Uma das muitas coisas boas de ser mãe (ou de ter contato próximo com uma criança pequena) é poder redescobrir/reler os grandes clássicos da nossa infância. Acho que eu não lia O Patinho Feio desde muito pequena e acabei me surpreendendo com algumas passagens dessa história tão triste ~ mas com um final tão redentor.
Antes de entrar em mais detalhes, quero dizer que a edição que eu li foi essa belezura lançada pela Editora do Brasil no ano passado, com texto da Telma Guimarães (adaptado do conto de Hans Christian Andersen) e ilustrações da Simone Matias. O livro é bilíngue, escrito em português e em inglês, o que é maravilhoso para quem está começando a introduzir uma nova língua na rotina dos pequenos.
♥
Agora me diz se o trabalho da ilustradora Simone Matias não é a coisa mais linda desse mundo? Fiquei encantada com a delicadeza que ela imprimiu nessa história, que tem uma carga de rejeição super pesada. As imagens estão pequenininhas aqui no post, mas o livro é grandão (30 x 23cm) e dá gosto de acompanhar o conto com ilustrações tão bonitas.
Além disso, aprendi no instagram da Simone que os filhotes de cisne são bem fofinhos. O Patinho Feio não era nada feio, era apenas diferente dos demais. Olha só que bonitinhos!
♥
A história todo mundo já conhece: Mamãe Pata está muito animada com o nascimento dos seus filhotinhos, mas um deles é BEM diferente dos seus irmãos. A partir daí, o Patinho Feio passa a sofrer com o desprezo e os maus tratos de todos, até mesmo da sua própria família.
Um detalhe que eu não lembrava, e que me deixou tocada, foi o amor incondicional da mãe (nesse caso, da Mamãe Pata), que não se deixa abalar com as críticas e com o desprezo de todos ~ ela se sente feliz e orgulhosa do patinho, mesmo sabendo que ele não atende às expectativas de todos ao redor. No conto original (que eu li nessa edição de Histórias Maravilhosas de Andersen), a Mamãe Pata também defende o Patinho Feio inicialmente, mas acaba sucumbindo à pressão social e chega a desejar vê-lo bem longe. Essa opção da Telma Guimarães de reforçar o amor irrestrito da mãe me comoveu.
♥
Eu me encantei com essa edição ~ e acredito que é SEMPRE bacana conversar com as crianças sobre temas como amor, respeito, autoestima e diferenças. O livro faz parte da Coleção Biclássicos Infantil, que já possui outros títulos recontados em português e inglês, como João e Maria, Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho. O glossário de imagens no final do livro também é super legal, com palavras relacionadas à história que acabamos de ler (e ilustrações lindas!).
•
O Patinho Feio/ The Ugly Duckling, por Telma Guimarães e ilustrado por Simone Matias
32 páginas • Editora do Brasil • assista ao book trailer
♥
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!
Oh Camila, essa história é um clássico que eu adoro e essas ilustrações são lindas. Fiquei muito feliz porque estava querendo comprar um livro de algum clássico para minha filha de 1 ano e 10 meses e quando entro em seu blog, veio como uma resposta. Muito obrigada por compartilhar e amei muito. Tenho certeza que Maria Heloísa minha baby vai amar.
Beijos, Gi
Ah, que bom Gi! O meu filho tem dois aninhos e está adorando. Espero que a sua baby curta também. Beijos
Que edição maravilhosa, achei lindo e amo histórias assim onde conseguimos nos conectar com nosso eu interior e com nossa criança, são através de histórias assim que fazem alguns gatilhos aflorarem e geram muitas reflexões.
Beijos.
Amei a ilustração! A pintura traz uma sensação reconfortante. E eu nem me lembrava da história direito rs Gostei dessa alteração da mãe. Espero que as outras histórias também tenham tido essas melhorias. Porque algumas são extremamente necessárias (como a música do “atirei o pau no gato’, que horror!).
O pior é que o meu filho aprendeu a cantar a versão antiga de ‘atirei o pau no gato’ ~ e agora, como faz? Hahaha! Não sei onde ele ouviu, mas eu sempre tento cantar a versão politicamente correta, pra ver se cola. :)
Ah gente que ilustrações mais lindas de uma história tão clássica ♥ amei descobrir que eles remodelaram o papel da mãe pata, que mais histórias possam ser reescritas assim!
O triste é saber que existem muitas mães que não apoiam os filhos na vida real, né Stephanie? :(
Gente! Que livro mais incrível, com belas ilustrações e com uma estória clássica. Adorei que ele é bílingue. Para mim, o final da estória é o melhor, quando o patinho feio se torna um lindo cisne!
Boa semana!
Até mais, Emerson Garcia
Oi Camila,
eu adorava esta fábula quando eu era criança, e estas ilustrações são encantadoras!!!
Beijos
Essa era minha história favorita da infância, que nostalgia ♡ E que ilustração mais linda desse livro.
Eu amo esse livro e tenho um carinho gigante por ele, essas ilustrações estão tão lindas, delicadas, completamente encantada
Beijos
Ca, eu amo essas ilustrações, ao vê-las dá até um aconchego, parece que te abraça. Imagino como esse livro deve ser lindo e a história do patinho feio é tão emocionante, acredito que é uma das mais lindas que li na minha vida. Se eu estivesse no Brasil, iria comprar para ler e lembrar um pouco da minha infância. :)
Um beijo!
Essa história é um clássico que fez parte da minha infância. Fiquei apaixonada por essas ilustrações! <3
Boa tarde, Camis. Tudo bem?
Puxa, quanto tempo não vejo sobre essa história. Realmente tem esse viés triste e gostei dessa mudança feita pela autora do livro, onde a mamãe pata defende o patinho e sente orgulho dele até o fim. As ilustrações são de aquecer o coração mesmo.
Amei essa dica!
Super beijo e boa semana.
Que ilustração mais linda Camila, eu amava essa história quando era criança.
big beijos e boa semana
Pretty image and story ❤
Uma boa partilha, não sabia dessa edição bilingue!
Quem não conhece essa história fantástica!
xoxo
História super marcante, esteve presente em bons momentos da minha infância.
Agora a ilustração ficou apaixonante!! <3
bjs
as ilustrações estão tão lindas!
acho que não me deparo com essa história há muitos anos, fiquei nostálgica agora ♡
e sim, como podemos aprender com as lições que possui. há muito a ser refletido e praticado.
abraços,
Any.
♡
Oi Camila, lindas as ilustrações. Trabalho maravilhoso. É mesmo muito bom redescobrir a nossa infância na infância dos filhos. Eu adorava ler pra as minhas filhas quando pequenas e relembrar os clássicos da minha infância. “O Patinho Feio” me traz lembranças especiais. Me lembro da história sendo passada em cineminha na minha escola e eu fugia da minha sala de aula para assistir mais uma vez mas outras turmas.
A história é triste sim, mas como um final redentor. Traz muitas reflexões.
Uma ótima semana
beijos
Chris
Que lembrança linda Chris, obrigada por compartilhar! Beijos
Muito lindo o trabalho realmente, amei!!
É uma história bacana onde tiramos muitas coisas legais e aprendemos muito com essa história, além de poder ensinar de forma lúdica.
Beijos.
Olá,
Que edição mais fofa! Eu fiquei encantada com as ilustrações.
E acho que nunca cheguei a ler de verdade, mas da época de escola rolou de conhecer e em desenho tb.
E é verdade sobre redescobrir esse estilo quando se tem crianças pequenas por perto… to assim tb.
até mais
eu sempre amei essa história. acho que porque sempre me senti um pouco como o patinho feio, hahaha. fiquei até emocionada com essa postagem. sorte minha que tenho uma mãe igual a mamãe pata, que sempre me apoiou.
edição e ilustrações lindas. são delicadas e sensíveis. amei!
Ainda bem que O Patinho Feio tem um final feliz, né Letícia? :)
Que edição linda. É sempre bom reler os clássicos infantis e ter aquela nostalgia boa. As ilustrações estão lindas
beijos
Caramba, acho que eu nunca na vida li a história do Patinho Feio, mas parando pra pensar agora é um tema super atual e mega importante de ser discutido e trabalhado com as crianças.
Amei as ilustrações, lindas e passam uma sensibilidade muito bonita ♥
Confesso que a primeira vez que tive contato com a história do patinho feio eu chorei, haha. E até hoje acho a fábula muito triste, mas é mesmo uma historinha bacana de se contar para os pequenos e ensinar sobre respeito e principalmente preconceito. Achei maravilhosa a edição desse livro infantil, pois as crianças realmente entendem melhor os assuntos com ilustrações.
Beijo
É muito triste mesmo Leslie. :(
Que gracinha o livro e as ilustrações.
Já tive a oportunidade de ler este clássico infantil.
Gente, o cisnezinho é a coisa mais fofinha do mundo, como pode? Dá vontade de fazer carinho, não sei, defender de todos os males do mundo, etc…
Eu AMO a história do Patinho Feio, estou encantada pelas ilustrações dessa versão e, claro, essa escolha de adaptação em que a mamãe defende ele até o fim. Queria que todas as mães de “patinhos feios” por aí, na verdade todas as famílias de um modo geral, fossem assim antes e depois de eles se tornarem cisnes!
Também queria MUITO Luly!
Is beautiful! ♡
Oi Camila estou encantada com essa nova edição dessa história!
As Ilustrações estão maravilhosas.
Beijos
These illustrations are really cute. The baby ducks are my fave.
Oi Camila, tudo bem?
Além dessa história ser uma graça, amei as ilustrações. Singelas, lindíssimas, adorei.
Beijos,
Priih
Que lindo!
Adorei essa dica
a história é uma gracinha e é muito boa, ai que amorzinho
Beijos!
Pâm
Quando eu tiver um filho vou ler essa história pra ele hehe!
Muito fofa :)