Um Jeito Moderno de Comer

Um Jeito Moderno de Comer | resenha Não Me Mande Flores

Há um tempinho atrás encontrar um livro bacana de receitas sem carne era uma dificuldade. Felizmente essa realidade mudou e muito. Todos os dias são lançados livros incríveis de receitas vegetarianas (e veganas!), com opções deliciosas para todos os gostos. Mas como trazer um olhar mais fresco e mais moderno para esse universo de cardápios sem carne? Essa é justamente a proposta do livro Um Jeito Moderno de Comer, lançado por aqui pela editora Alaúde.

O livro foi escrito pela Anna Jones, uma ex-aluna do Fifteen de Londres, que trabalhou por muitos anos ao lado do chef Jamie Oliver (o livro, aliás, tem um prefácio bem simpático do Jamie). A proposta da Anna é preparar refeições vegetarianas fáceis, deliciosas, com alimentos saudáveis e locais ~ mas o pulo do gato mesmo é que ela consegue explorar o sabor de grãos, cereais, legumes, verduras e frutas SEM pensar nesses ingredientes simplesmente como substitutos da proteína animal. No lugar da velha máxima gastronômica “carne + dois acompanhamentos”, pratos focados em explorar novas texturas, sabores e cores.

  • Um Jeito Moderno de Comer | Ovos fritos à moda turca

O livro é dividido em 11 capítulos: do café da manhã, passando por lanchinhos, saladas (que, sozinhas, valem por uma refeição completa), acompanhamentos, sopas e caldos, almoços e jantares fáceis e rápidos, doces e bebidas. Bem completão mesmo. A Anna ressalta que, embora sua profissão seja cozinhar, ela é uma pessoa muito impaciente e, em geral, quer que as suas refeições fiquem prontas em menos de meia hora ~ e, de preferência, sem muita louça para lavar no final. Isso quer dizer que, salvo algumas exceções, as receitas do livro são bem tranquilas de preparar e não usam todas as panelas do seu armário. ;)

Outro aspecto interessante do livro é que as receitas são absolutamente ditadas pelo sabor. Apesar da sua clara preocupação com o aspecto saudável das receitas, se a autora acredita que uma determinada receita vai funcionar melhor com manteiga ou açúcar, ela vai sinalizar. Mas, no geral, ela mantém o foco nos produtos integrais e muitas das receitas do livro são naturalmente veganas (ou facilmente adaptáveis para uma dieta vegana e/ou sem glúten).

  • Um Jeito Moderno de Comer | Como criar uma receita

Mais um diferencial bacana do livro: ele é recheado de fluxogramas, que ilustram de forma descomplicada o desenvolvimento de vários pratos. Alguns exemplos: Como Criar uma ReceitaUma Sopa: 1000 VariaçõesComo Fazer uma Supersalada, além de um guia completíssimo para criar o seu próprio pesto. Perfeito para quem gosta de improvisar e criar suas próprias variações na cozinha! 

A minha primeira impressão do livro não poderia ter sido melhor: corri para experimentar os Tomates e Cebolas Assadas com um Toque Adocicado, uma receita prática (suja só uma assadeira!) e deliciosa, que eu pretendo repetir muitas vezes. Também estou de olho nesses Brownies Crocantes de Caramelo Salgado (que podem ficar um tiquinho mais leves se você substituir a farinha comum pela de centeio, e a manteiga pelo óleo de coco). Tentação!

« Olha só que bonitinha a Anna, empolgada com a publicação do livro aqui no Brasil. :) »

Um Jeito Moderno de Comer, por Anna Jones – tradução de Maria Suzete Caselato
título original: A modern way to eat
352 páginas • Alaúde

Compre esse livro!

Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in gourmet, livros. Bookmark the permalink.

73 Comentários

  1. Não sei se sou o tipo certo de pessoa pra esse livro, pois infelizmente não tenho muita queda para verduras e legumes, meu paladar para esses alimentos é bem restrito, mas achei a proposta ótima. As fotos também são lindas! De dar água na boca.

    Beijo enorme ❤️

  2. Parece-me uma excelente escolha! Fiquei bastante curiosa com o livro :)

  3. r: Ainda não vi o filme, por isso, não posso estabelecer qualquer comparação. No entanto, os livros acabam sempre por seres melhores, na minha opinião, até porque há mais pormenor e as ideias são exploradas de outra forma. O que não significa que o filme não consiga captar a essência da mensagem :)

  4. Fiquei com água na boca!
    Não sou vegetariana mas sempre tento diminuir o consumo de carne, e esse livro pareceu muito interessante! A maneira que você mostrou ele aqui ficou muito legal!
    Me lembrou que quando fui pra Los Angeles comi um hambúrguer totalmente vegetariano, mas que é igualzinho o de carne! Chama Impossible, você já ouviu falar? Uma delícia!
    Beijos!

  5. Emerson disse:

    Adorei a proposta do livro e os aspectos visuais. Aqui em casa somos carnívoros.
    Bom final de semana!

    Até mais, Emerson Garcia

  6. Poxa se não fosse tão caro eu comprava, achei incrível o modo como ela explica, eu ando procurando um livro de receitas desse tipo!
    Eu sou louca para virar vegana, mas não sei exatamente o que comer. Sei que tem diversas coisas que pode substituir a carne, mas eu não tenho uma indicação, sabe. Então fica meio difícil :(
    Um beijo grande e muito GORDO

  7. Tenho mesmo de comprar esse livro! É tudo o que preciso na minha transição :)
    Um beijo*

  8. Que demais esse livro, Ca, ainda não conhecia. Tenho alguns livros de receita com a proposta de alimentação saudável e vegetariana. Ao mesmo tempo que ensinam receitas diferentes e práticas para o dia a dia, mostram a importância de mudar os hábitos com equilíbrio. Adorei a dica!! Um beijo

  9. Joana disse:

    Adoro o livro!
    Tenho o livro em inglês há uns anos e as receitas são um sucesso.
    Um beijo

  10. As fotos do livro são incriveis. Confessamos que não somos muito fã de legumes e verduras, mas ficamos curiosas para ver as receitas que ela ensina.

    Beijos

  11. Deivy disse:

    Eu não consigo parar de comer carne – infelizmente, mas consumo bem pouco e as vezes nem entra no meu prato. Acho incrível a conscientização que está vendo agora de pessoas com sanidade mental capaz de pensar no nosso planeta <3 :3

  12. Ana Beatriz disse:

    Eu adorei a ideia do livro! Principalmente porque curto testar receitas diferentes, vegetarianas, pra ir tirando um pouco a carne do prato mesmo e experimentando o que é diferente.

  13. Betty Gaeta disse:

    Oi Camila,
    Este seria um livro para mim, pois sou vegetariana, mas não gosto nem um pouquinho de cozinhar…
    Beijos

  14. Olá Camila, menina como desejei esse livro, a diagramação dele parece ser linda, sem contar que o visual dos pratos são maravilhosos. Já quero um pra chamar de meu *_*

    bjs

    Ariadne ♥

  15. Karina disse:

    Oi Camila
    me interessei pelas receitas.
    eu gosto de pratos vegetarianos
    bjo

  16. Adriana R. disse:

    Que incrível esse livro! Preciso definitivamente de o comprar, tenho a certeza que me vai ajudar muuito. <3

  17. Carol R. disse:

    Nossa Cami, quem sabe dessa vez não me interesso por receitas?
    bjs

  18. Gosto da ideia de praticidade, não tenho muita paciência em ficar horas na cozinha, sabe?
    Curti muito o livro em si, compraria.
    bjs

  19. Claudia Hi disse:

    Ca eu adorei esse livro! Tem tudo o que eu gosto. E fiquei ainda mais animada por ela ter trabalhado com o Jamie. Fiquei babando com as fotos e achei super prático esses fluxogramas.

  20. Nossa adorei o livro, já vou procurar quando for no shopping.

    beijos.

  21. Kaila Garcia disse:

    Ainda não conhecia esse livro e ja fiquei bem animada para conhece-lo. Eu amo testar receitas novas, principalmente receitas saudáveis.

  22. Falou em comida pratica e descomplicada é comigo mesmo, gosto de gastar o menos tempo possível na cozinha haha adorei a dica

  23. Isa Mescolin disse:

    Para quem não sabe cozinhar, vulgo eu, me parece ser muito atraente. Já vou dar um jeito de separar uma graninha no final do mês pra poder comprar <3

  24. Camila, achei esse livro super bacana! Inclusive você bem poderia compartilhar a receita do tomate e cebola assados, né? Kkkkkkkkk.
    Já quero esse livro!

    Beijo!

  25. Leslie Leite disse:

    AMEI e já quero o meu exemplar, haha.
    Apesar de não ser vegetariana, eu não gosto muito de carne, então, uma refeição completa com salada já me satisfaz. Além disso, não como farinha de trigo, apenas integral, de centeio, de amêndoas… Ahhh, e me identifiquei com a autora, onde ela diz que gosta de preparar pratos em menos de meia hora, haha. Sou assim também.

  26. Felipe Lange disse:

    Adorei a dica do livro, também não como carne, já quero adquirir.

  27. Beca disse:

    Amei essa indicação. Assim como ela eu sou impaciente e quero meu prato em meia hora kkkk
    Os pratos estão incrivelmente lindos e de dar agua na boca! Amém pratos sem carne <3

  28. Bem bacana esse livro achei bem interessante.
    Beijos

  29. Simone disse:

    Que demais a ideia do livro, eu sou apaixonada com organização em fluxograma. Acho que já vou procurar um pra chamar de meu.

  30. Lulu disse:

    Deve ser ótimo esse livro, gostei da dica.
    big beijos

  31. Gente, que capricho esse livro <3 fotos, esquemas… pelo jeito a Anna tem o mesmo jeito descomplicado do Jamie e eu já adorei isso. Tô amando testar novas receitas vegetarianas/veganas e realmente como voce disse, os ultimos tempos tem trazido ótimas boas surpresas para quem quer se aventurar mais :D

  32. Priih disse:

    Oi Camila, tudo bem?
    Não gosto nada de cozinhar, mas amei essas fotos super apetitosas.
    Beijos,

    Priih

  33. Mel disse:

    Ai, eu quero esse livro :c Não mo queres enviar? Daqui a uns dias faço anos xD
    Beijinho*

  34. São sou vegetariana, mas adoro comida vegetariana! :) Essa tem um aspecto maravilhoso. :)

  35. Aline Amorim disse:

    Gosto de receitas vegetarianas para aprender a variar o cardápio. E já fiquei desejando esse livro.

  36. r: Pessoalmente, gostei muito :)

  37. Jéssica disse:

    Tão bom quando alguém deseja passar suas dicas de culinárias de uma maneira mais saudável… porque querendo ou não na maioria dos livros de cozinha são recheados de guloseimas, sal, sódio, massa… Gostei muito da apresentação, fora essa foto fofa do buquê hehe

    Um beijo :*

  38. Taís disse:

    Fiquei muito encantada, Cá.. como pode um livro reunir tantas coisas maravilhosas juntas. Quero pra ontem! <3
    Amo essas várias possibilidades e receitas criativas, explorando novas texturas e sabores do universo vegetariano e vegano. As vezes me perguntando se eu sinto falta de carne e ó, nenhuma.. com esse tanto de opções maravilhosas! ♥

  39. Bruna Morgan disse:

    Fiquei louca nessas tortas, essas comidas estão maravilhosas demaaaaaais. Ando comendo mais coisas saudáveis e essas receitas cabem perfeitamente no que estou procurando!

  40. sem dúvida, querida eheheh :)

    adoro :o parece ser fabuloso!

  41. Váh disse:

    Não sou vegetariana, mas adoro comidas saudáveis e vegetarianas mesmo, são sempre tão gostosas!!
    Achei o livro bem interessante e fiquei BABANDO nas fotos socorrooooo!

  42. Que livro perfeito. Eu amo receitas rápidas e que não sujam muitas panelas. Não sou vegetariana/vegana, mas gosto muito desse tipo de receita e sempre que posso incluo comidas saudáveis no meu cardápio.
    Bjus!

  43. Monique disse:

    Nossa, que diferente e super interessante esse modo de ensinar as receitas, a uma vida saudável.. adorei!

  44. Isy disse:

    Não conhecia, mas vou querer saber mais!

    Bjxxx

  45. Lizzie disse:

    Nossa, me deu até fome denovo rs

    Gosto bastante de livros de receitas e a sua resenha é maravilhosa. Vou mostrar para a minha mãe que é gastronomica, ela vai amar conhecer o livro rs

  46. Renata disse:

    Nossa, achei LINDA a capa do livro e as fotos internas. Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato dele ter vários fluxogramas. Achei demais a ideia, ahahah.
    Esse brownie crocante de caramelo salgado parece ser delicioso!! :)

    Um beijo,

  47. Eu não cozinho nada. Nem com carne e nem sem carne, mas é muito bom ver como existem mais e mais opções cada vez mais pra quem não quer comer carne né? Eu não sei como é por aí, mas aqui dá pra achar muita coisa vegetariana e vegana já pronta – pra quem não cozinha nada, tipo eu – e por um preço muito legal =)

    Beijinhos
    n.

    • Camila Faria disse:

      Oi Nathália, felizmente temos cada vez mais opções vegetarianas e veganas à nossa disposição ~ tanto em restaurantes e bares, quanto nos supermercados. Bom demais ver essa realidade mudando. Beijinhos :*

  48. Olá, Camila.
    Eu fiquei dois anos esperando por uma cirurgia para retirar a vesícula e não podia comer carne e sofri porque não encontrava nada de diferente para comer. Por isso acho muito legal livros como esse.

  49. E eu fiquei mais feliz vendo seu comentário! <3

    Camila! Quando li "refeições em menos de meia hora e sem muita louça para lavar" eu já me encantei, porque é exatamente isso que espero quando tenho que cozinhar! hahaha! Adorei.

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

  50. Ana Murari disse:

    Oi Camila, td bem?
    Você como sempre com dicas incríveis! Não conhecia esse livro e adorei! Ultimamente to me alimentando meio mal, então vou procurar sobre ele tipo agoraaaaa hahaha
    Beijos

  51. Oi, Camila!

    Nossa, gostei desse livro! E achei uma ótima opção de presente…

    Abraços, Cris

  52. Tamara disse:

    Olaa Camila! Tudo bem?
    Aai que máximo essa proposta! Eu gosto de comer de tudo, então fico super interessada em pratos assim diferentes e com texturas novas, curti bastante!
    Beeijo

  53. Gábi disse:

    Oi Cá!

    Não sou vegetariana mas acho legal experimentar pratos vegetarianos! São infinitas ideias, né?
    E se tiver brócolis ou abobrinha…eu amo =)

    Beijos!
    Gábi

    Ahh, menina, estou esperando os Planners mensais de 2019 pra imprimir e me organizar!!! rsrs =) #ansiosa

  54. Fiquei bem curiosa para ler este livro e conhecer outros pratos diferentes.

    Beijos

  55. Carol R. disse:

    SUper curiosa, porque eu adoro o Jamie Oliver. O livro é bem bonito.
    bjs

  56. karyn.pl disse:

    It look nice Dear:* soo yummy

    Kisses:*

  57. manie disse:

    meu jesuzinho ♥ esse livro deve ser o máximo!
    aqui em casa a gente quase não come carne, mas acho que falta um olhar novo pras coisas que a gente compra. uma amiga veio passar o feriado em casa e praticamente ressuscitou uma abobrinha que tava há dias na geladeira (fez um refogadinho com ela, utilizando cebola, alho e molho de tomate). fez também um purê bem temperado, umas tirinhas com o hambúrguer de soja que tavam fazendo aniversário na geladeira (ela disse que cortou em tirinhas pra render mais haha), enfim, notei que não é sobre “ter” os ingredientes, mas sim sobre o que fazer com eles.

    abracinhosss!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *