Os quatro últimos… livros

Mini-resenhas dos livros: As Intermitências da Morte e Os Livros da Selva | Não Me Mande Flores

1. As Intermitências da Morte, por José Saramago
Companhia das Letras

Imagine a situação: de repente, num país fabuloso, a morte decide suspender as suas atividades. E o que parecia ser um feito incrível, começa a se provar um desafio logo nos primeiros dias: idosos e doentes agonizam em seus leitos, hospitais e asilos enfrentam superlotação crônica, as companhias de seguros entram em crise. Saramago usa a morte para falar sobre a vida e sobre a condição humana, com o humor e a sagacidade que lhe são caracteríscos. Gosto especialmente do trecho em que ele descreve a maneira da morte escrever, tão semelhante à sua própria: “(…) da sintaxe caótica, da ausência de pontos finais, do não uso de parêntesis absolutamente necessários, da eliminação obsessiva dos parágrafos, da virgulação aos saltinhos e, pecado sem perdão, da intencional e quase diabólica abolição da letra maiúscula“. Genial! 

 ∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

2. Os Livros da Selva – Mowgli e outras histórias, por Rudyard Kipling – tradução de Julia Romeu
título original: The Jungle Books • Penguin-Companhia

O livro é um clássico, cuja história central a maioria de nós está mais ou menos familiarizada (graças ao filme da Disney de 1967): Mowgli é um menino achado na selva e criado por lobos, que vive uma infância cheia de aventuras, perigos e descobertas. Eu diria que o tema central do livro é a busca de Mowgli pela sua verdadeira identidade e pelo seu lugar no mundo ~ que é a busca de todo adolescente no final das contas. Essa edição conta com uma introdução incrível da Kaori Nagai, autora e professora, especialista no trabalho do Kipling, que nos ajuda a entender as histórias também como um reflexo das ideologias imperialistas do autor. De maneira bem resumida, a selva seria um espaço de amizade e hospitalidade na qual diferentes nações e raças convivem em harmonia (os súditos leais da colônia), sob a autoridade maior do homem branco, Mowgli (o governante imperial). Essa fantasia colonial acabou me tirando um tiquinho do prazer na leitura e me fez pensar que eu teria curtido mais as histórias se eu tivesse lido ainda criança, quando eu ainda tinha um restinho de inocência e fé na humanidade.

 ∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

Mini-resenhas dos livros: As Irmãs Romanov e Como Curar um Fanático | Não Me Mande Flores

3. As Irmãs Romanov, por Helen Rappaport – tradução de Cássio de Arantes Leite
título original: Four Sisters • Objetiva

Uma reconstrução da vida da última família imperial russa, com ênfase na rotina das quatro jovens princesas: Olga, Tatiana, Maria e Anastácia. A proposta do livro é oferecer um raro olhar sobre a vida familiar das filhas do último tsar, suas personalidades, seus sonhos, suas inseguranças… Não se trata portanto de uma análise opinativa sobre a omissão do Regime Imperial com relação a população russa; ou sobre a subsequente Revolução Bolchevique ~ apesar desse ser o pano de fundo de toda a narrativa. Impossível não sentir empatia pelas adoráveis e (pasmem!) modestas princesinhas, especialmente quando já se sabe de antemão o seu destino trágico. Se você curte esse tipo de leitura histórica e tem interesse por esse período, também recomendo demais Os Três Imperadores, que já resenhei por aqui.

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

4. Como Curar um Fanático, por Amós Oz – tradução de Paulo Geiger
título original: How to Cure a Fanatic • Companhia das Letras

Amós Oz talvez seja o mais importante escritor israelense da atualidade ~ e um nome constante nas listas de possíveis candidatos ao Nobel. Esse livro (curtinho, com 104 páginas) reúne textos breves e poderosos sobre a natureza do extremismo e propõe uma aproximação respeitosa e pacífica para solucionar o conflito entre Israel e Palestina, tema central de sua obra como um todo. Interessantíssimo o argumento de Oz, que define o conflito não como uma guerra entre religiões e tradições, mas acima de tudo como uma disputa por território, só possível de ser solucionada com um doloroso compromisso de ambas as partes. Leitura obrigatória!

∵ Americanas | Livraria CulturaSaraivaSubmarino ∵

E vocês, o que andam lendo?
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in livros. Bookmark the permalink.

63 Comentários

  1. Claudia Hi disse:

    Não li nenhum desses livros e nem lembro direito do filme da Disney (do Mogli). Mas achei (pelo menos o seu resumo) bem diferente do pouco que eu lembro do desenho.

    Eu como sempre estou lendo Agatha Christie rs

  2. Jeans Rasgado disse:

    Gostei muito da temática do livro do Amós, bem interessante e informativo.

  3. Fran Oliveira disse:

    Achei os livros bem interessantes! Fiquei curiosa para ler os dois últimos livros, mas esse “Como curar um Fanático”, quero ler ele logo.
    No momento estou lendo “Depois de Você”! *-*

  4. wanessa disse:

    Saramago e suas reflexões positivas para a vida né? Eu só li um livro dele até hoje e este que vc mencionou dele me chamou muito atenção.
    Gostei da última sugestão também! Não conhecia esse livro.
    bjoka e bom findi!

  5. Lulu disse:

    Ainda não consegui botar minha literatura em dia, mas adorei as suas dicas.
    Big Beijos

  6. Luísa disse:

    Fiquei curiosa para ler todos, mas os meus favoritos foram o do Saramago e o das irmãs Romanov!

    Beijos!

  7. nnt disse:

    Titulos que quero ler muito algum dia. Principalmente Saramago e Amós. Só indicação boa.

    Um abraço.

  8. Camila Almeda disse:

    Nossa adorei este post, muito interessante gostei bastante.

  9. Carol Daixum disse:

    Adorei as indicações, Camila! ♥ Esse do Saramago deve ser maravilhoso. Estranho, né? A gente morre de medo da morte, mas às vezes ela é uma solução menos dolorosa para o paciente que está sofrendo muito, por exemplo. Dica mega anotada! Esse último também achei bem interessante.

    Beijos, Carol

  10. Luly disse:

    Tenho muita vontade de ler “As Intermitências da Morte”, meu pai tem ele (e é mega fã de Saramago) e acho a temática do livro SENSACIONAL, principalmente porque sou uma pessoa que não acha a morte algo ruim vivendo numa sociedade que a vê como algo péssimo!

  11. LP disse:

    Oi Camila, estou aqui de novo
    Então, conte-me mais o quanto você gostou dessa perspectiva sobre a morte, dependendo da sua resposta eu posso ter uma indicação de leitura que você pode gostar bastante!
    bjos LP

  12. Débora disse:

    Oi, Camila. ^^ Bem interessante suas últimas leituras. Os dois primeiros livros chamaram bastante a minha atenção mas já estou querendo ler A lei da selva há algum tempo. No momento estou lendo A droga da obediência de Pedro Bandeira. =]
    Beijinhos ♥

  13. Mary disse:

    Sempre engordando minha lista de leituras, dona Camila. Achei que estava imune dessa vez porque já li os dois primeiros e já meio que desejava algo na linha do 3, porque sou curiosíssima com as historias dos Romanov. Aí me vem o argumento desse escritor iraniano já querendo furar fila!

  14. Karupin disse:

    Hoe, Camila! Tudo bom? :)
    Adoro quando meu e-mail sinaliza que você tem post novo sobre livros ou filmes; já sei que é hora de pegar o bloquinho e anotar alguns títulos para conferir em hora oportuna, hehe!

    Estou para ler Saramago há um tempão e certeza que quero começar com “As Intermitências da Morte”. Obrigada por botar mais um peso sobre essa decisão!

    Fiquei interessada também nesse último, “Como Curar um Fanático”, pois, por mais que tenhamos fragmentos do que está acontecendo entre Israel e Palestina pelos jornais, poucas vezes temos oportunidades de ouvir algo mais profundo do que uma nota de rodapé e dificilmente alguém se atreve a falar em soluções de uma forma mais contundente.

    Estou lendo dois livros no momento, mas a passos lentos: “Submissão”, de Michel Houllebecq, e “A Utilidade do Inútil”, de Nuccio Ordine. :)

    Beijos, flor~

  15. Olá,
    Ainda não li nenhum desses livros!
    Beijo

  16. grazi disse:

    não conhecia nenhum mas adoro seus posts de últimos livros pq sempre acabo conhecendo livros novos ♥

  17. Oi, Camila!

    Todas as sugestões são interessantes, mas “As Irmãs Romanov” chamou muito minha atenção… Vou pesquisar!

    Abraços, Cris

  18. Como sempre você chega com dicas mega boas :3 Me interessei muito pelo primeiro livro, cara… tipo é sobre a Morte sabe, não precisa de mais nada para me convencer. O terceiro, das irmãs romanov, eu gosto muito de toda história da família e porque nao ler um livro?
    ótimo post

    bjs, Carol | Espilotríssimo

  19. Patty Lye disse:

    Sempre traz sugestões super bacanas de livros!
    Adoro os do Saramago, são show, fiquei curiosa para ler este também!

  20. hellz disse:

    Oi camila!
    acho que já te disse isso, mas preciso repetir: Eu adoro as suas sugestões de livros por serem diferentes, longe dos bestsellers que a gente encontra em cada esquina e que todo mundo já leu.
    Fiquei encantada pela sinopse do livro do Saramago. Tô adicionando à listinha de livros que quero ler *-*

    beeeijo

  21. Luiza disse:

    Encontrei esses dias na Bertrand um estande com umas edições lindíssimas dos livros do Saramago e fiquei com vontade de levar todos pra casa. Talvez comece então com As Intermitência da Morte.
    Acho fascinante a história das Romanov. Não estava sabendo que tinha livro novo sobre elas. ♥︎

  22. Rayani disse:

    Eu li apenas um livro do Saramargo, e foi um beem pequeno.
    Sempre tive vontade de ler mais e nunca aconteceu. Coincidentemente ou não, estava olhando sobre As intermitências esses dias. =}

  23. Sté Maciel disse:

    Tenho muita vontade de ler As intermitências da morte. Li não faz muito tempo uma resenha sobre ele e fiquei muito curiosa a respeito, despertou-me interesse de imediato! *-*

    Beijão ❥

  24. Os que mais me interessaram foram do Saramago e Helen Rappaport. Vou procurar para comprar. Amo suas indicações de livros e filmes!

    Um beijo enorme ❤

  25. Eu sou tão curiosa pra ler Como Curar um Fanático! Está na minha wishlist tem tanto tempo! Não sabia que era curtinho assim.

  26. Dai Castro disse:

    Já li ensaio sobre a cegueira do josé saramago e fiquei impressionada com a maneira que ele conseguiu expor os fatos diante de algo inexplicável que mudou completamente a rotina da sociedade. Acho que em As Intermitências da Morte, o autor parece seguir essa mesma linha de raciocínio, o que não deixa de ser muito interessante, né? :) Beijos!

    • Camila Faria disse:

      É incrível mesmo Dai. Se você curtiu Ensaio Sobre a Cegueira, acho que as chances de você gostar de Intermitências são muito grandes. Recomendo. Beijos!

  27. Priih disse:

    Oi Camila, tudo bem?
    Adorei o post e também me decepcionei um pouco com Os Livros da Selva. Não sabia que essa era a intenção do autor e também acho que a magia se perdeu hahaha. :~
    Beijos,

    Priscilla

    • Camila Faria disse:

      Não sei nem se chegou a ser uma “intenção” Priih, mas esse ranço colonialista definitivamente me tirou um pouco do prazer na leitura. :/ Beijos!

  28. Betty Gaeta disse:

    Oi Camila,
    Li três dos livros que vc leu, só não li o livro do Amós Oz, mas vou procurar para ler, pois li outros livros dele e gosto muito do autor. Menina, como vc lê rápido!?!

  29. Váh disse:

    O livro parece ser bem sério e importante. Acho que todo o mundo, literalmente deveria ler né?

  30. Bel disse:

    Eu quero ler esse livro das Irmãs Romanov faz tempos. Amo tanto hstória e tenho sempre curiosidade de entrar ‘mais fundo’ nas histórias que conheço pouco ainda. Só fico um pouco triste com fim já que elas eram meninas apenas, mas…
    Bjs

  31. Carolina R. disse:

    Sonho um dia poder dar conta de todos livros que quero ler
    bjs

  32. Adoro suas dicas Cami… Já coloquei na listinha – só tá faltando tempo para colocar a leitura em dia. =)
    Bjs,

  33. Kaila Garcia disse:

    Confesso que é bem raro eu pegar algum livro para ler, com a correria do dia a dia quase não sobra tempo, o que é um erro, né? Amo seus posts e tenho certeza que esses livros são incríveis. ❤

  34. agnes cristy disse:

    Me interessei muito pelo primeiro livro, as intermitências da morte, parece ser muito genial como você descreveu, vou procurar para ler. Gostei bastante das suas indicação e do teu blog, são gêneros diferentes do quais estou acostumada, vou procurar para ver se me encanto também como as demais leituras.

  35. Parece ser um livro melhor que o outro!! ❤

  36. Taís disse:

    Nossa, bateu até uma nostalgia aqui ao lembrar desse livro do Saramago, tive que ler pra uma materia da faculdade!
    Fiquei curiosa e com vontade de ler esse das irmãs Romanov

  37. Quero ler todos Cá! Você tem um ótimo “zóio” e gosto pra leitura ♥

  38. Natz Sodré disse:

    Nunca tinha ouvido falar em nenhum dos 4, mas gostei bastaaaante da descrição dos dois últimos Cá, parecem maravilhosos *—* Beijokas!

  39. Lua disse:

    Saramago é incrível.

  40. Emerson disse:

    Sempre tive vontade de ler sobre “As intermitências da morte”. Deve ser um livro fantástico.
    Boa semana!

  41. Gábi disse:

    Vc lê muito rápido, não dá pra seguir a lista rsrs…
    Fiquei interessada nesse das Irmãs Romanov! =)

    Beijos!

  42. Você arrasa d+ nas leituras.
    Uma das minhas dívidas literárias é Saramago.
    Fiquei curiosa com Amós Oz.
    beijos!

  43. Eu sou muito fã de como Saramago interpreta com sagacidade a humanidade e seus problemas. Este ainda não li, mas fiquei imprecionada com a sinopse :O

  44. Cami, que saudade! Essa semana que passou coloquei As Irmãs Romanov como desejado no Skoob. Bom saber que provavelmente vai atender as minhas expectativas! Ando muito no clima da Rússia, inclusive comprei Sashenka. Assim que ler resenho no blog. E Saramago… Saramago é demais! Beijo beijo!!!

  45. Tany disse:

    Eu amo essa sessão de livros que você faz <3
    Ó, eu me interessei muito pelo das meninas e pelo último, que aliás, não conhecia o autor mas já coloquei na listinha. Provavelmente vou ler o das Irmãs Romanov logo, logo.

    Beijo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *