Maravilha do Céu

Maravilha do Céu | resenha Não Me Mande Flores

Caiu do céu em uma quinta-feira. 
Ninguém sabia de onde vinha.
Ninguém sabia o que poderia ser.
Mas todo mundo concordou que era a coisa mais incrível que já tinham visto.

A rotina de um jardim e de seus pequenos moradores é perturbada quando um estranho objeto redondo e colorido cai do céu. Seria uma bola de chiclete? Talvez uma estrela cadente (ou até mesmo um pequeno planeta). Alguém duvidou que ela tivesse caído do céu, só poderia ter surgido do chão, como uma flor. Cada bichinho vai dando a sua opinião ~ e é claro que nenhum deles poderia adivinhar que se tratava mesmo de uma linda bolinha de gude.

O mais curioso (e engraçado) é que nem o meu filho adivinhou do que se tratava o objeto. Também pudera, nunca viu uma bolinha de gude na vida, olha só que absurdo! Tive que explicar para ele o que era e como se joga. Onde é que se vende bolinha de gude hoje em dia gente, alguém sabe? Essas crianças modernas não sabem de nada mesmo… hahaha! ;)

Para a surpresa de todos, na manhã seguinte o esperto Senhor Aranha começa a afirmar que a Maravilha do Céu é dele e, pasmem, começa a cobrar ingressos para exibi-la. No começo foi uma folha por pessoa, depois o valor aumentou para duas. Quanto mais as filas cresciam, maior o preço do ingresso. Não tinha mesmo como isso dar certo por muito tempo.

Depois que a Maravilha é levada de volta para o céu por uma criatura de cinco patas (a mãozinha de uma criança, muito gracinha!), o Senhor Aranha se vê sozinho, sem ajuda para recomeçar. Mas como não existe criatura mais paciente do que uma aranha, ele vai descobrir uma maneira de dar a volta por cima e atrair novamente a sua clientela.

As ilustrações dos irmãos Fan são incríveis. Eles privilegiam o preto e branco para destacar a beleza e o exotismo da bolinha de gude (e de diferentes elementos ao longo da história, como as folhas de “pagamento” e outras maravilhas do céu). Os animais são ao mesmo tempo realistas e lúdicos e as paisagens noturnas são especialmente bonitas, com o clarão da lua e o brilho dos vaga-lumes. O livro tem uma estética um pouco mais escura e carregada do que estamos acostumados dentro do universo infantil, mas nem por isso menos interessante e sedutora. Eu gostei muito.

A história tem como primeiro elemento a brincadeira de achar graça do que os animais imaginam ser a Maravilha do Céu (e ajuda muito se a criança estiver familiarizada com uma bolinha de gude, não preciso nem falar, né?). Em seguida somos apresentados a um segundo tema, da ganância e da exploração, quando o personagem do Senhor Aranha vê no objeto desconhecido uma maneira de explorar os demais e lucrar.

O mais curioso é que o final da história pode ser interpretado de duas formas. O Senhor Aranha acaba descobrindo uma maneira de capturar novas maravilhas do céu ~ mas não fica claro se ele vai continuar explorando a ingenuidade dos outros animais ou não. Eu acabo privilegiando um final mais feliz nas leituras para o meu filho, mas a verdade é que eu acredito que os autores tenham insinuado um desfecho mais “vida real” mesmo para a história, usando o Senhor Aranha para expor sutilmente o caráter explorador do capitalismo.

Quem tiver interesse em conhecer o livro por dentro e não tiver uma livraria por perto, pode assistir a esse vídeo dos autores lendo a história (em inglês). A edição brasileira da Catapulta Junior é super bonita, tem formato grande (25 x 25 cm) e capa dura.

Maravilha do Céu, por Terry Fan e Eric Fan
52 páginas (capa dura) • Catapulta Junior

Compre esse livro!

Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

35 Comentários

  1. chica says:

    Camila, que lindo livro e doce história! Tão boa a simplicidade das bolinhas de gude, de brincar no jardim sem perigos. Lindo livro! Ótima sugestão! beijos, tudo de bom,chica

  2. O livro é bastante encantador, possui belíssimas ilustrações, um livro gostoso de ler, gostei muito de conhecer o livro bjs.

  3. O livro tem ilustrações encantadoras e as crianças adoram isso. Eu pensei que o objeto fosse um asteroide. A história tem um lado meio perverso do Senhor Aranha que quer explorar os outros bichinhos, mas acredito que as crianças não vão perceber isso.
    As bolas de gude são vendidas na Shopee, Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza, enfim, nessas lojas famosas da internet. Sei disso porque a minha irmã fez um curso de massagem e ela teve que comprar as bolas de gude. Tem também em lojas de artesanato.
    Bjus!

  4. Citu says:

    Lindo libro. Gracias por la reseña. Te mando un

  5. Marly says:

    Que livro supimpa! Tem ilustrações muito lindas e uma estória instrutiva e cativante.

    Beijo

  6. Leyanne says:

    Olá, que lindo! Adorei conhecer esse trabalho.

    Bjs

    Imersão Literária

  7. Kinga says:

    Seems great, pretty illustrations <3

  8. Que livro mais encantador.
    Big beijos

  9. Que livro lindo, super bem desenhado e interessante

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

  10. Allie Mackin says:

    Oh what a magical book! I LOVE the illustrations reminds a bit of the Night Kitchen book my Maurice Sendick. I loved that book as a child. Thanks for the introduction!

    Allie of
    http://www.allienyc.com

  11. Val Felix says:

    Gostei muito dessa indicação de livro! E também da sua resenha.
    Parabéns pelo seu cantinho ♥ voltarei mais vezes =*

  12. Lovely says:

    It looks like a fun book. The illustrations are cool.
    xoxo
    Lovely
    http://www.mynameislovely.com

  13. Marina says:

    Apaixonada pelas ilustrações! Tão fofo que mesmo sem ter crianças aqui eu gostaria de ter, amo esses livros de histórias que são bem feitos e ricos em aprendizados. Beijinhos!

  14. Que amor essa história! Achei curioso o fato de hoje em dia uma bolinha de gude ser considerado um objeto novo, estranho para a geração de hoje em dia, então tanto os animais do livro, quando as crianças que lerem a história, ficam intrigados com aquele objeto, haha. Muito bom!

    Beijos,
    Livro de Memórias

  15. Ashley says:

    Such lovely illustrations!

    Hope you’ll stop by my new post!

  16. Aline Amorim says:

    Que gracinha de história! E que ilustrações mais lindas!
    É impressionante como as crianças de hoje não sabem o que é bola de gude né? Eu nem imagino onde vende…
    Beijos

  17. Que livro mais gracinha para uma criança. Já passei da idade, mas com certeza compraria só para tê-lo em minha estante. Qual criança hoje sabe o que é uma bolinha de gude, aqui por onde moro ainda tem umas vendinhas que vendem essas bolinhas, mas se tornaram bem raras (bem cringe) huahuahuahuahuahuahua

  18. Denise Crivelli says:

    Oi
    que lindo as ilustrações dessa obra, parece ser uma leitura fofa para qualquer idade poder realizar. Não conhecia esse livro.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

  19. Lovely artwork! Such a beautiful post! Thanks for being here!

  20. So good to know of this book! Thank you!

  21. Felipe says:

    Achei bem bacana a dica!
    Blog Entrelinhas

  22. Oi!
    Que gracinha de quadrinho, achei curioso ele não ser todo colorido e acho que as bolinhas de gude podem ser encontradas em bancas de jornal!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

  23. Um livro muito interessante.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

  24. Re Vitrola says:

    gente que coisa mais linda. eu senti até cheirinho da infância vendo essa bolinha de gude. por tanto tempo brinquei com elas… e que graça demais esse livro. fiquei com vontade de comprar pros meus enteados. bjss!

  25. Wanessa says:

    As ilustrações são lindas. Você sempre caprichando e trazendo novidades desse meio Camila. Me surpreendo com o seu bom gosto.
    bjs http://www.diadebrilho.com

  26. Maria says:

    Parece ser um livro bem interessante, que pena já não ter crianças junto de mim, os filhos estão crescidos e os netos vivem muito longe.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

  27. Emi says:

    Que incrível!
    Você sempre traz esses livrinhos interessantes. Vou ver se indico para minha amiga! Temas como a ganância são importantes de tratar.

    beijos

  28. Priih says:

    Oi Camila, tudo bem?
    Que encanto de resenha! Amei a abordagem dos autores, a delicadeza da trama e as ilustrações.
    Como tenho aracnofobia, fiquei com um “só podia mesmo” quando li a índole do Senhor Aranha hahahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    P.S.: um outro livro infantil que fala bem sobre a ganância humana é O Ickabog (apesar de tristemente ter sido escrito por alguém com falas preconceituosas).

  29. Vanessa says:

    Olá.
    Amei a história e as ilustrações são impecáveis. Passaria horas analisando e observando.
    Beijos.

    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

  30. S says:

    Such beautiful and suggestive illustrations!
    And even the story sounds lovely and charming; i’d love to buy this book for myself!^^
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com

  31. Nossa,não conhecia mais achei muito interessante.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *