1. Os Meninos de Nápoles, por Roberto Saviano – tradução de Solange Pinheiro
408 páginas • título original: La Paranza dei Bambini • Companhia das Letras
Numa Nápoles dominada pela máfia, surge um novo tipo de gangue: as paranzas, grupos de adolescentes que circulam pela cidade aterrorizando seus moradores e controlando o território para seus chefes, os verdadeiros mafiosos. Nicolas Fiorillo é o jovem e ambicioso líder de uma dessas paranzas e está determinado a imprimir o seu nome na história barra-pesada da região. Sua gangue é formada por meninos que dividem seu tempo e interesse entre video games, Facebook e armamentos pesados. Essa infantilidade sem inocência rendeu comparações com Cidade de Deus, outra obra de ficção inspirada em experiências reais de violência precoce. Escrito pelo premiadíssimo Roberto Saviano, jurado de morte pela máfia italiana depois da publicação de Gomorra, o livro tem um clima de roteiro cinematográfico: é ágil, com personagens (e situações/cenas) marcantes, diálogos coloquiais, carregados de gírias. E, de fato, o livro foi adaptado para o cinema no ano passado, num filme de mesmo nome dirigido por Claudio Giovannesi ~ uma adaptação bem mais amena (e definitivamente menos dura) que o livro. Na minha opinião o problema do livro é justamente esse: parece que ele não foi pensado como obra literária em si e sim como uma ponte para uma futura adaptação. O resultado é que os dois acabam deixando um pouquinho a desejar.
•
2. Maternidade, por Sheila Heti – tradução de Julia Debasse
312 páginas • título original: Motherhood • Companhia das Letras
Ter ou não ter filhos? Essa questão, aparentemente simples, é o que move a narradora desse livro incomum ~ uma mistura de ficção e ensaio retrorreflexivo. A discussão por si só já vale a leitura, mas a autora/personagem vai além do caminho tradicional, que questiona o quanto essa decisão é uma escolha real (e racional) da mulher e o quanto ela é uma atribuição social compulsória. Ela está interessada em saber se é possível sublimar esse desejo/dever, criando uma obra de arte definitiva (no caso, um romance), que supere a necessidade de um filho. O livro é, como a autora mesmo definiu, o diário de uma mente dividida, uma tentativa de esgotar o enigma da maternidade. Pessoalmente, achei que a narradora soa egoísta e, em alguns momentos, até infantil, mas acredito que tenha sido uma escolha consciente trabalhar um alto nível de honestidade, sem se preocupar com “parecer tolerante ou socialmente aceitável”. Importante demais colocar na roda textos de mulheres que NÃO encaram a maternidade como algo obrigatório, necessário ou imprescindível para uma vida feliz e completa.
♥
3. Antologia da Literatura Fantástica, por Jorge Luis Borges, Silvina Ocampo e Adolfo Bioy Casares – tradução de Josely Vianna Baptista
448 páginas • título original: Antologia de la Literatura Fantastica • Companhia das Letras
Num papo entre amigos surge uma curiosidade literária: quais são os seus contos fantásticos favoritos? Poderia ser uma conversa banal se os amigos não fossem os escritores argentinos Jorge Luis Borges, Silvina Ocampo e Adolfo Bioy Casares. Da tal conversa nasceu essa antologia bacanérrima, que reúne grandes nomes como Lewis Carroll, Julio Cortázar e James Joyce (além dos próprios organizadores) e outros nomes até então desconhecidos para mim, mas igualmente brilhantes. Claro, como acontece em grande parte das coletâneas e antologias, existem textos mais e menos inspirados, textos que te tocam mais dependendo do SEU momento de vida etc. ~ tive essa mesma impressão depois de ler o ótimo Contos Fantásticos do Século XIX organizado pelo Italo Calvino. Mas, no geral, é uma seleção incrível e uma oportunidade e tanto de conhecer autores latinos e orientais pouco mencionados quando o assunto é literatura fantástica. E essa edição, de capa dura e ilustrada pelo artista plástico Marcelo Cipis, está belíssima.
•
4. O Mundo da Escrita, por Martin Puchner – tradução de Pedro Maia Soares
472 páginas • título original: The Written World • Companhia das Letras
Um livro para quem ama livros. Uma viagem muito agradável (e extremamente curiosa) pelo universo da literatura, a partir de 16 textos fundamentais, que vão da Ilíada a Harry Potter. Que delícia ler sobre textos tão importantes para a história universal e tão pouco comentados, como A Epopeia de Gilgamesh (capítulo incrível!) e outros super famosos, mas cheios de curiosidades surpreendentes, como Dom Quixote. O autor passa pelas grandes conquistas tecnológicas que permitiram o avanço e a evolução da literatura, como o alfabeto, o papel e a impressão ~ em textos informativos e, ao mesmo tempo, divertidos (uma raridade). Um presentão para aquele amigo/parente/crush que vive por aí agarrado com um livro. #ficaadica
♥
Me conta: que livro você está lendo agora?
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!
Oi Camila,
Já fiquei mega entusiasmada pelos Os Meninos de Napoles, mas eu não posso aumentar mais a minha pilha de livros para ler sem dar conta dos que estão esperando pelo meu tempo. ando exagerando!
Beijos
Olá! Gostei das suas leituras, no momento estou lendo dois livros, um sobre foco e outro sobre organização rs.
Estou me aventurando em outro universo literário também rs
Beijocas.
Bacana Vanessa! De vez em quando é bom sair da nossa zona de conforto, né? Beijocas
Oi Camis*
Não li nenhum desses livros mas eles me parecem bem interessantes. Bateu uma leve curiosidade, vou nem mentir.
beijinhos
Só livro maravilhoso! Adorei as dicas e saber mais deles.
Não conheço nenhum e fiquei bem curiosa!!
Não conhecia nenhuma das leituras, você sempre com ótimas escolhas.
Tô lendo um romance policial que ainda não está me convencendo.
bjs
Putz. Espero que melhore conforme a leitura avance. :/ bjs
Faz tanto tempo que não leio livros… achei interessante o mundo da escrita. Vou dar uma pesquisada mais a fundo!
Boa semana Cá ♥
Amei suas escolhas, fiquei bem interessada em conhecer os dois primeiros! ❤
Que livros mais interessantes Camila! Me falta tempo para lê-los.
Big Beijos
I think “maternity” would be an interesting read for me.
fiquei curiosa com os meninos de napoles
Esse o mundo da escrita parece ser muito interessante. Gostei de saber um pouquinho dos 4.
“Importante demais colocar na roda textos de mulheres que NÃO encaram a maternidade como algo obrigatório, necessário ou imprescindível para uma vida feliz e completa”. Concordo plenamente e faço parte desse time. É preciso que as pessoas aprendam a respeitar quem faz essa escolha e parem de falar absurdos como “então vc odeia crianças” (já tive a infelicidade de ouvir essa e outras…).
Nossa Alê, as pessoas são mesmo MUITO sem noção, aff!
Atualmente estou lendo As Crônicas de Nárnia.
Eu fiquei curiosa para ler esse Maternidade. Beijos
Nunca tinha visto nada sobre esses livros, mas parecem bem interessantes.
Esse mês estou de férias, quero ler ao menos um livro. Já ficarei bem feliz comigo mesma se eu conseguir! :)
Não conhecia os livros,mais achei bastante interessante cada um deles.
Beijos
O mundo da escrita parece bem interessante ein Camila, curti!
Ariadne ♥
Vc sempre arrasa nas dicas, amei! Quero ler mais esse ano e é sempre bom ter indicações à mão, obrigada!
Beijos,
Amanda
Adoro suas indicações Camila! Hoje adicionei duas na minha listinha: Maternidade e O mundo da escrita <3
<3
Os meninos de Nápoles está na minha lista de desejados. Adorei as suas indicações Ca!Saudades de entrar aqui <3
Saudades de você por aqui Clay. <3
Oi camila, tudo bem?
Ainda não li nenhum dos livros citados, mas fiquei com muita vontade de ler Antologia da literatura fantástica e o mundo da escrita.
Abraços,
Ava
Amei os livros lidos, já quero colocar na minha lista.
estou lendo ‘últimas mensagens recebidas’, só que a versão digital tá difícil de ler, mas o livro é otimo
beijos
Livros interessantes, gostei ♡
Quero ler “O mundo da escrita, parece um livro ótimo para aprender muita coisa. Gostei da sinopse e fiquei com vontade de ler.
Beijocas.
É sim Vanessa, aprendi demais com ele. Beijocas :*
Eu como apaixonada por leitura, já quero colocar o Mundo da Escrita na minha lista ♥
Beijoos ♡
Não fazem meu estilo de leitura…
Eu não conhecia nenhum dos 4 livros, mas fiquei mega interessada nesse último, “O Mundo da Escrita”. Parece que foi escrito pra mim, hehe!
=)
Suelen Mattos
Eu amo quando você indica livros ♥! Os três primeiros, acho que por enquanto não embarcaria. Mas esse último: meu Deus! Não sabia da existência dele e com certeza entrou na minha listinha de próximos livros. Obrigada, Camila. :)
Beijos, Carol
Achei “Maternidade” interessante. Eu vivo essa contradição em ter o desejo de ser mãe e ao mesmo tempo achar que ainda não é a hora, sei lá… Haha. Seria legal poder ler um livro que fala sobre a despreocupação sobre a maternidade como mulher.
E “O Mundo da Escrita” eu vou ter que colocar na minha lista para futuras leituras <3 Amei o tema!
Beijo :)
Oi Camila!
tudo bem?
Eu não conhecia esses livros para falar a verdade
achei o mundo da escrita uma premissa interessante e acho que eu presentearia eu mesmo HEHEHEHEHE
Eu amei a capa de Os Meninos de Nápoles, mas pena que não funcionou tão bem :(
Beijocas da Pâm
Nossa, me interessei super por “O Mundo da Escrita”. Eu gosto muito de me aprofundar mais na literatura em si, nas histórias de como os autores começaram a se inspirar, nas curiosidades. Vai pra lista já!
amei os 4 <3 adicionei na minha lista de livros pra ler em 2020.
Beijinhos
n.
Muito legal esse livro sobre maternidade
bjs
Eu amo antologias, vivo descobrindo novos autores assim!