Os quatro últimos… livros

1. Pequenos incêndios por toda parte, por Celeste Ng – tradução de Julia Sobral Campos
416 páginas • título original: Little fires everywhere • Intrínseca

O encontro entre duas mulheres com personalidades diametralmente opostas: Elena Richardson, a matriarca de uma família acostumada a seguir regras e a planejar os seus dias na comunidade perfeita de Shaker Heights e Mia Warren, uma artista de espírito livre com um passado misterioso, sua nova inquilina. Com o passar do tempo, as duas famílias se tornam cada vez mais íntimas e as inegáveis diferenças entre elas começam a gerar ressentimentos e conflitos. Paralelamente, a batalha pela guarda de uma criança sino-americana em Shaker Heights coloca Mia e Elena em lados opostos, intensificando ainda mais suas divergências e rancores. O livro é um drama familiar sobre maternidade, classe e privilégios, muito bem construído (e escrito), que te prende do início ao fim. Incluído entre os melhores livros de 2017 por veículos como Entertainment Weekly, The GuardianThe Washington Post, parece que vai virar série em breve, com Reese Witherspoon e Kerry Washington. Tentem ler antes de assistir (é sempre melhor, vocês não acham?). 

Compre esse livro!

2. Nix, por Nathan Hill – tradução de José Francisco Botelho
672 páginas • título original: The Nix • Intrínseca

Um escritor e professor universitário fracassado, viciado em videogames e prestes a arcar com uma dívida gigantesca, que não pode pagar, Samuel Andresen-Anderson está realmente na pior. Para complicar ainda mais as coisas, ele descobre que a mãe, que o abandonou quando ele ainda era uma criança, está sendo acusada de um crime absurdo, que viralizou na internet e está dividindo o país. Para sua surpresa, Faye está sendo retratada pela mídia como uma ativista radical de passado sórdido, muito diferente da imagem de boa moça que ele sempre teve dela. O livro se divide entre a investigação de Samuel sobre a própria mãe, a história real de Faye Andresen-Anderson no epicentro do movimento hippie de 1968 e a infância de Samuel, pouco antes de ser abandonado por ela. Um romance MUITO ambicioso, inteligente e divertido, que brinca de forma inteligentíssima com os dramas e paradoxos da contemporaneidade, em especial com a histeria e a hipocrisia americanas. A narrativa ainda encontra espaço para personagens  e histórias complementares interessantes e relevantes; um verdadeiro nocaute (como bem definiu a Esquire). Gostei demais!

Compre esse livro!

Mini-resenhas dos livros: As Oito Montanhas e Uma Constelação de Fenômenos Vitais | Não Me Mande Flores

3. As Oito Montanhas, por Paolo Cognetti – tradução de Adriana Aikawa
256 páginas • título original: Le otto montagne • Intrínseca

Pietro é um jovem pouco sociável de Milão, que costuma passar os verões com os pais em Grana, um vilarejo isolado nos Alpes italianos. É lá que ele conhece Bruno, um menino da sua idade que parece personificar tudo o que o seu pai mais ama a respeito da vida campestre. Anos depois de abandonar suas temporadas de aventuras e explorações, já adulto, Pietro volta à montanha para resgatar uma herança deixada pelo pai e retoma o contato e a amizade de Bruno. O livro, ganhador de um dos prêmios mais importantes da Itália, o Prêmio Strega, parece não ter uma história muito robusta, mas é justamente na simplicidade da narrativa que ele ganha o leitor. Os temas abordados são muito delicados e, de certa forma, comoventes: a busca pelo autoconhecimento, o contraste entre a vida na cidade e a singeleza rural, o amadurecimento (e, com ele, a compreensão tardia de quem realmente foram os seus pais). Um livro surpreendentemente bonito, com o frescor e a leveza das paisagens alpinas.

Compre esse livro!

4. Uma Constelação de Fenômenos Vitais, por Anthony Marra – tradução de Fabiana de Carvalho
336 páginas • título original: A constellation of vital phenomena • Intrínseca

Uma menina escondida na floresta observa o pai ser levado no meio da noite por soldados russos, enquanto sua casa arde em chamas. A cena também é observada pelo vizinho de frente e amigo da família, que se encarrega de buscar refúgio para a criança num hospital abandonado, onde uma única médica permanece atendendo pacientes e buscando informações sobre a irmã desaparecida. Uma história complexa que se passa entre 1994 e 2004 na Chechênia, um período de grandes conflitos armados entre grupos rivais chechenos e o exército da Rússia (incluindo duas guerras e mais de 150 mil mortos). A narrativa é muito bem amarrada, com personagens cujas histórias de vida se entrelaçam de forma realista e inesperada ~  e é bacana observar como essas revelações vão sendo liberadas aos poucos, ao longo do desenrolar da história (sem aquele vício terrível da “reviravolta” e do “final surpreendente”). Mas, por algum motivo, eu não consegui me conectar muito com o universo criado pelo autor. Não me entendam mal, o livro é super bem escrito e a temática é sensível e tocante, mas achei tudo um pouco morno e acabei demorando tempo demais para ler (o que certamente diminuiu a minha experiência de leitura).

Compre esse livro!

O que vocês têm lido de bom ultimamente?
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in livros. Bookmark the permalink.

69 Comentários

  1. Não conhecia estas histórias

  2. Não conhecia nenhum dos livros, mas fiquei bastante curiosa com as suas histórias. Vou procurar!

    r: Oh, obrigada *-*
    Aquela ainda é só a primeira parte, para a semana partilho mais

    Beijinho grande

  3. Sandra Reis disse:

    Ainda não conhecia nenhum destes.
    Vou ver se arranjo
    obrigada pela partilha
    Beijinho

  4. Deivy disse:

    Amei suas ultimas leituras, inclusive, irei indicar alguns lá no blog que li recentemente. Suas publicações deste gênero me inspiram.

    Beijos do Deivy!

  5. Entre as indicações as 8 montanhas me chamou bastante a atenção. Parece uma leitura bem leve.
    Bjus!

  6. Lulu disse:

    Oi Camila,
    Sempre com ótimas dicas de leitura.
    Big Beijos

  7. Priih disse:

    Oi Camila, tudo bem?
    Pequenos Incêndios (…) me causa interesse por todos esses elogios, mas não sei quando vou ler. :(
    Beijos,

    Priih

  8. Betty Gaeta disse:

    Oi Camila,
    Adorei as indicações. ainda não li nenhum deles e todos parecem muito interessantes.
    Beijos

  9. desejo o mesmo em dobro, minha querida :D

    não consigo escolher só um!! todos me parecem fascinantes :o

  10. Radi disse:

    The Nix sounds so interesting!
    I haven’t read much lately.

  11. Camila, apesar de ter achado a leitura morna no Uma Constelação de Fenômenos Vitais, eu bem que fiquei curiosa com ele!

    Beijo!

  12. Nix está na minha lista de desejados.
    Cheguei a participar do evento de divulgação do livro e gostei bastante da premissa e olha que ele é um pequeno calhamaço hahahah. <3

  13. Váh disse:

    Eu adoro os livros que você indica, são sempre histórias bacanas, leio a sinopse e fico imaginando as cenas e pensando ‘hmm daria um belo de um filme’ hahaha!

  14. Simone disse:

    Ei Cá não li nenhuma das 4 edições. As oito montanhas já tinha ouvido falar em outro blog e gostei bastante das histórias. Estou lendo um livro da Leila Ferreira – O amor que sinto agora! Muito bom ele!

  15. Gostei muito de conhecer, o primeiro me pareceu super interessante

  16. Jenifer disse:

    Estou com o projeto de incluir a leitura de livros no decorrer do ano que vem e nada melhor que ter dicas acessíveis como esta!

    Beijos!

  17. Isy disse:

    Não conhecia nenhum, mas parecem interessantes!

    Bjxxx

  18. Meses que não leio nada Camila!
    Gostei desses dois últimos.
    bjs

  19. Lizzie disse:

    Não li nenhum desses livros mas me interessei muito por Nix. A história me parece ser bem interessante, coloquei em minha lista rs

  20. Walter disse:

    Nossa, parece ser ótimos livros. Fico curioso! Estou lendo no momento ”Caixa de Pássaros”, que também vou falar no blog daqui alguns dias. Mas desde já, indico a você. :)

  21. Olá, Camila.
    Não conhecia nenhum desses e o que mais chamou a minha atenção foi o que você não gostou tanto assim hehe.

  22. Gostei desses livros, achei bem interessantes os 4.
    Beijos

  23. Não conheço nenhum, mas gostei das indicações! :) Beijinhos

  24. Adorei as indicações Camila, mas o que mais me interessou foi “As Oito Montanhas” vou colocar na lista para ler em breve :)

    Beijos,
    Amanda L.

  25. Suelen Mattos disse:

    Eu não conhecia os livros, nem os autores. Infelizmente, nenhum deles me chamou a atenção.
    No momento, eu comecei a fazer uma maratona dos Bridgertons, da Julia Quinn. Tô no primeiro livro, e gostando bastante!

    =)

    Suelen Mattos

  26. Adriana R. disse:

    Ainda não conhecia nenhum mas fiquei bem curiosa com o primeiro, especialmente por saber que vai ser adaptado em mini-série com a Reese Witherspoon! Quero ler para depois assistir. :D

  27. Taís disse:

    Ai, fiquei morrendo de vontade de passar uma tarde chuvosa lendo As Oito Montanhas. Pela sua descrição parece ser um livro eu iria gostar muito!
    :)

  28. Jéssica disse:

    Eu não os conhecia ainda, mas me interessei pelo Nix.

    Um beijo:*

  29. Sempre arrasando Cá! Eu fiquei interessada nos 4 dessa vez ♥♥

  30. Kaila Garcia disse:

    Confesso que preciso voltar a ler, faz meses que não leio um livro. Sempre adoro as suas escolhas, Camila e dessa vez não foi diferente!

  31. Fe disse:

    Esse As Oito Montanhas me interessou bastante! Também gostei da capa do Uma Constelação de Fenômenos Vitais, pena que não foi uma experiência tão boa! Um beijo!

  32. Tamara Mansur disse:

    Olá Camila! Tudo bem?
    Minhas leituras foram bem monótonas nos últimos dias.. nossa, mas fiquei super interessada no pequenos incêndios por toda parte! Não tinha a menor ideia do que se tratava e nem que ia virar série, já quero!!
    Beeijo

  33. Bruna Morgan disse:

    Eu não conhecia o livro da Celeste, conheço poucos escritores atuais e preciso mudar isso :c principalmente sobre escritoras!

  34. Um mal necessário! hehehe! ;)

    Fiquei curiosa com “Pequenos incêndios por toda parte”. Também acho que é melhor ler antes de assistir! Também me interessei por “Nix”.

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

  35. Fiquei com muita vontade de ler Pequenos Incêndios por toda parte! Amei o post!
    Beijinhos! ❤

  36. Achei bastante interessante esse livro “Pequenos incêndios por toda parte”. Se for virar série, tomara que eu consiga ler antes. Uau, esse Nix também! Principalmente por ser um romance, já gosto! Entrou na listinha. Fiquei curiosa com esse As Oito Montanhas e Uma Constelação de Fenômenos Vitais, principalmente esse segundo que se passa em uma época “recente” com uma mistura de acontecimentos de época. Enfim, gostei! Ultimamente eu li Uma Longa Jornada do Nicholas Sparks e Para Todos os Garotos que Já Amei.

  37. MAS QUE AMORZINHO
    amei esse pequenos incêndios e quero lê-lo já! Me lembrou um pouco um outro livro que virou série (big little lies, sabe?)
    amei essa capa de uma constelação, uma pena que tenha ficado muito morno, Ca :(
    Adorei o estilo de post, viu?
    Esse as oito montanhas parece ser uma leitura gostosa também, refrescante? rs

    Beijocas da Pâm

  38. Tay Ribeiro disse:

    Amei esses livros, tem tempos que estou querendo ler o da Celeste

  39. Oi, Camila!

    Adorei as indicações, em especial “As Oito Montanhas”… Fiquei querendo ler!

    Abraços, Cris

  40. Felipe Lange disse:

    Oi Camila, ótimas leituras!

  41. Joana disse:

    Também tenho lido bastante ultimamente! Sabe tão bem!
    É das coisas que mais relaxa e faz bem :)
    Não conheço nenhum deles!
    Um beijo

  42. Giuli Castro disse:

    Pequenos incendios por toda parte esta na minha lista de proximos livros! To querendo muito ler!
    Beijos

  43. Gostei bastante das indicações,pena que eu estou com uma lista enorme de leitura para iniciar.

    Beijos

  44. Claudia Hi disse:

    Pra variar não conhecia nenhum dos livros Ca, mas achei interessante Nix. A história parece bem rica. Ele tem uma pegada meio policial? Eu gosto desse tipo de livro rs

  45. Gostei das suas dicas, estou precisando mesmo atualizar a minha listinha de livros.

    Beijos.

  46. Natz Sodré disse:

    Esse último tinha tudo pra ser maravilhoso hein Ca, pena que foi meio morno… Fiquei bem curiosa para ler o primeiro e o penúltimo *—* beijokas!

  47. Paula Lopes disse:

    Cada vez que vejo uma postagem falando sobre livros me lembro o quanto estou atrasada com minhas leituras… Eu não conhecia nenhum desses e amei suas indicações. Tenha um ótimo dia, beijos!

  48. Oi Mila!
    Os dois primeiros me atraíram bastante. Concordo em sempre ler o livro antes de ver um filme, dele adaptado.

    Os outros dois também parecem bons, mas o de drama eu pulo. Não quero mexer no meu emocional atualmente…ehehehe

    :**

  49. Ana Murari disse:

    Oi Camila, td bem?
    Agora que realmente voltei a ler, fiquei super interessada por esses livros, com certeza vou procurar o último!
    Beijos

  50. Gábi disse:

    Caraca, todos entraram pra minha lista!!
    Obrigada pelas dicas!
    Acabei de ler um tbm que tem uma proposta muito linda, depois dá uma olhada lá no blog! =)

    beijos!
    Gábi

  51. Luly Lage disse:

    Fiquei interessadíssima no plot de “Pequenos incêndios por toda parte”, já imagino como um livro que te prende muito durante a leitura… adoro esse choque de personalidades entrando na vida uma da outra! Vou tentar ler, principalmente porque adoro a Reese Witherspoon e quero assistir também!

  52. Karina disse:

    oieee
    adorei a sinopse do último livro: Uma Constelação de Fenômenos Vitais.
    Maravilhoso o título, por sinal.
    me deu vontade de ler
    bjo

  53. Mari Dahrug disse:

    Também acho melhor sempre ler antes de ver o filme ou série, e já fiquei com vontade mesmo de ler esse primeiro!

    Beijos
    Mari Dahrug

  54. Alexandre disse:

    Eu comecei a ler Pequenos Grandes Incêndios, mas não tava me empolgando. Acabei interrompendo a leitura e quero tentar de novo daqui algum tempo. As vezes é questão de timing né?
    Já As Oito Montanhas eu achei ok. Tem bons personagens e tal, mas a estória não me envolveu e a leitura acabou ficando um pouco arrastada.
    Abraço,
    Alê

    • Camila Faria disse:

      Oi Alê. Sim, às vezes é questão de timing mesmo. Acho que foi isso que aconteceu com a minha leitura de ‘Uma Constelação de Fenômenos Vitais’. Abraço!

  55. Ana Beatriz disse:

    “Pequenos Incêndios” por toda parte parece incrível, principalmente porque quase todas as séries que a Reese resolve investir tem livros muito bons. Big Little Liars foi definitivamente um dos meus favoritos de 2017 (vale muito a pena ler!).

  56. clara rocha disse:

    Os dois primeiros livros estão super na minha lista de livros que quero ler. Ainda não comprei, mas espero ter a oportunidade de ler, ainda mais depois de SUA boa crítica. ♥

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *