27. Lizzie disse:

    Eu gosto de sci-fi e eu sei bem como é isso de ler o livro e não curtir nadinha quando fazem filme/série. Passei por isso com Percy Jackson, os livros são maravilhosos mas o filme.. Não tem nada haver com o livro ~ mesma coisa o Lado Bom da Vida :(

  28. Confesso que nunca li e nem assisti, mas já fiquei curiosa.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket

  29. Carol R. disse:

    Faz tempo que não leio nada desse tipo
    bja

  30. Felipe Lange disse:

    Oie, tudo bem?
    Ainda não li, mas tenho vontade, deve ser bem bacana!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *