1. Assim começa o mal, por Javier Marías – tradução de Eduardo Brandão
título original: Así empieza lo malo • Companhia das Letras
Na Madri pós-ditatura franquista (no início dos anos 1980) o jovem Juan de Vere é contratado como secretário particular do cineasta Eduardo Muriel e começa a conviver na intimidade de sua família. Passa então a observar de (muito) perto a união misteriosa e bastante infeliz do chefe com a esposa Beatriz, ao mesmo tempo que investiga um de seus amigos, cujo comportamento indecente no passado levanta suspeitas e é motivo de rumores. Ler esse romance, que tem o desejo como um dos temas principais, é entender porque Marías é considerado um dos maiores escritores vivos. Como escreve bem esse espanhol ~ com frases longuíssimas e digressões que só enriquecem o universo da narrativa; uma mistura de Saramago com Proust (que beleza!). Fiquei impressionadíssima.
•
2. Homens sem mulheres, por Haruki Murakami – tradução de Eunice Suenaga
título original: Onna no inai otoko tachi • Alfaguara
Mais um Murakami para a coleção. Sete contos que falam sobre relações amorosas, ou melhor, sobre como o isolamento e a solidão podem permear essas relações. Há algo em comum em todas as histórias: mulheres que marcaram de maneira inesquecível a vida de homens, antes de desaparecer. O único problema de ler os contos do autor é a vontade enorme de que as histórias continuem, virem romances independentes, não pode acabar assim tão rápido gente… (tive esse mesmo problema com o Blind Willow, Sleeping Woman)
♥
3. Primeiro amor, por Ivan Turguêniev – tradução de Rubens Figueiredo
título original: Pervaia liubov • Penguin-Companhia
A história do primeiro amor do menino Vladímir Petróvitch, filho único de uma família russa tradicional, por Zinaida, a filha um pouco mais velha de sua vizinha. Uma paixão avassaladora (e unilateral) que impulsiona Vladímir a fazer de tudo para ser correspondido (por menos provável que venha se concretizar um final feliz). Um livro curtinho e marcante, que fatalmente nos faz lembrar a loucura e a intensidade do nosso primeiro amor.
•
4. Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, por Gonçalo M. Tavares
Companhia das Letras
A história se desenrola entre os escombros e as ruínas de uma Europa pós-Segunda Guerra. Marius encontra Hanna, uma menina de 14 anos, portadora de síndrome de down em busca do pai e decide ajudá-la. Juntos vão conhecer uma série de figuras curiosas (e surreais) e vão parar em um estranho hotel em Berlim, cujos quartos não têm números, mas carregam os nomes de campos de concentração nazistas. O livro é, ao mesmo tempo, sombrio e simpático. Os personagens, interessantes e inesquecíveis. O autor vem sendo comparado (com razão) a uma espécie de Kafka português. Recomendo!
♥
E vocês, o que andam lendo?
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!
Nunca li nenhum desses Ca, mas os dois últimos me chamaram a atenção.. Beijokas!
Camila
Adorei as dicas de livros, principalmente o número 1 e 4, fiquei bastante curiosa em lê-los.
Beijos e uma excelente quarta!
Só não levo o primeiro!
Obrigada pelas sugestões… Bj
Eu gosto dos livros que você trás aqui pra nós! São histórias bem legais, eu não costumo ler livros :( mas quando leio as sinopses aqui já dá uma vontade bem grande de ir atrás de ler hehe.
Gostei desse “Homens Sem Mulheres” :)
:)
Não li nenhum desses, mas a boa noticia é que voltei a ler livros “comuns” ou seja n academicos
bjs
Quantas leituras interessantes, Ca, gostei das sugestões!! Um beijo
Adorei as dicas, Camila!
Bjs
To super convencida com sua resenha dos dois primeiros livros amiga! E o do Javier eu vou procurar em espanhol mesmo, claro!
Valeu pelas dicas!
Bjs!
Em espanhol deve ser ainda mais maravilhoso amiga! Bjs!
Fico sempre pé atrás com livros de contos pq após a leitura fico esperando que elas pudessem continuar
Especialmente quando os contos são bons, né Lua? Que é o caso desse livro do Murakami. Mesmo com esse porém, recomendo demais o livro, é maravilhoso!
uau que leituras ótimas vc fez Camila. Gostei de todos os livros, principalmente o último.
Vou anotar pq quero ler ele :)
bjoka
Caramba! Não conhecia nenhum dos livros, Mila. Nem mesmo para dizer que os títulos soaram familiares, sabe? O que é excelente! Novidades fresquinhas e, acima de tudo, refrescantes, para encaixar nas listas. Fiquei super curiosa para devorar “Homens sem mulheres”. Parece fluir reflexões super bacanas de uma forma leve e pesada simultaneamente. Adorei as indicações e já vou ficar ainda mais de olho nessa.
Oi Camila
Fiquei muito interessada no “Uma menina está perdida no seu século à procura do pai” já de cara por causa do título. Sou dessas que não julga pela capa, e sim pelo nome do livro, vê se pode? Já que você recomenda, certeza que vou lê-lo assim que surgir a oportunidade.
Tô com esse Murakami aqui na fila, os escritos dele são incríveis!
Beijão.
Esse título é ótimo mesmo Gabi (assim como o livro)! Beijão.
Não li nenhum desses, mas Homens sem Mulheres me ganhou o coração!
Bjs
Olha que mais uma vez saiu uma lista que eu não conhecia nenhum. Contagem regressiva para o mestrado acabar e eu ler menos artigos e mais livros :O AHAHAH bjooo
Hahaha! Contagem regressiva Lorraine! \o/ bjooo
Já quero muito ler “Uma menina está perdida no seu século à procura do pai”<3
Olha Cami, geralmente amo todas as suas dicas por aqui, mas dessa vez fiquei com uma vontade igualmente louca de ler todos os 4 livros hahaha Todos pareceram interessantíssimos! E essa comparação do último com o Kafka ganhou meu coração. Anotando tudo aqui! <3
Caprichei dessa vez, né Carol? Hahaha! Dei sorte nessa seleção. <3
Ainda nao li nenhum desses. Meu marido ja leu 3 livros do Murakami e adorou. Estou querendo ler algum tb, mas agora esta bem corrido. Estou com um empacado por falta de tempo. hehehe
Beijos
Gostei das dicas, mas ultimamente ando sem tempo pra ler.
big beijos
Achei super interessante esse Assim começa o Mal, fiquei muito curiosa para ler, sem falar que nunca li nada do autor, adoraria conhecer.
Dany Guimarães| Legalmeente Ruiva | Legenda da Trindade
Fiquei bastante curiosa com estas sugestões. os temas são interessantes! =)
Beijinhos
Suas indicações de livros são sempre muito boas! Uma pena de eu não ter tanto tempo livre para poder ler :(
fiquei interessada no Homens Sem Mulheres. amo contos, mas também sempre fico querendo mais. é quase como aqueles filmes que terminam do nada, né? parece que tem que ter continuação.
beijo!!
Me interessei pelo livro “Homens sem mulheres”, parece ser bem interessante.
Beijos!
Muito curiosa com essas sugestões!
Como sempre óptimas dicas Camila *
Beijinhos!
Oi Camila,
Deste três, só li o livro de contos do Murakami, mas sou tão perdidamente apaixonado por ele que sou suspeita para falar.
Gostei das demais resenhas e me interessaram bastante.
Bjs
Também sou suspeitíssima Betty, adoro Murakami! Bjs
Gostei das dicas. Precisando comprar uns livros.
Beijos :*
Um livro mais interessante que o outro, me deu vontade de devorar todos. Suas indicações são sempre muito legais, Cá! Mas acho que o que mais me chamou atenção foi o primeiro e o último!
Beijos :*
Guria do céu, toda vez que venho aqui e vejo tuas postagens assim fico sofrida que não leio tanto. Mas me inspiro em ti, um dia chego lá! Obrigada pelas dicas *-*
❤
Beijos
Não tenho lido nada nesses dias, mas fiquei com vontade de ler o 2 e o 3 que você sugeriu. :D
Beijos
Li só um livro do Haruki, e apesar de ter gostado dele também fiquei com essa sensação de que ele acabou de repente (e não eram contos)
Tô doida para ler esse Murakami! Já deixei no kindle, acho que vai ser o próximo que eu vou ler, no momento eu estou presa num Stephen King que é longuíssimo e eu não consigo acabar hahaha Ainda lendo outras coisas da faculdade, sobra mesmo pouco tempo para ler mais por lazer.
Beijo!
Interessante saber suas escolhas de leitura. O que achei mais legal foi o fato de não constar best sellers :) bem autêntico.
beijo
Nunca li nenhum livro do Muramaki, mas já ouvi falar demais, e li muitas resenhas também! Você gosta muito, né?
Se fosse pra eu começar, qual você me indicaria ler primeiro?
Outra pergunta, Você compra todos esses livros, Camila? Faz o que com eles depois? Eu tenho tantos que já não tenho onde botar…
Beijos
Oi Roberta, gosto muito dele sim. Acho que eu recomendaria um dos seus livros de contos (como o Homens sem mulheres), para você sentir o clima do escritor e ver se valeria a pena investir num romance mais completão. Eu compro muitos livros sim, mas recebo muita coisa de parceria com as editoras. Tenho pensado muito sobre o acúmulo (desnecessário) de livros em casa e uso o SKOOB para trocar títulos também. Pensando em fazer um post sobre isso… Beijos
Adoro suas dicas de livros Cami… fiquei interessada no último – já vou colocar na lista. =)
Bjs e bom finde!!
Só livrão, heim? Eu tenho que dar mais algumas oportunidades para o Murakami, esse livro que você leu de contos parece ser uma boa sugestão.Eu amo contos, sou viciada mesmo hahah.
E esse do Ivan deve ser uma delícia, bem como vários outros livros de literatura russa.
Beijos
Literatura russa = amor. ♥
Não conhecia nenhum dos livros. Fiquei bastante interessada por Assim começa o mal. Vou incluir na minha lista. E Haruki Murakami é uma das minhas dívidas literárias. Todo mundo fala super bem mas ainda não li nada do autor. Indica algum pra começar?
Beijos!
Oi Jeniffer, vou te dizer o mesmo que eu disse para a Roberta ali em cima: acho que eu recomendaria um dos seus livros de contos (como o Homens sem mulheres), para você sentir o clima e ver se valeria a pena investir num romance mais completão. Beijos!