1. A Estetização do Mundo – Viver na Era do Capitalismo Artista, por Gilles Lipovetsky & Jean Serroy – tradução de Eduardo Brandão
título original: L’Esthétisation du monde: Vivre à l’âge du capitalisme artiste • Companhia das Letras
Ensaio brilhante que esmiuça o nosso momento atual, em que a arte e o prazer estético estão cada vez mais enraizados nos nossos hábitos de consumo. Não somos mais compradores, e sim “colecionadores de experiências”. Jardineiros se tornam paisagistas, cabeleireiros se tornam hair designers, e por aí vai… É triste constatar esse processo de mercantilização da vida e confesso que fiquei um pouco deprimida lendo o livro. Leitura triste e genial ao mesmo tempo. Eu dei uma empacada nos primeiros capítulos ~ achei um pouco acadêmico demais ~ mas, passada essa primeira parte, a leitura fluiu com mais leveza. A foto da capa é do italiano Alex Majoli para a Latinstock (tão apropriado!).
•
2. Escuridão Total Sem Estrelas, por Stephen King – tradução de Viviane Diniz
título original: Full Dark, No Stars • Suma de Letras
Stephen King, porque tão maravilhoso? O livro reúne quatro histórias brutais, com algo em comum: em todas elas os personagens passam por momentos de escuridão total, sem uma luz para guiá-los ou tirá-los do lado sombrio da ganância, da vingança e do autoengano. A narrativa é super forte, típica do autor, e você não vai conseguir largar o livro até descobrir o que acontece no final de cada uma das histórias. Eu leio antes de dormir e confesso que ficava morrendo de medo de ter pesadelos toda noite (o que não aconteceu, ainda bem). A Suma de Letras fez um trabalho incrível nessa edição, que tem a lateral das folhas toda preta ~ acho que para combinar com o clima dark das histórias. Sensacional!
♥
3. Cidades de Papel – Edição Especial, por John Green – tradução de Juliana Romeiro
título original: Paper Towns • Intrínseca
Meu primeiro livro do John Green ~ e não é que eu achei super gracinha? Não sou muito fã dessa literatura mais teen, mas curti essa história de um garoto apaixonado, que parte em busca de um grande amor, e acaba encontrando algo mais importante no meio do caminho. Green tem essa capacidade de falar a linguagem dos adolescentes, de maneira natural, sem abrir mão das referências literárias, filosóficas e intelectuais (pouco associadas a esse universo teen). O livro é leve e engraçado, os personagens secundários são deliciosos. Fiquei curiosa para ler mais livros do autor ~ e já estou com o Quem é Você, Alasca? por aqui. Vocês viram o filme?
•
4. Estação Onze, por Emily St. John Mandel – tradução de Rubens Figueiredo
título original: Station Eleven • Intrínseca
Uma epidemia de gripe se espalha pela superfície da Terra, eliminando 99% da população mundial. Vinte anos depois, um grupo de atores e músicos vaga pelos assentamentos de sobreviventes apresentando peças de Shakespeare e números musicais ~ porque “sobreviver não é suficiente“. Que livro interessante gente! Um romance que vai além do que esperamos ler sobre crise e sobrevivência pós-apocalipse, uma história que fala sobre amizade, comunidade, memória… Alternando passagens do mundo antes e depois da pandemia, é impressionante como as histórias se cruzam e acabam unindo de forma mágica os destinos dos personagens centrais da trama. Não consegui parar de ler. Recomendo DEMAIS. A capa linda é uma fotografia do Michael Turek.
∴
Vocês perceberam que eu aumentei o número de últimas leituras para 4? Estou num ritmo muito bom de leitura por aqui e acabo ficando com muita coisa bacana para indicar de uma vez só… Mudança aprovada? (estou pensando em fazer a mesma coisa para os posts de filmes também, vamos ver…)
♥
Confira outros títulos na Bibliolove – a biblioteca virtual do blog!
Terminei a série A Torre Negra do Stephen King e tô me sentindo muitissimo orfã. Aí estou indecisa, não sei se procuro mais livros dele relacionados diretamente à saga ou se conheço as outras obras dele. Gosto tanto da escrita que acho que meu tempo seria bem aproveitado em ambas as opções hehe. Essa edição deve ser linda, com as laterais pretas.. ai ai <3
Recomendo esse livro de contos Isabella, se você quiser dar uma pausa na saga mas não abandonar o universo Stephen King. É muito bom!
Stephen King nunca li e muita gente recomenda. Adorei a proposta do livro. Cidades de Papel eu li mas chegou no meio do livro eu não via a hora de acabar, acho que não tenho paciência pra essas leituras mais teens. E adorei esse último livro Camila, vou até salvar na minha lista de leituras <3
bjoka http://diadebrilho.com
Aprovadíssima! Fiquei muito interessada no 1, além de ter amado a capa.
Bjs, rasgadojeans.blogspot.com
Quero ler o do Stephen King. Parece ser ótimo.
http://www.jj-jovemjornalista.com/
Primeiro: mudança aprovada! rs…
Desses só “conheço” o Cidades de papel.
Eu ainda não assisti o filme, porque quero ler o livro primeiro. Li o Quem é você Alasca e gostei, apesar de ficar com sensação de “whats?” no final. Espera quando você chegar ao final e me diz! rsrs…
bjOO
http://www.brechodanylins.com.br
Que bom que a mudança foi aprovada Dany! \o/ E agora estou curiosíssima com o final de Quem é Você Alasca?. Hahaha! Depois eu te conto o que eu achei. bjOO
Camila, fiquei completamente interessada no primeiro livro, sério, amo essa temática abordada. Infelizmente existe uma mecanização da vida, e acho válida a leitura de um livro assim.
Nunca li nada do King, mas estou pensando em começar por contos e ver se pego gosto, li resenhas sobre ele e todas foram bastante positivas.
Eu infelizmente nesses meses ando muito aterafada, o livro que estou lendo no momento é o Ensaio Sobre A Cegueira do José Saramago e Édipo Rei do Sófocles, mas pretendo dar uma aumentada no meu ritmo de leituras.
~atarefada
Já li os dois Gabriela, ambos são incríveis! Tenho certeza que você vai gostar do A Estetização do Mundo, é bacanérrimo!
Eu tenho que voltar a ler mais livros, parabéns Cami por você conseguir aumentar a quantidade das suas leituras – só estou lendo um, e olhe lá. Escuridão Total sem Estrela esse só pelo título é perfeito e o Estação Onze ainda não conhecia, mas já estou desejando ler.
Beijos,
Obrigada Fran! :)
Nossa, minha filha tem vários livros do John Green e eu nunca tive a curiosidade de ler, justamente por achar teen demais…e agora vc me deixa curiosa hahaha
Vou dar uma folheada, quem sabe gosto não é?!
Beijos
O bacana é ler sem compromisso Flavia. De repente você se surpreende! Beijos. :)
OI Cami,
Sexta-feira peguei esse o livro Cidades de papel na mão e fiquei pensando se comprava ou não… acabei não levando, mas agora fiquei interessada – mas oq eu quero ler mesmo é a sua indicação do Stephen King.
Beijos e bom finde,
Renata (www.nomeuapartamento.com.br)
Comprei esses dias esse livro estação onze, vi ele na cultura e resolvi comprar ele (vai chegar terça) e me chamou muito a atenção. :D
Depois me conta o que você achou Haysa! :D
Oi Camila!
Dos 4 que citou, o que mais me despertou interesse foi o primeiro. A literatura que permite que a gente questione o nosso estilo de vida e valores costuma me pegar de jeito. Em troca da sua dica, deixo aqui uma sugestão: “O que Sócrates diria a Woody Allen”, de Juan Antonio Rivera. Nele, o autor trata questões do comportamento humano através da personalidade de personagens de grandes clássicos do cinema. E sei que você gosta de cinema! Hahaha…
Beijos e até!
http://um-traco-qualquer.blogspot.com.br/
Adorei a indicação Laysla – essa mistura de cinema com filosofia só pode dar MUITO certo! Beijos. :*
mt bacanas suas leituras! adorei a primeira indicação, li um livro do lipovestsky na faculdade e amei!
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Ele é ótimo, né Lívia?
Ganhei de presente “A Estetização do Mundo” do meu amor e estou adorando o livro.
\o/
Geeente, Cidades de papel é muito bom, primeiro livro do joão verde que li e foi amor rs <3
Obrigada pelas dicas, Cami.
Terminei de ler O Mágico de Oz semana passada e já estou a procura de mais uma leitura!
bêjo.
Desses livros aí eu tô louca pra ler cidades de papel que, espero do fundo do coração, seja bem melhor do que A culpa é das estrelas. Beijos!
Adorei o primeiro!
Bjs
http://www.digoporai.com
meu ritmo de leitura está tão lento :(
fiquei interessada nesse Estação Onze, parece muito bom
depois que eu li o iluminado do king eu fiquei louca querendo ler outros dele! a escrita dele é incrível e muito gostosa, né? vou pocurar pra ler esse!
ótimas leituras! beijo
Ele escreve muito bem, né Lívia? A leitura flui com muita facilidade, é uma delícia. Beijo. :*
Olá Camila!
Sou novata aqui, primeira vez. E já estou amando os primeiros posts! Parabéns!
Adorei a sugestão do primeiro livro, adoro leituras assim. Li há um tempo à tras A História da Coisas, da autora Annie Leonard, foi viciante, apesar de triste era genial. Irei comprar esse que você indicou.
Obrigada por compartilhar.
Beijos! Thamyrez
Oi Thamyrez, seja bem vinda! Obrigada pelo elogio e volte sempre, viu? Vou pesquisar sobre o livro A História das Coisas, fiquei interessada! Beijos! :)
Preciso voltar a ler! Mas ando sem vontade hehe :(
Queria muito ler Cidades de Papel!
beijinhos, Rê
http://blogsonhosdeverao.com.br
Gostei muito do tema do primeiro livro porque como estudo e trabalho com marketing, esse é um tema recorrente do meu estudo. Achei tb interessante também o tema do último livro que você indicou. Diferente, não tinha ouvido falar ainda. Não curto John Green e nunca li um livro do Stephen King, acredita? Só vi suas obras no cinema e em séries mesmo.
Bjs, Cami
https://esoumhobby.wordpress.com/
Bel, o primeiro livro tem tudo a ver com o universo do marketing e da publicidade ~ acho que você vai gostar! Bjs
Eu tb já li um pouco do 1º livro e gostei muito de como o assunto foi abordado e o cidades de papel eu só vi o filme ainda
Bjss Camila
http://www.adrianequaresma.com.br
O do John Green está na minha lista, assim como o filme =)
beijos!
O primeiro livro foi muito importante para mim no primeiro ano da faculdade, fiquei com ele embaixo do braço por um tempão XD Nós designer precisamso entender mt bem do tema e saber equilibrá-lo sem atacar as pessoas. O livro do Stephen quero ler muuuito <3 Os outros dois não curto o gênero e não gosto mesmo do Green e_e
bjs, Carol | Espilotríssimo
http://www.carolespilotro.com
Que legal saber disso Carol! Uma das partes mais interessantes do livro, na minha opinião, é o capítulo sobre design. bjs
A Estetização do mundo me deixou MUITO interessada. O assunto me fascina, e mais você comentando que a escrita é genial… Vou dar uma olhada.
Stephen King, porque tão maravilhoso? Porque?
Cidades de papel… Bem… Não é por nada não, nada pessoal, mas procuro evitar os teens.
Estação onze, meu favorito do post. Nunca li, mas AMO temas apocalípticos. São meu tipo favorito de entretenimento. Entrou na minha lista com toda certeza!
“procuro evitar os teens” ~ Hahaha! Muito você Mari! ♥
Adorei a historia de Estação onze, realmente não é o que esperamos de uma historia pós apocalíptica.
E eu amo o Stephen King!! não gosto quando mistura contos.. mas vou dar uma chance
Kisses
Minha vida está um saco no quesito livros só leio os academicos, affe mas bem quero ler o do John Green
bjs
Cidade de papel eu assistir o filme, mas não fiquei com vontade de ler o livre.. Mas agora eu fiquei curiosa…
bjs
http://marymicucci.com
AMO Stephen King mas ainda não li esse livro, gostei bastante da descrição Cá… Também AMO Cidades de Papel, e por incrível que pareça eu gostei do filme, não AMEI porque achei que faltou muita cena (normal ne?) Mas gostei dos atores e do filme em sí.. Nunca li esse ultimo mas me interessei bastante na sua descrição Cá, me deixou com vontade de ler.. Beijokas!
Mudança super aprovada, Ca!!! Adorei as suas indicações de leitura. Eu demooorooo para ler um livro, fico entre livro, revistas, ebooks…kkkkk…é muita coisa, né, preciso focar mais nas minhas leituras. Um beijo e boa semana!
Oba! \o/
Adorei a sua listinha, quero mto ler o do stephen king e o cidades de papel.
bj Má
http://www.2betrend.com.br
Eu to muito a fim de ler Estação Onze! x.x
(te indicamos em um meme)
Legal, vou lá ver Jéssyka! :)
Adorei as sugestões. Quero muito ler Cidades de Papel.
Beijos ♥
Jéssica || Fashion Jacket
http://www.fashionjacket.com.br
Quero muito ler esse do King. É um dos livros da minha wishlist.
Oi Camila!
Como eu não acompanhava seu blog antes eu não sei, mas quatro livros é um ritmo maravilhoso!
Aliás, adorei a forma como recomendou todos quatro, sem iludir os leitores. Além disso, me deu vontade de ler todos…já favoritei seu post para minha próxima compra de livros!
:**
:) :) :)
Quantos livros bacanas! Adorei suas indicações <3
Beijo
Dicas para Todas
Oi Camila,
Ando um pouco por fora dos últimos lançamentos na livrarias
big beijos
Não sou muito fã de Cidades de papel!
Mas é legal.
Gosto mais de Teorema Katherine
Beijos
http://www.utilidadebobagem.com/
Ainda não li esse Diise! Beijos. :*
Cami meu professor de marketing recomendo “A estetização” fiquei bem curiosa, vou ler e depois comento.
Cidades de papel também parece ser uma leitura bem dispretenciosa e bacana.
Bjs
Legal, depois quero saber a sua opinião Pri! :)
Oi Camila,
Ainda não li nenhum dos 4 livros. eu li “A Coisa” do Stephen King e fiquei tão impressionada que não conseguia ler à noite, pq senão não dormia!
Bjs
Hahaha! Sei como é isso Betty ~ teeeenso! ;)
Adoro Setephen King, é o meu escritor favorito. Belíssimas recomendações :)
http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Jura Miguel? Então você PRECISA ler esse livro!
Nossaaa, eu acabei de de comprar esse livro do Stephen King, só estou terminando o Teorema Katherine para começar a ler, espero que seja realmente bom. Cidades de papel eu já li e amei, super recomendo. Agora os outros dois eu nunca tinha ouvido falar porém parecem ser muito interessantes!
http://myyellowheartt.blogspot.com.br/
Oi Cá!
Quantos livros hem… ainda não li nenhum desses, mas gostei dos resumos dos livros.
Beijos
Mudança super aprovada, Camila! Desses só li Cidades de Papel e não gostei muito não, o livro não me prendeu. Os outros me parecem ser muito interessantes, nunca vi Stephan King, acredita? Preciso ler um dele, mas leio antes de dormir também e tenho medo HAHA. Agora, esse Estação Onze parece mesmo ser maravilhoso!
http://www.belatriz.info
Não vou enganar não Bia… dá um medinho sim. Hahaha!
No último mês, o Fashiombudz montou um clubinho de leitura e a primeira obra escolhida foi o “Luxo Eterno”, do Lipovétsky. Eu notei muita dificuldade por parte de quem participou e até mesmo eu, que estou acostumada com leituras acadêmicas, achei a escrita dele densa. Mas acho que é um autor indispensável para quem, como nós, transita no universo da comunicação e da moda. Ele nos deixa bastante desiludidos – e portanto, mais sagazes diante de tantos discursos – diante do contexto de publicidade em que vivemos. Acho que é uma experiência muito boa!
Ele é maravilhoso ~ mas a leitura é realmente densa. O negócio é persistir, a reflexão pós-leitura compensa qualquer dificuldade ao longo do processo!
Ótimas leituras, Cami! Fiquei com vontade de ler tudo! Agora, Lipovetsky é meio carrocinha mesmo, né? Li algumas coisas e lembro que achei bem difícil. Ele escreve sobre moda também, acho… Parece um cara muito interessante!
Fiquei curiosa com esse último livro! Vi outras pessoas falando super bem dele também!
:*
Carrocinha é EXATAMENTE a palavra pra descrever Lipovetsky Carol. Hahaha! Mas ele é ótimo sim, e escreve sobre moda também. “O Império do Efêmero”, de 1989 é uma referência bem forte nesse segmento até hoje. :*
A Estetização do mundo… esse me interessou bastante! É um assunto que tenho pesquisado bastante ultimamente. :)
olha quando li “acadêmico demais” tenho certeza que quero ler hahahaha tõ precisando de mais livros assim pq nunca é demais nessa fase em que estou na faculdade..
Lipovetsky tme textos otimos sobre nossa sociedade, Moda e sobre esse nosso relacionamento com consumo, experiencia, luxo etc vou procurar nas livrarias ^^
Hahaha! Eu gosto também Ingrid ~ mas achei bom avisar que não é uma leitura leve, que o negócio é sério e denso mesmo. Acho que você vai gostar sim!
fiquei com mta mta vontade de ler esse primeiro abri aqui até no skoob
bjos
kammy
Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT
Esses livros que abordam o capitalismo e o consumo desenfreado sempre me deixam deprimida. Os que trazem tema de mídia, e jogo de interesses também. Tu acredita que nunca li Stephen King? Ai, tenho uma vontade! Quero começar por O Iluminado ou A Espera de um Milagre, embora esse com as 4 histórias separadas pareça ser ótimo também. Corajosa tu hein, Cami? Jamais leria antes de dormir! Ainda não li nada do John Green, mas fiquei inchada de tanto chorar com o filme A Culpa é das Estrelas. E assim, narrativas que envolvem situações apocalípticas ou pós, sempre me deixam tensa. Fico com muito medo. Diferente de outras sinopses, essa de Estação Onze me deixou realmente curiosa. Ainda mais por tu indicar tão fervorosamente hehehehe. Quem sabe, se cruzar o meu caminho pelas livrarias da vida :D Adoro esses teus posts de livros/filmes! Beijos!
Desses só li o do John Green, e achei um porre. Só gostei dos personagens secundários.. Sobre os outros, fiquei bem afim de ler todos. principalmente o do Stephen King. <3
beijos.
http://amandatelo.com/
[…] sei se vocês se lembram, mas um dia desses eu resenhei um livro super bacana chamado Estação Onze, editado pela Instrínseca. O pano de […]
Estação Onze definitivamente colocado na meta de leitura do Skoob! Adorei a história!
Estou lendo Cidades de Papel também :)
Esse é meu segundo livro do John Green. Anteriormente a este eu havia lido A Culpa é Das Estrelas – inclusive só de escrever o título desse livro a hidratação do meu corpo se esvai instantaneamente, hahha.
Gosto tanto do autor, queria ter achado Cidade de Papel um livro legal, mas estou até agora adiando o término da leitura porque não curti a estória. Porém concordo com tua opinião, a escrita do John é muito suave e rica.
Abraços!
Bruno
http://importunobruno.blogspot.com/
[…] Green que eu leio e, não sei se foi coincidência, mas achei SUPER parecido com o primeiro que li: Cidades de Papel. Ambas as histórias têm como personagens principais garotos que se encantam por meninas […]
[…] Green que eu leio e, não sei se foi coincidência, mas achei SUPER parecido com o primeiro que li: Cidades de Papel. Ambas as histórias têm como personagens principais garotos que se encantam por meninas […]