1. Floresta Escura, por Nicole Krauss – tradução de Sara Grünhagen
304 páginas • título original: Forest Dark: A Novel • Companhia das Letras
Duas pessoas em fases completamente diferentes de suas vidas: Jules, um advogado aposentado, se desfazendo de todos os bens materiais que conquistou ao longo da vida e Nicole, uma jovem romancista, no meio de um bloqueio criativo e de uma crise no casamento. Mesmo não se conhecendo, os dois compartilham o desejo de auto-conhecimento e um questionamento profundo a respeito da sua própria existência ~ além de histórias que se cruzam no hotel Hilton de Tel Aviv. Um dos aspectos mais interessantes desse romance é que a vida da personagem Nicole tem um paralelo inegável com a vida da autora. Além de compartilharem o mesmo nome, elas também “dividem” alguns elementos-chave de suas vidas: ambas passaram por extensos bloqueios criativos (Floresta Escura é o primeiro romance de Nicole Krauss em sete anos) e por crises no casamento (a autora se divorciou do escritor Jonathan Safran Foer há alguns anos). Nicole brinca com essa questão da identidade durante todo o livro, reforçando um dos seus temas centrais: como estar em dois lugares ao mesmo tempo. O resultado é um romance complexo e bem-humorado sobre desconexão e metamorfose. E com pitadas de cultura judaica, o que é sempre muito interessante, especialmente para não-entendidos no assunto, como eu. Recomendo.
•
2. Obra Completa, por Raduan Nassar
464 páginas • Companhia das Letras
Raduan Nassar escreveu apenas dois livros, ambos na década de 70, antes de abandonar a literatura para viver como fazendeiro no interior de São Paulo. São dois romances curtos – Lavoura Arcaica e Um Copo de Cólera – mas o que eles têm de breve, eles têm de intenso, impactante e genial. Sem dúvida uma das prosas mais poéticas que eu já li em toda minha vida. Lavoura Arcaica conta a história de André, filho de um patriarca rural, atormentado por sentimentos incestuosos em relação a uma de suas irmãs. O livro teve uma adaptação belíssima para o cinema em 2001, com Selton Mello e Raul Cortez (um desses casos raros em que o filme enriquece ainda mais a experiência literária). Em Um Copo de Cólera, o narrador é um agricultor recluso que, durante uma visita de sua amante, percebe uma colônia de formigas destruindo a cerca viva de sua fazenda. A descoberta provoca uma súbida mudança de humor e o casal inicia uma violenta troca de ofensas, que se intensifica à medida que a história avança. O livro conta ainda com alguns contos (dois deles nunca antes publicados) e um ensaio interessantíssimo sobre a cultura brasileira e a identidade nacional. Em 2016 Nassar, então com 81 anos, recebeu o principal prêmio da literatura em língua portuguesa, o Camões, para a sua surpresa: “Eu não entendi esse prêmio, minha obra é um livro e meio!“. A gente entendeu Raduan, a gente entendeu. ;)
« Leiam também essa matéria excelente do Alejandro Chacoff sobre o Raduan Nassar para o The New Yorker. »
♥
3. Os Románov, por Simon Sebag Montefiore
tradução de Denise Bottmann, Donaldson M. Garschagen, Claudio Carina, Renata Guerra e Rogério W. Galindo
944 páginas • título original: The Romanovs • Companhia das Letras
Que livrão maravilhoso! Realmente imperdível para quem se interessa pela história russa, ou por história de maneira geral. Baseado numa pesquisa recente e ultra meticulosa, o autor esmiuça os mais de 300 anos do império dos Románov, a dinastia mais bem-sucedida dos tempos modernos, que chegou a governar um sexto da superfície da Terra. Quem precisa de ficção com uma história verídica TÃO SURREAL? Segundo o Financial Times, por exemplo, comparados a esse livro, “os relatos de Game of Thrones vão parecer leves“. Não dá para discordar. Conspirações, rivalidades, assassinatos, torturas, bebedeiras, excessos sexuais e alcoólicos, charlatões, repressão e revolta, entre MUITOS outros temas fascinantes (e extravagantes). Basicamente, a história da autocracia russa contada a partir dos corredores do poder. Eu praticamente respirei o livro (apesar das quase mil páginas) e indico demais.
•
4. O Romance Luminoso, por Mario Levrero – tradução de Antônio Xerxenesky
648 páginas • título original: La Novela Luminosa • Companhia das Letras
No ano 2000, o escritor uruguaio Mario Levrero recebeu uma bolsa da Fundação Guggenheim para terminar de escrever O Romance Luminoso, livro que ele havia iniciado na década de 80. Com o incentivo da bolsa, Levrero se lança na escrita febril de um diário que, teoricamente, o ajudaria a resgatar o hábito de escrever diariamente. Esse diário, um relato obsessivo da sua procrastinação e do seu fracasso, acaba por se transformar no tão buscado romance luminoso. O livro narra em detalhes suas manias, fobias e superstições (transtornos do sono, vício em computador, hipocondria, entre outros), expondo de maneira brilhante as confusões e as genialidades cotidianas de um homem de sessenta anos. É um romance sobre o desejo de escrever um romance e, mais importante, sobre a incapacidade de escrever um romance. É trágico e espirituoso ao mesmo tempo, uma experiência literária singular e excepcional.
♥
O que vocês têm lido de bom ultimamente?
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!
Você sempre trazendo ótimas dicas pra nós, tanto de filmes quanto de livros.
Me interessei por esse Floresta Escura :)
:)
Oi Camila,
Estou com Os Romanov aqui, mas ainda não consegui tempo para ler. Adoro a história russa. Fiquei interessada nos dois livros do Raduan.
Beijos
Bacana Betty. Se você curte história russa, vai amar o livro! Beijos
Fiquei muito curioso com o O Romance Luminoso. ;)
Fiquei com bastante vontade de comprar O Romance Luminoso.
Beijos.
gostei do Romance Luminoso, não conhecia esse livro.
Tenho lido livros de autoconhecimento :) acabei de terminar o propósito.
bjs
Não conhecia nenhuma das obras que mencionaste, mas fiquei bastante curiosa com todas :)
r: Era um prémio de sonho :D
Gostei muito das suas leituras, sempre me identifico com suas escolhas e dessa vez não foi diferente!
Que bom Kaila! :)
Não conhecia nenhum deles, por isso hoje saio daqui mais rica! :)
:)
Boas sugestões literárias
Dos quatro livros, o que fiquei desejando O romance luminoso. Parece ser bem interessante
beijos
Gostei das dicas de leitura, eu preciso de tempo.
Big Beijos
Ótimas dicas, Camila. Fiquei interessada “nos Románovs”;)
Bjs!
Obrigado, querida. Também tenho apostado cada vez mais em produtos naturais. São muito melhores, sem dúvida! Creio que fazem envios para todo o mundo, mas não tenho a certeza :/
Super adorei as sugestões. Fiquei curiosíssimo com o 4º :D
Adoro suas dicas de livros, Cá..
Fiquei doidinha pra ler esse livrão dos Románov.. mas tô com dificuldades pra terminar livros pequenos, medo de começar um grande assim e deixar no meio do caminho haha
Beijos
Oi Taís. O livro é mesmo giga, mas a leitura é tão gostosa que eu juro que passa rápido. Hahaha! Beijos
Camila, como curto muito história, Os Románov foi o que mais curti! ^^
Beijo!
O livro é um prato cheio para quem curte história Pathy. Beijo!
O Romance Luminoso parece muito interessante! Achei super diferente a temática de escrever sobre como (conseguir) escrever um romance rs
Nesse caso, sobre como (não) conseguir escrever um romance Claudia. Hahaha!
Oi Camila!
Não li nenhum desses!
Mas gostei de um deles e vou anotar pra ler mais a frente!
Bjooos
Bem interessante essas dicas.
Beijos
eu amo suas dicas de livro porque sempre saio com pelo menos um livro novo na minha listinha. dessa vez foram todos! vou te falar que tem um documentário sobre os romanov chamado the life of the tsars, ou algo assim, na netflix e dá um geral na pedro, catarina, nikolai e as meninas romanov. imagino que pra quem gostou do livro vai ser interessante e são só 3 episódios! vou aproveitar e colocar esse livro na coleção. terminei recentemente de ler sobre as irmãs romanov e me descobri apaixonada por literatura histórica, algo que nem imaginava! hahaha
Vou procurar o documentário Tany! Não sei se foi esse o livro que você leu, mas recomendo muito ‘As Irmãs Romanov’, da Helen Rappaport, só sobre as meninas (tem mini-resenha dele aqui: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-12/).
Oi Camila, tudo bem?
Amei as indicações!
Fiquei morrendo de vontade de ler o primeiro, acho que ia refletir bastante!
Beijos
Não conhecia, mas já apontei o segundo na minha lista! Pareceu muito interessante :D
Gostei muito dos livros desse mês. Bem enriquecedores.
Boa semana!
Até mais, Emerson Garcia
Estou lendo pra caramba ‘A Sútil Arte de Ligar o F*da-se’, é maravilhosos e estou aprendendo bastante com ele. Também estou me contendo um pouco para guardar criatividade e jogar meus momentos criativos no meu livro que está por vir. Quero algo bem legal com ele <3. Mais uma vez, ótimas indicações, Camila.
Muito obrigado pelo apoio e carinho que sempre dá lá no blog.
Beijos do Deivy!
Gostei muito de saber os últimos livros que leu, leituras bem interessantes.
Beijos
Gostei de todas as sugestões mas a que despertou mais o meu interesse foi os Romanov. E também o último percebo a angústia de ter de escrever nem sempre há inspiração.
XOXO
Ótimas indicações. O que mais curti foi sem dúvidas Os Románov, tanto por ser histórico, quanto lembrar levemente Game of Thrones, como foi descrito. Tenha um ótimo dia, beijos!
Que ótimas indicações, Camila. O que mais despertou interesse foi os Románov, por conter uma história verídica.
Bjus!
Eu sempre termino de ler os seus posts de leitura com muita vontade de ler pelo menos um dos livros indicados! Eu achei interessante os quatro livros! Principalmente esse livrão dos Romanov! Indicações maravilhosas <3 Beijos!
<3
Gosto muito de livros sobre história, esse 3 me deixou muito interessada! :)
Adorei as leituras, vou colocar na minha lista algumas ♥
Amei as leituras, amo os Romanov e já quero esse livro
beijos
Olá, Camila.
Não conhecia nenhum dos livros que você leu. Me interessei por Os Románov mesmo sendo de um gênero que não estou acostumada a ler.
Não conhecíamos nenhum dos livros citados, mas parecem ser super interessantes.
Beijos
Fiquei bem interessada pelo primeiro, não só pela história entre personagem e autora mas acredite, pela capa rs
Um beijo
Essa capa tá mesmo linda Jéssica, também amei. Um beijo
Eu fiquei super interessada nesse livro sobre os romanov. Eu amo história demais, sou apaixonada e gosto muito de me debruçar profundamente sobre as histórias. Me interessei mais pela família quando estudei Revolução Russa no cursinho!
Então acho que você vai amar o livro Ana!
Que bacana essas dicas.
Ainda não li nenhum, mas vou anotar na minha lista.
Dani Ramos
Ai Camila… tenho tido tanto trabalho que tenho 4 livros na cabeceira para começar a ler… tenho de por tudo em dia!
Esse Floresta Escura parece bem interessante. Eu confesso que não tenho lido como gostaria. Acabei largando dois pela metade já. :(
Beijos!
AAAAAAAAA! Como não correr para salvar essa lista nos favoritos? Que variedade enriquecedora de temas e formatos, Mi. Fiquei louca para ler Floresta Escura e estou encantada com a profundidade que você pontuou ao falar de Os Románov (e essa fala sobre Game Of Thrones se tornar algo leve perante as realidades apresentadas? Socorro!). Como sempre, mais dicas e entrelinhas para a vida!
<3
Faz tempo que quero ler Raduan Nassar, esses dias quase comprei esse da obra completa e, agora com seu post, mais uma vez me arrependi de não ter pego haha
Não conhecia os outros livros fora esse e o dos Romanov, e me interessei principalmente por Floresta Escura. Como faz pra não precisar fazer mais nada da vida, só ler? Hahaha
Um beijo!
Ai, não sei Aline. Mas se você descobrir, me conta! Hahaha. Um beijo!
Quero ler os Romanov
bjs