Os quatro últimos… livros

Mini-resenhas dos livros: O deus das avencas e Ada ou Ardor | Não Me Mande Flores

1. O Deus das Avencas, por Daniel Galera
248 páginas • Companhia das Letras

Três novelinhas curtas do premiadíssimo Daniel Galera (vocês leram Barba Ensopada de Sangue?), mas nossa, como me tocaram! Na primeira história, que dá nome ao livro, a angústia de um casal à espera do nascimento do filho, às vésperas da traumática eleição de 2018. Foi impossível não me identificar com o pavor do desconhecido em ambas as frentes ~ eu estava grávida de 6 meses em outubro de 2018. Do passado recente, Galera pula para um futuro distópico em “Tóquio”, narrando a trajetória de um homem solitário em São Paulo, obrigado a lidar não só com as consequências de um desastre ambiental e tecnológico, mas também com o penoso legado deixado pela mãe. Daí, pulamos para uma realidade ainda mais pós-apocalíptica em “Bugônia”: a espécie humana está quase extinta devido a uma peste que assolou o planeta, mas uma pequena comunidade consegue encontrar o equilíbrio perfeito com a natureza e prosperar. Porém o seu segredo e a sua sobrevivência são ameaçados com a chegada de um estranho visitante. Não entrei em mais detalhes a respeito de cada história porque o ideal é ir descobrindo os pormenores aos poucos e se surpreender, como aconteceu comigo. O que eu posso dizer é que eu percebi nas três novelas um crescente de calamidades, um vislumbre do que pode vir a ser a nossa realidade caso não exista uma mudança de pensamento e de atitude, especialmente no que diz respeito às relações humanas e ao meio ambiente. Leiam.

Compre esse livro!

2. Ada ou Ardor, por Vladimir Nabokov – tradução de Jorio Dauster
608 páginas • título original: Ada or Ardor – A Family ChronicleAlfaguara

Sem dúvida a minha leitura mais demorada do ano passado ~ um mês que pareceu uma eternidade ~ simplesmente porque não consegui me conectar minimamente nem com os personagens, nem com a trama. O livro é vendido como uma história de amor pouco convencional, um romance de oito décadas entre dois primos, quando, na verdade, (ALERTA de spoiler!) se trata de um caso incestuosíssimo entre irmãos, altamente sexualizados desde bem novos: o protagonista Van Veen com 14 anos e a prima/irmã Ada com apenas 12 (e a irmãzinha mais nova também entra na história depois). Como se não bastasse esse contexto pesado (pra dizer o mínimo), os dois personagens são terrivelmente desinteressantes, autocentrados e irrealisticamente superdotados, o que tornou a leitura arrastada e penosa para mim. Eu sinceramente não fazia a menor questão de saber o que iria acontecer em seguida. Uma das provocações do livro, e que super me interessou quando eu li a premissa, é a fantasia histórica criada por Nabokov (a história se passa num mundo imaginário russo-franco-americano), mas essa ambientação curiosa não foi suficiente para me deixar menos furiosa com os protagonistas egóticos e com a enxurrada de referências (que, sinceramente, só consegui captar uns 30%, se tanto). O contrário da minha experiência com Lolita, que, apesar do tema similarmente pesado (e da análoga erotização de uma menina de 12 anos), possui uma narrativa brilhante, que sufoca e impressiona ao mesmo tempo. Dizem que Fogo Pálido (seu romance mais aclamado depois de Lolita) é incrível também ~ mas, depois de quase 600 páginas cansativas de Ada ou Ardor, preciso de uma pausa antes de encarar outro Nabokov. Ufa.

Compre esse livro!

Mini-resenhas dos livros: O Outono da Idade Média e Casta - As Origens de Nosso Mal-Estar | Não Me Mande Flores

3. O Outono da Idade Média, por Johan Huizinga – tradução de Francis Petra Janssen
696 páginas • título original: Herfsttij der MiddeleeuwenPenguin-Companhia

Um estudo minucioso e riquíssimo sobre as formas de vida e de pensamento da Idade Média na França e nos Países Baixos nos séculos XIV e XV. Huizinga optou por não usar uma abordagem que privilegiava questões econômicas e institucionais, como era de praxe na historiografia medieval, e sim por investigar as sensibilidades, os sonhos e as representações culturais da época (e, como consequência, foi muito criticado por uma suposta falta de rigor científico). O autor não se limita a definir esse período da história como uma Idade das Trevas. Pelo contrário, mostra que o desejo de ocultar uma realidade dura e cruel, vivendo uma rotina heróica e virtuosa (por meio do ideal da cavalaria e do fervor religioso) levou à uma regulação exagerada da vida social, com regras e jogos esvaziados de sentido. Muito esclarecedor. Originalmente publicado em 1919, o livro possui um certo rigor acadêmico que não chega a ser desanimador, mas que é certamente BEM diferente do tom mais leve e descontraído dos livros de história mais modernos. Não foi para mim uma leitura molezinha, mas valeu a pena insistir.

Compre esse livro!

4. Casta, por Isabel Wilkerson – tradução de Denise Bottmann e Carlos Alberto Medeiros
464 páginas • título original: Caste: The Origins of Our DiscontentsZahar

UAU, que livro impressionante e necessário. Wilkerson faz uma profunda investigação sobre o racismo, utilizando para isso o conceito do sistema de castas: uma construção artificial que estabelece a suposta supremacia de um grupo contra a suposta inferioridade de outros. Para isso, ela faz uma comparação entre a realidade americana, o sistema de castas indiano e a Alemanha nazista, mostrando que cada uma dessas versões de casta se baseou basicamente na estigmatização dos (supostos) inferiores como estratégia para desumanizar e manter na base as pessoas de classificação mais baixa. Em outras palavras, ela define a casta como uma poderosa infraestrutura que mantém cada grupo em seu lugar. Realmente fascinante. Dá para identificar muitos pontos em comum entre a realidade americana e a brasileira, o que torna a leitura ainda mais poderosa. Apesar do tema pedregoso, a autora termina o livro com uma perspectiva positiva e esperançosa ~ e gostei especialmente do que ela definiu como empatia radical, um mais do que necessário esforço para ouvir, aprender e entender a experiência alheia pela perspectiva dessa outra pessoa, e não apenas imaginar como nos sentiríamos na mesma situação.

Compre esse livro!

O que vocês têm lido de bom ultimamente?
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

39 Comentários

  1. Oi Camila,
    Nossa muito legal suas leituras, curti bastante. Esse da Idade Média deve ser muito interessante mesmo ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos

  2. Leslie Leite says:

    Oi Camila,
    Gostei de O Deus das Avencas, parece ser um livro digno de reflexões em todas as novelas contidas nele. Assim como achei que Casta é também um livro muito profundo.
    Ainda bem que apenas um livro não superou suas expectativas né? Haha.
    Eu ando lendo pouco por que depois que engravidei me sinto muito cansada e ao invés de ler acabo dormindo, haha.
    Beijo

    • Camila Faria says:

      Ainda bem mesmo Leslie, ufa! Aproveita para dormir bastante, eu me lembro de me sentir super cansada durante a minha gestação (especialmente nos primeiros meses). Beijos querida :*

  3. Que leituras maravilhosas, estou tentando me readaptar e voltar a ler mais

    Beijos

  4. Tay Ribeiro says:

    Adorei os lidos. Não conhecia nenhum deles e o primeiro me chamou atenção.
    beijos

  5. Emerson says:

    Incríveis essas leituras! Me interessei bastante pelo último livro.

    Boa semana!

    Até mais, Emerson Garcia

  6. Nana says:

    Olá,
    Adorei conhecer os quatro livros. O primeiro autor citado está na minha lista, estou de olho no que você mencionou na resenha e espero ler algum em breve.
    Vladimir sempre com as polêmicas, mas acho desafiador pra gente pegar um livro assim e formar nossa própria opinião. Ainda quero ler Lolita. Esse aí me espantou as 600 páginas hahaha

    p.s.: vi que seu blog foi hackeado e sinto muito. Fico feliz que vc conseguiu recuperar. Admiro muito seu conteúdo e a forma que você expressa sua opinião.

    até mais :D
    Canto Cultzíneo

    • Camila Faria says:

      É verdade Nana, ainda estou tentando recuperar o estrago que o hacker fez na parte administrativa do blog. Obrigada pelas palavras de carinho e de incentivo. Beijos querida :*

  7. Wanessa says:

    Gosto das suas indicações Camila. São sempre novidades para mim.
    Tenho lido Lua no céu de Cabul, gostando da leitura e quase no fim. Conhece esse livro?
    Bom carnaval <3 tem indicações de filmes no blog.
    bjs

  8. Marly says:

    Oi, Camila,

    Você escolheu livros com temáticas diferentes e eu também faço isso, às vezes. Não conheço esta obra do Daniel Galera (mas conheço o Barba ensopada de sangue e seguia o blog do autor, anos atrás).
    Os outros livros também me pareceram interessantes, exceto, talvez, o do Nabokov, rsrs.

    Beijo

  9. Lulu says:

    Olá, Camila.
    Sempre com livros muito interessantes pra gente ler. Adorei a sua dica.
    Big Beijos

  10. Citu says:

    Gracias por las reseñas. Todos los libros se ve interesantes. En especial los dos primeros. Te mando un beso.

  11. Sempre com boas indicações de livros.
    Eu daria uma chance para “o outono da idade média.”
    Bjus!

  12. Renata says:

    Oi
    Bem legais as suas últimas leituras, já fiquei interessada em ler alguns dos livros que você citou ;)

    Beijinhos
    Renata

  13. Lovely says:

    Looks like you have had some interesting reads. Thanks for the review!
    xoxo
    Lovely

  14. Váh says:

    Você sempre lê e indica muitos livros legais e interessantes!
    Gostei de todos, parecem excelentes! :)

  15. Grandes leituras por aqui Camila, o que me despertou maior interesse foi o da Idade Média, o primeiro acho que não tinha paciência para ler, mas você conseguiu terminar! Não gosto de leituras arrastadas!
    xoxo

  16. Fiquei encantada com a resenha e com as capas dos livros.
    Ótimo post.

    Beijos

  17. Thais Terra says:

    Eu amei os livros que você leu e já anotei para ler também. Achei as leituras que você fez bem densas, mas super interessantes. Achei que leu bons livros, apesar de não ter gostado do livro do Nabokov. E eu adorei que você falou um pouco sobre cada um na postagem :)

    Beijoos ;*

  18. Monique says:

    Você lê uns livros tão diferentes de mim. Adoro vim ver as indicações e me inspirar a ler coisas fora da minha zona de conforto.

  19. Váh says:

    Ótimas leituras!!
    Eu gostaria de ter o hábito de ler.

  20. Krissi says:

    I want to read more but I’m having a hard time finding books that are interesting to me. I’m currently looking for funny books as well as thrillers!

    Lots of love,
    Krissi of the marquise diamond

  21. Pamela says:

    Achei interessante o 4.
    Eu costumo ler mais drama, romance, livro adulto e fantasia.
    Beijos!

  22. Ana Castilho says:

    Perdi o hábito de ler e é algo que quero recuperar…
    Um beijinho

  23. Felipe Lange says:

    Oie, tudo bem?
    Ainda não li nenhum dos citados, mas pelas considerações parecem ser bem interessantes. Valeu pela dica.

  24. Vanessa says:

    Olá!
    Amei de ver os livros, não conhecia nenhum.
    Gostei muito do primeiro livro, a capa é maravilhosa.
    Beijos.

  25. Kinga says:

    I want to read Casta ❤

  26. Olá querida, como você está? Espero que bem, amei as suas leituras, esse da idade média me chamou muito atenção, parece realmente incrível, estou a muito tempo sem ler, e preciso voltar logo, porque senão vira um péssimo costume, amei a sua leitura, boa semana, grande abraço.

  27. Não conhecia nenhum, adorei as capas dos dois primeiros! :) Beijinhos

  28. Váh says:

    Parecem realmente ótimos livros!!
    Adorei Camila :)

  29. Carol Daixum says:

    Cams, não conhecia esses livros. É bom quando a gente demora, mas vale cada página que insistiu, né? Confesso que não são os meus gêneros favoritos, mas fiquei curiosa para embarcar no primeiro e último livro! ♥ E, ultimamente, tenho lido mais romances levinhos. :)

    Beijos, Carol

  30. Lovely says:

    I haven’t read any of these books but they all sound interesting!
    xoxo
    Lovely

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *